Cobrar honorários trabalhistas
Financeiro

Entenda como cobrar honorários trabalhistas

A habilidade de saber cobrar honorários trabalhistas é essencial para o advogado que atua nessa área. Não importa se você advoga para empresas ou para o trabalhador, é preciso garantir que a sua remuneração ocorra.

Todo mundo sabe que os advogados vivem de seus honorários. Por isso, nunca é demais aprender novas técnicas para realizar essa cobrança. Acompanhe a leitura e veja como cobrar honorários trabalhistas na prática!

Qual é o valor que um advogado trabalhista pode cobrar?

O preço dos honorários de um advogado trabalhista pode variar muito devido a diversos fatores, como o grau de especialização e a experiência dele. Ou seja, um profissional especialista e com experiência pode cobrar mais do que um generalista, por exemplo.

Além disso, o advogado trabalhista pode observar a tabela da OAB para definir o seu valor. Cada estado brasileiro possui uma e elas podem ser muito diferentes entre si. O ideal é que o profissional observe-a e não cobre valores muito abaixo do mínimo estipulado por ela. 

Um ponto muito importante é que nenhum profissional pode receber de honorários mais do que o cliente recebe ao final do processo.

Sendo assim, o advogado precisa considerar a tabela da OAB e estipular um valor condizente com seu nível de conhecimento e especialização. Entenda que a tabela não precisa ser seguida à risca, mas o ideal é não fugir muito dos valores demonstrados. 

Quem paga os honorários advocatícios na justiça do trabalho?

Antes de tudo, é preciso entender que existem diversos tipos de honorários advocatícios. Os contratuais são aqueles combinados com o cliente. Eles costumam ser cobrados quando o profissional realiza uma consulta ou deseja iniciar uma ação de interesse do cliente. Para definir os valores desses honorários, o mais indicado é seguir a tabela da OAB. 

Contudo, existem também os honorários sucumbenciais, aqueles devidos pela parte vencida em um processo. Nesse caso, a parte que perdeu deve pagá-los ao advogado da parte contrária.

Contudo, é importante se atentar às regras trazidas pela Reforma Trabalhista (Lei 12.467/17). Ela passou a prever a possibilidade de o reclamante ter que pagar os honorários de sucumbência, inclusive se ele for beneficiário da justiça gratuita. 

Isso significa que, se você e seu cliente, seja ele beneficiário ou não da justiça gratuita, saírem vencidos, ele deverá pagar os honorários de sucumbência ao advogado da outra parte. 

Apesar dessa previsão, já houve decisão judicial reformando o entendimento e excluindo a condenação de pagamento dos honorários sucumbenciais. Sendo assim, é importante ter atenção em relação a essas novas regras, bem como os entendimentos dos magistrados sobre o tema.

Como cobrar honorários trabalhistas? Veja 6 dicas abaixo!

Cobrar honorários trabalhistas exige uma série de conhecimentos específicos da área trabalhista e do funcionamento da advocacia no geral. Veja abaixo 6 dicas para cobrar os honorários advocatícios!

1.Entenda sobre a Reforma Trabalhista

A Reforma Trabalhista trouxe diversas mudanças para os advogados que atuam no Direito do Trabalho. Algumas delas foram positivas e outras são questionáveis até hoje.

É fundamental entender a fundo os novos regramentos trazidos pela Reforma para evitar prejudicar o cliente ou lhe passar alguma informação equivocada e ultrapassada.

A previsão comentada anteriormente, sobre o pagamento de honorários sucumbenciais ao advogado da parte vencedora, precisa ser explicada com clareza para que o cliente entenda sobre esse risco.

2.Avalie se o caso é viável

Antes de passar o seu preço, analise a fundo o caso para saber se ele é viável ou não. Além de verificar a viabilidade, verifique o grau de complexidade e de risco do que o seu cliente precisa.

Em certas circunstâncias, tentar resolver o conflito por algum meio extrajudicial pode ser mais rápido, menos custoso e mais vantajoso. Outro ponto positivo é que essa alternativa auxilia a Justiça do Trabalho, tão sobrecarregada de processos.

Veja também:

3.Explique a situação antes de passar o preço

Não passe o preço logo no início. O ideal é analisar o caso, demonstrar interesse em auxiliar o cliente e explicar o que você pode fazer. Caso não tenha noção do tempo que terá que investir na ação, você pode pedir um tempo para analisar. No entanto, ao fazer isso, não demore em dar uma resposta.

Explique um pouco sobre a situação, o que pode ser feito e o que você pensa em fazer para trazer um resultado satisfatório. Lembre-se de que advogados não podem prometer e garantir a vitória em um processo judicial! Depois disso, passe o preço dos seus honorários.

Dar motivos e demonstrar o que você fará é uma boa maneira de sustentar o valor que deseja cobrar. 

4. Defina a maneira como deseja cobrar os honorários

Alguns profissionais cobram a consulta e abatem esse valor ao final do processo. Por outro lado, há escritórios que exoneram o cliente da consulta, deixando para cobrar tudo ao final.

Independente da maneira que você costuma cobrar seus honorários, é importante deixar isso muito claro para o cliente. Além disso, você pode realizar alterações em sua política de cobrança, podendo negociar a melhor maneira para o seu cliente.

5.Realize um contrato

É fundamental realizar um contrato de honorários entre você e seu cliente. No documento, explique todo o serviço que será feito, os valores do que será realizado, a forma de pagamento, as parcelas e as datas em que serão feitos os pagamentos.

Ele deve ser o mais completo e claro possível. Sendo assim, redija-o com uma linguagem simples, sem muito juridiquês. 

Ademais, peça a assinatura de duas testemunhas para esse documento valer como um título executivo extrajudicial.

Quer saber como ter bons contratos de honorários diariamente? Aproveite para ver o conteúdo abaixo sobre esse tema:

6.Ofereça diversas alternativas para o pagamento

Oferecer diversas possibilidades de pagamento pode diminuir as chances de o cliente desistir dos seus serviços. Atualmente, existem diversas plataformas que permitem o parcelamento no cartão de crédito, bem como pagamentos totalmente online.

Busque conhecer essas alternativas e oferecê-las para que o cliente escolha a alternativa que acredita ser a melhor para si.

Cobrar honorários trabalhistas exige conhecimento da área, mas também habilidades de negociação. Por isso, busque aprimorá-las e realizar a cobrança com cada vez mais segurança e autoconfiança!E aproveitando para dar uma última indicação de leitura, confira esse post sobre Trabalho Intelectual!

Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas