Tempo de leitura 2 Minutos

Esse é o momento certo para diferenciar os Advogados Comuns dos Advogados Geniais. Quando o profissional deixa a mente aberta para saídas incomuns em casos jurídicos difíceis, e deixam a criatividade fluir. Nessa hora, não adianta abrir a página do Word no seu computador e ficar olhando para a tela branca, há técnicas para que as grandes idéias venham.

As idéias são antigas, mas a abordagem é nova. Por isso, é importante ler o post até o final.

De onde saem boas estratégias para casos jurídicos?

1. Tire alguns dias para estudar a matéria

Não sabe nem por onde começar? Fique tranquilo. Realize o atendimento do cliente, levante os principais dados e se debruce sobre legislação e jurisprudência recente acerca do tema.

O primeiro passo é encontrar…

Qual a principal dificuldade neste caso?

A partir daí, o segredo está em focar e dedicar com afinco a sua atenção e raciocínio ao caso. Porém, isso pode ser uma tarefa bastante complexa, especialmente se você nunca tratou de um caso similar antes. Como acelerar o processo então? Vamos para a dica número dois.

 

2. Converse com um colega disposto e que tenha prática na matéria

Um excelente “atalho” para estudos de matérias do Direito é conversar com um especialista. Você pode recorrer a um amigo ou conhecido, mas de preferência que seja de confiança, buscando apontamentos de leis e decisões que irão embasar a sua petição ou recurso.

Outra solução é entrar em contato com escritórios maiores, que você conheça o trabalho e que se coloquem à disposição para explicar questões na sua área. Acha complicado e quer uma solução mais definitiva? Vamos lá…

 

3. Feche parceria com um escritório especializado

Ao invés de apenas tirar as suas dúvidas com escritórios referência ou com colegas mais próximos, que tal enviar uma proposta de parceria com base na fragmentação do serviço jurídico?

Assim, você fica responsável por uma parte do processo e o especialista assume apenas o backoffice (estudo do caso, petições, recursos, andamento do processo etc).

Não sabe onde encontrar bons parceiros e como fazer para controlar o processo ao longo de anos de andamento? Temos a solução ideal:

4. Feche parceria com um escritório especializado com base em uma plataforma digital para a advocacia

A tecnologia é impressionante. Vivemos em um contexto no qual é possível encontrar bons parceiros, até para os casos mais específicos e complexos, a partir de um sistema de integração digital. A funcionalidade é similar a uma rede social, mas voltada apenas para escritórios de advocacia.

Nós oferecemos essa funcionalidade na AdvBox. Basta ativar sua conta para parcerias e você estará inserido na base de escritórios e advogados especialistas. Depois, é só encontrar alguém que se encaixe no perfil de parceiro que você busca e entrar em contato.

A AdvBox é o único sistema de gestão que permite o compartilhamento de clientes e possui um painel de parcerias no qual é possível administrar com facilidade todos os seus processos compartilhados com parceiros e ver o andamento, sem precisar perguntar para o parceiro toda hora como estão os processos.


Alan Vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

[Infográfico]
[Infográfico]
[Ebook Gratuito]
[Ebook Gratuito]