trabalhos para bacharel em direito
Advocacia

Uberização: como ela afeta o mercado advocatício?

Você sabe como a uberização afeta o mercado advocatício? Conceito relativamente novo no mercado, esse processo modificou as relações trabalhistas em todo o país. Apesar de trazer mais praticidade para boa parte dos profissionais, é preciso estar atento a alguns pontos.

Isso porque, a precarização dos advogados, além da desvalorização da mão-de-obra, precisam ser pontos analisados. Contudo, é claro, o processo facilita o contato com o cliente, mesmo que isso tenha um custo no lucro obtido.

Em todo caso, no artigo abaixo, você vai entender o que é uberização e entender alguns dos pontos que geram debates em relação ao tema. Confira!

O que é a uberização na advocacia?

Antes de mais nada, precisamos entender o que é a uberização, processo que, recentemente, tornou-se comum no mercado. Basicamente, estamos falando sobre o uso de uma plataforma para conectar prestadores de serviços aos clientes.

Dessa forma, canais como Uber, iFood e Airbnb, por exemplo, facilitam o processo de conexão entre as duas partes. Para os consumidores, isso traz mais praticidade, e, para o prestador, não é preciso investir grandes valores em marketing.

Contudo, esse fenômeno também gera debates, pois a uberização pode levar à precarização de diversas profissões. Para ganhar a atenção de clientes nessas plataformas, os profissionais podem acabar trabalhando por valores nada vantajosos.

De toda forma, existe um debate grande nos dias atuais sobre a relação de trabalho, benefícios e malefícios que a uberização pode trazer. A possibilidade de ter mais clientes, porém, por um preço menor, cedendo parte do lucro para a plataforma, é complexa.

O que pode causar a uberização do trabalho?

A uberização do trabalho pode ser causada por diversos fatores diferentes, tendo diferentes origens. De acordo com a economia de um país, ou ainda pelas novas tendências que surgem na internet, tudo isso pode se alterar.

De toda forma, é importante destacar que algo que “causa” a uberização não é algo ruim, pois estamos apenas falando de outro modelo de trabalho. É claro que existem diversas discussões sobre o tema, contudo, é preciso levar em consideração que ele já existe.

Em todo caso, são vários os motivos pelo qual a uberização se torna tão comum em diversas áreas, sendo os principais os que listamos a seguir.

1. Comportamento do consumidor

Quanto mais cômodo for solicitar um serviço, maiores são as chances dele ser contratado pelo cliente. Por esse motivo, as plataformas que promovem a uberização dos profissionais, acabam contando com uma série de usuários ativos.

Por esse motivo, o comportamento do consumidor acaba influenciando diretamente na uberização do trabalho de maneira geral. Se existe um desejo de mudar essa questão, é preciso também mudar a forma como nos relacionamos com o trabalho de outros.

2. Autonomia e flexibilidade

A possibilidade de ter mais autonomia e flexibilidade no trabalho é algo que ajuda a popularizar a uberização. Nesse modelo, é possível que os próprios prestadores façam o próprio horário de trabalho, para garantir maior comodidade.

Contudo, isso, na advocacia, existe o uso de ferramentas que facilitem a adoção desse modelo. Gerir um escritório home office, ou ainda em modelo híbrido, faz com que seja necessário utilizar um software jurídico, e por isso, não deixe de contar com o programa.

3. Avanço tecnológico

O avanço tecnológico, em geral, é positivo para todas as áreas, porém, é preciso estar atento a alguns pontos. Foi por meio dele que se tornou possível desenvolver plataformas que conectam prestadores de serviços com clientes de forma mais simples, por exemplo.

Isso facilita o contato entre o advogado e o prestador, porém, ajudou a popularizar o modelo de trabalho de uberização. Não é algo negativo, contudo, se não é o que procura para sua carreira, tenha atenção com essa questão.

4. Pressão econômica

A pressão econômica causada pelo desemprego, ou necessidade de honorários advocatícios mais expressivos podem levar à uberização. Contudo, é preciso destacar que tudo isso acontece sob demanda, para complementar a sua renda.

Em todo caso, segundo dados do portal Quero Bolsa, o salário médio de um advogado no Brasil é de R$ 4.752,14. Quando se está abaixo desse valor, ou até mesmo na mesma faixa, porém, precisando de mais, muitos acabam precarizando o seu trabalho.

GERENCIAMENTO DE EQUIPES JURÍDICAS DE RESULTADOS

Direito do Trabalho e do Consumidor: o que dizem?

