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Quais as métricas de negócio da advocacia devem ser avaliadas?  

Para ter um escritório bem posicionado no mercado, é fundamental adotar métricas de negócio da advocacia para melhorar seu posicionamento no mercado. Isso porque os dados e as informações são infinitos e é essencial eleger os principais aspectos para o crescimento do negócio. 

Dessa forma, é preciso entender importantes conceitos, como recorrência, escala e margem. Logo, com os dados em mãos é possível traçar estratégias eficientes no negócio e, assim, melhorar os resultados do escritório. Com boas ações, é necessário que se fique atento às métricas envolvidas. 

Continue a leitura e saiba mais informações a respeito das métricas de negócio da advocacia e como a ADVBOX pode ajudar você! 

Quais são os tipos de métricas?

As métricas de negócio da advocacia consistem em indicadores que auxiliam avaliar de forma efetiva o desempenho de uma estratégia ou sistema dentro do escritório de advocacia. No marketing jurídico, por exemplo, a medicação é primordial para que se fundamentem as decisões em dados. 

Dessa forma, elaboram-se as estratégias para que os resultados sejam eficazes e eficientes. Saiba que existem várias tipos de métricas, veja a seguir:

  • Métricas de tráfego: são responsáveis por medir o número de visitantes que um site ou um escritório está atraindo. Aqui encontram-se as métricas como tráfego pago, tráfego orgânico e taxas de rejeição;
  • Métricas de desempenho: consistem em métricas que analisam as estratégias, ou seja, se elas estão funcionando. Dessa forma, analisa-se a taxa de conversão, ROI e os custos por aquisição de cliente;
  • Métricas de qualidade: analisam a qualidade dos leads ou clientes adquiridos. Isso inclui importantes métricas, como a taxa de retenção, pontuação do lead e avaliação de satisfação do cliente;
  • Métricas de engajamento: essas métricas mostram como o público interage com o conteúdo do escritório. Sendo assim, avalia-se compartilhamentos, tempo médio nas páginas. 

O que é escala, recorrência e margem?

Para entender a respeito das métricas de negócio da advocacia é necessário ficar atento a importantes conceitos. Na recorrência aalia-se o tempo de giro de cada cliente, mas é preciso também regular com média de honorários mensais que o serviço jurídico paga. 

Na escola mede-se o volume de capital que o escritório gira e quanto maior os estoques, melhor. Os estoques de processos nada mais são que o capital do escritório. Já as margem mede-se as despesas e as receitas individualizadas por tipo de ação e quanto maior as receitas, melhor. 

 Saiba que a métricas de recorrência envolve o tempo de prospecção (TP), tempo de rotação do processo (TRP), médio mensal de honorários (MMH). As métricas de escala são os números de fechamento mensal (NFM), estoque, estoque de execução. 

Por fim, as métricas de margem envolvem o custo de aquisição por processo (CAP), custo de produção por processo (CPP) e média de honorário por processo (MHP).

Lembre-se que essas métricas são essenciais para melhorar a margem de lucro do escritório e para melhorar a produtividade dos colaboradores. 

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Quais as métricas devem ser avaliadas no escritório de advocacia?

Para garantir um bom posicionamento no mercado, o advogado precisa ficar atento às métricas que se deve avaliar no escritório. Confira quais são elas e como elas podem ajudar o seu negócio: 

  • Satisfação do cliente;
  • Eficiência dos processos;
  • Resultado do marketing;
  • Aquisição de novos clientes;
  • Desempenho dos colaboradores.

1. Satisfação do cliente 

A satisfação do cliente apresenta um papel crucial, pois clientes satisfeitos tendem a fazer negócio com você, podem contratar mais serviços e indicam o seu empreendimento a outros. 

Nesse sentido, pode-se analisar isso por meio de indicadores, como o grau de contentamento com os serviços prestados, a quantidade de reclamados e outros aspectos associados. 

Sendo assim, essa métrica é crucial durante a criação de estratégias para reter e conquistar aqueles clientes que já são do seu escritório. Desse modo, é preciso ficar atento as métricas para melhorar o seu posicionamento. 

2. Eficiência dos processos 

Ter um conhecimento aprofundado a respeito do tempo médio que os processos do escritório levam é bom para a organização da companhia, inclusive do ponto de vista financeiro. 

Isso inclui o monitoramento de métricas como tempo relacionado para obter uma sentença, o tempo médio de protocolo ou a rapidez com que os profissionais do escritório respondem às demandas dos clientes. 

3. Resultado do marketing

Hoje em dia, a implementação das estratégias de marketing jurídico digital é primordial para todo escritório de advocacia, principalmente em um mercado cada vez mais competitivo e acirrado. 

Além do mais, estabelecer KPI´s é necessário para que se entenda o que está gerando resultados e o que deve se ajustar ou excluir da estratégia. Isso pode envolver métricas do tráfego do blog, cliques em anúncio e a taxa de conversão. 

4. Aquisição de novos clientes 

É essencial acompanhar a quantidade novos clientes ou a abertura de novos processos Inclusive é necessário entender a origem desses novos clientes e a estratégias que foram eficazes em atraí-los para o seu empreendimento. 

A aquisição de clientes é necessária em um negócio que deseja ter uma boa rentabilidade, uma vez que é essencial para crescer no mercado e para desenvolver suas atividades no mercado.

5. Desempenho dos colaboradores 

O desempenho dos colaboradores é negligenciado por muitos escritórios de advocacia, mas é uma métrica fundamental. Isso porque é necessário ter uma noção do tempo médio que os colaboradores levam para responder às questões ou tomar medidas importantes para o escritório. 

Esteja ciente que atrasos podem diminuir a possibilidade de fechar novos negócios. Essa métrica pode ser avaliada por meio do tempo de respostas do e-mail dos clientes e do tempo de espera dos clientes nas mensagens instantâneas e entre outros indicadores. 

Qual o papel do Business Intelligence na análise de métricas? 

O Business Intelligence (BI) apresenta um papel essencial na coleta, análise e apresentação de métricas. Com boas ferramentas de BI, é possível transformar dados brutos e informações. 

Desse modo, é necessário destacar que o (BI) consiste em um disciplina que se fundamenta na análise de dados para tomar decisões de negócios informadas. Logo, ele apresenta um papel crítico na avaliação de métricas de escala no escritório. Veja, a seguir, as maneiras que o BI pode ser aplicado: 

  • Consolidação de dados: o BI permite que você integre informações de diversas fontes, como seu site, e-mail e mídias sociais, permitindo uma visão abrangente do desempenho; 
  • Previsão e tendências: o BI pode ser utilizado para prever tendências futuras fundamentadas no histórico de métricas, auxiliando na tomadas de decisões; 
  • Segmentação de clientes: com o BI, você pode segmentar seu público com base em métricas comportamentais, demográficas e entre outras. Isso permite campanhas de marketing direcionadas; 
  • Visualização de dados: painéis, gráficos e relatórios gerados pelas ferramentas BI deixam as métricas mais fáceis e compreensíveis de serem analisadas; 
  • Análise de retorno de investimento: o BI é fundamental calcular o ROI de distintas estratégias de marketing, ajudando a alocar recursos de maneira mais eficiente. 

Nesse sentido, é válido mencionar que estes e outros dados podem ser avaliados com o auxílio de um software jurídico completo, como o da ADVBOX, além de conseguir tomar decisões mais assertivas em seu escritório. 

Portanto, você poderá gerenciar todo o escritório em seus diferentes setores, incluindo o acompanhamento dos prazos dos processos, a análise da produtividade, a gestão da comunicação, do marketing e do financeiro.

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