O Direito do Consumidor levanta alguns pontos que precisam ser levados em consideração quando falamos sobre uberização. Para tornar o entendimento mais claro, vamos pensar na própria plataforma da Uber, utilizada por diversos motoristas.

Aqui, é preciso analisar quem é o elo mais fraco da relação, se o motorista se submete à Uber, se existe ou não uma relação de consumo entre o motorista e o aplicativo etc. Com todos esses pontos levantados, todo um debate pode ser iniciado.

De toda forma, quando falamos sobre Direito do Trabalhador, é reconhecido, de maneira geral, que existe um vínculo de trabalho. Contudo, como dissemos, esse ponto ainda é tema de muitos debates, pois nem todos compreendem da mesma forma.

Isso porque, a plataforma dá mais liberdade de trabalho do que o adotado em regime CLT, por exemplo. Contudo, o vínculo ainda existe, só não se sabe se ele se configura como empregatício ou não, e por isso, a dificuldade em definir essa relação.

Em todo caso, o Direito caminha devagar em relação a entender melhor a forma como as tecnologias se relacionam com as novas formas de trabalho. É preciso construir legislações que se adaptem às inovações à nova realidade de trabalho da nossa sociedade.

Como a uberização pode afetar os advogados?

A uberização da profissão pode acabar prejudicando os advogados por conta da precarização do trabalho. Isso porque, os profissionais que atuam na área dessa maneira são chamados de “autônomos”, o que os exclui de benefícios trabalhistas.

Além disso, não existe proteção social, direito à aposentadoria ou ainda ao descanso remunerado. Com isso, esses advogados vivem em situação de insegurança econômica, além da falta de estabilidade empregatícia, o que pode causar outros problemas.

Outro problema em relação à uberização é a relacionada à desigualdade de renda, pois a remuneração varia para cada advogado. De maneira geral, como consequência, isso acaba aumentando ainda mais a desigualdade social entre esses profissionais.

De toda forma, a uberização conta com pontos que precisam de atenção por parte dos advogados. Encontrar um equilíbrio entre a flexibilidade desejada, mas a proteção trabalhista, é essencial para que todos os envolvidos sejam beneficiados.

Afinal, a uberização é positiva ou negativa?

A uberização é o processo em que os trabalhadores, em muitos casos, se submetem a uma plataforma para realizar o seu trabalho. Dessa forma, cedem parte do seu lucro para conseguir um contato mais simples com os clientes, facilitando a aquisição do trabalho.

Contudo, como vimos, isso pode causar a precarização do trabalho, além da disparidade de ganhos para realizar o mesmo serviço. Essa prática, tende, a longo prazo, a fazer com que toda uma profissão acabe desvalorizando o seu próprio trabalho.

Porém, a praticidade, tanto para os advogados, quanto para os clientes, de se encontrarem, não pode ser ignorada. Por esse motivo, muitos profissionais do ramo não se importam em atuar dessa forma, mesmo sem um vínculo empregatício formado.

Em todo caso, o processo de uberização é relativamente novo, e ainda não conta com legislação específica que trata sobre ele. É preciso um avanço rápido da área do Direito para definir termos que sejam vantajosos para ambos os lados.

De toda forma, não podemos dizer que a uberização é positiva ou negativa, pois existem muitos pontos a serem analisados, além da vontade do próprio trabalhador. O ideal, é buscar encontrar a proteção que o trabalhador precisa, além da flexibilidade desejada.

Como evitar a uberização na advocacia?

Atualmente, existem formas de conectar os advogados com os clientes sem a necessidade de uma plataforma que cobre para isso. As redes sociais, por exemplo, são canais poderosos e democráticos para realizar essa tarefa.

Além disso, adotar uma abordagem correta e transparente, cobrando honorários justos, também são boas alternativas para ser visto. Competir contra grandes escritórios e outras plataformas é complicado, porém, ainda assim é possível “fazer barulho”.

Em todo caso, a melhor forma de evitar a uberização na advocacia é investindo em um escritório digital. Dessa maneira, você e seus colegas de trabalho podem gerenciar custos, prospectar clientes de forma mais eficaz, entre outros pontos.

O trabalho coletivo, com a colaboração de profissionais da área, é algo essencial para evitar a precarização do serviço. E para isso, o software jurídico da ADVBOX pode ser de grande utilidade, contando com diversas ferramentas que auxiliam a sua equipe.

O software permite a integração com tribunais, facilita a gestão de tempo, integra agendas e ainda ajuda a controlar a produtividade do seu time. Tudo isso de maneira transparente em um programa que pode ser utilizado de forma simples.

Aproveite a oportunidade de teste a ferramenta no seu escritório!

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA CADASTRO ADVBOX 05
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas