computador com Software para advogados
Advocacia

Software para advogados: Produzindo mais, trabalhando menos

Com o desenvolvimento de software para advogados, a análise de métricas se tornou uma ferramenta essencial para alavancar os resultados dos escritórios de advocacia sem que seja necessário um aumento na carga de trabalho.

Ainda que seja fundamental que qualquer gestor de escritório tenha conhecimento sobre as práticas de gestão e negócios, os cursos de Direito no Brasil não fornecem aprendizado voltado para essa área.

Dessa forma, essa falta de saber molda um cenário em que os problemas de produtividade das equipes são frequentes e a sua resolução escassa. Contudo, o que muitos não sabem é que um software para advogados adequado é capaz de solucionar essa questão.

Como medir a produtividade de um advogado?

Existem diversas técnicas para aumentar a produtividade das equipes dos escritórios de advocacia, algumas delas são eficazes e outras não. Contudo, o que é compartilhado entre todas as que trazem resultados satisfatórios é a utilização de dados e métricas na sua estruturação.

Se o escritório não conta com um trabalho sério de orientação da gestão a partir de métricas, as chances da sua equipe sofrer com baixa produtividade e sobrecarga aumentam de forma significativa.

A análise de métricas traz a segurança necessária para que o escritório elabore um fluxo de trabalho capaz de aumentar a produtividade dos colaboradores. Isso ao mesmo tempo que diminui a quantidade de tarefas pelas quais cada um é responsável.

A melhor maneira de resolver isso, afinal, é com um software para advogados.

Com efeito, existem muitas opções de software para advogados disponíveis no mercado atualmente. Mas os que apresentam os melhores resultados na produtividade dos escritórios são os que contam com o sistema Taskscore, ou Pontuação por Tarefas.

Uma das grandes vantagens desse sistema é a sua elasticidade. Ele permite que cada escritório desenvolva sua própria rotina de trabalho sem precisar se enquadrar em modelos que não levam em conta as singularidades de cada equipe.

alta produtividade na advocacia

Quais são os passos para uma boa gestão de escritório?

Para evitar desgastes e improdutividade, é fundamental que o gestor acompanhe a produtividade dos colaboradores do escritório de forma séria e comprometida. Ele deve ter consciência de tudo referente ao fluxo de trabalho que acontece no escritório.

Assim, é através da análise de produtividade que o gestor pode compreender a fonte dos problemas da produção jurídica. Ou seja, sejam eles relacionados ao baixo engajamento em determinadas tarefas, sobrecarga de trabalho ou falta de treinamento.

É muito fácil determinar a origem de qualquer problema com uma análise de métricas eficaz. Desse modo, a dificuldade para encontrar a origem da improdutividade da equipe do seu escritório deixa de existir.

Em outras palavras, para realizar essa análise de forma adequada, basta registrar todas as tarefas realizadas pelo seu time e mapear os resultados de produção utilizando um software para advogados. Desse modo, o gestor é capaz de ter acesso aos dados necessários de forma simples e rápida.

Como informatizar escritório de advocacia?

Um dos aspectos que mais chama a atenção quando utilizamos um sistema de gestão do trabalho baseado em dados e métricas e com o suporte de um software para advogados é a possibilidade de produzir mais trabalhando menos.

Dessa forma, ao invés de aumentar muito a carga de trabalho da equipe ou do próprio advogado, em casos de advogados que trabalham sozinhos ou apenas com sócios, com tarefas e aumento na carga horária, é possível identificar os pontos exatos na performance e otimizar diretamente a produção.

Uma das métricas úteis nesse caso é o percentual de receita por serviço. Sobretudo porque achar os serviços que trazem mais retorno e investir neles gera um resultado muito positivo sem o aumento de tarefas ou carga horária.

Em outras palavras a melhor forma de fazer isso é com o auxílio de um software para advogados. É sempre mais simples realizar tarefas se temos em nossas mãos as ferramentas adequadas, ao contrário é como tentar descascar uma laranja com uma colher.

Afinal, com ele as dificuldades específicas da equipe são facilmente identificadas. com a rápida percepção, pode-se realizar treinamentos e cursos com mais precisão e menos erros de qualificação, acelerando a resolução de problemas gerenciais e de conhecimento jurídico propriamente dito.

Lista com vantagens do taskscore em um Software para advogados
Software para advogados: Produzindo mais, trabalhando menos

Uma nova realidade para o seu escritório

Trabalhar com estratégias tecnológicas para o empreendedorismo da advocacia pode levar seu escritório a resultados que você nem mesmo esperava. Inclusive, conforme os resultados crescem, o bem estar individual dos colaboradores, do gestor ou dos sócios, também aumenta.

Do mesmo modo, as fontes das falhas de produtividade são encontradas com muita facilidade. Aliás, aplicando a análise de métricas de produtividade na gestão, é possível obter retornos em um período de 15 até 30 dias.

Como montar um escritório digital?

Pensando em levar um pouco do conhecimento adquirido em nossos anos de atuação, a ADVBOX preparou um guia completo com diversos materiais que vão auxiliar seu escritório a atingir seus objetivos através da tecnologia digital.

Confira a seguir!

1. Software Jurídico: 16 critérios fundamentais para encontrar o melhor software para advogados!

O primeiro material indicado trata-se de um guia completo para o momento de escolha do software para advogados que será utilizado no seu escritório. Afinal, é fundamental que todo investimento realizado no escritório seja certeiro.

Gastar dinheiro com um software que não será capaz de suprir as necessidades básicas da gestão do escritório representa um grande retrocesso na busca pelos objetivos almejados.

O crescimento de um escritório deve ser entendido como uma escalada, todos os passo dados devem ser certeiros ou corre-se o risco de dispensar energia em algo que será prejudicial em um futuro breve.

Acima de tudo, esse é um momento essencial e que muitas vezes é menosprezado pelos gestores. Nesse post apresentamos os 16 critérios fundamentais que devem ser levados em consideração no momento da escolha do software para advogados para que surpresas desagradáveis não surjam no futuro.

2. DropBox ou ADVBOX: qual sistema oferece melhor custo benefício em armazenamento digital?

Nesse post você encontrará uma análise criteriosa entre dois softwares muito utilizados nos escritórios de advocacia da atualidade: Dropbox e ADVBOX. 

A análise é realizada de forma técnica, demonstrando os benefícios trazidos por cada um dos sistemas para a gestão dos escritórios e quais seus pontos fracos. Desse modo o gestor tem em mãos um material valioso que irá ajudar no planejamento de investimentos futuros.

Conhecer as diversas possibilidades trazidas por cada software disponível é essencial para que se realize bons investimentos e se garanta o crescimento do escritório de advocacia.

3. Como a gestão digital é decisiva na produtividade do escritório e fundamental para qualquer software para advogados

Trazendo uma importante relação entre as novas formas de gestão possibilitadas pela tecnologia digital e as novas modalidades de trabalho também possibilitadas pelas inovações tecnológicas, esse post avalia como a gestão jurídica digital é fundamental no novo cenário da advocacia.

Com as mudanças trazidas pela popularização da tecnologia digital surgiram diversas técnicas inovadoras para aumentar a produtividade das equipe jurídicas, conhecer esse cenário é muito importante para que busca relevância no mercado.

4. Integradas todas as Intimações eletrônicas do Eproc Projudi e PJE com ADVBOX

Centralização é a palavra chave para uma advocacia otimizada e capaz de atingir resultados cada vez melhores! Na verdade, podemos entender que a centralização de dados se tornou central na nossa sociedade como um todo, principalmente devido ao protagonismo que a internet alcançou.

E é sobre a integração de intimações proporcionada pela ADVBOX que esse post fala, não perca a chance de se manter informado sobre as possibilidades trazidas por essa inovação e compreender melhor as vantagens que a tecnologia proporciona à sua advocacia.

5. 3 funções fantásticas da ADVBOX para otimizar escritórios

Todo gestor busca a otimização do seu escritório, afinal, no mundo em que vivemos atualmente é preciso sempre fazer mais em menos tempo.

Mas nem sempre essa é uma tarefa simples e as implicações dessa busca incansável pode nem sempre ser agradáveis. Por esse motivo reunimos nesse artigo 3 funções de otimização que a ADVBOX proporciona para o seu escritório.

6. O diferencial da ADVBOX

Sabemos que existem muitos que só acreditam no que dizemos quando encontram evidências que comprovem.

É por isso que nesse post trazemos as 15 funcionalidades disponíveis na ADVBOX que a tornam o melhor software para advogados disponível no mercado!

7. Mudar de software para advogados ficou muito simples com os 4 produtos de ativação da ADVBOX

Para os escritórios que já utilizam algum software para advogados mas não estão satisfeitos surge sempre a dúvida se o investimento vale a pena, afinal pode ser um tarefa um tanto ingrata.

Pensando nisso, desenvolvemos esse artigo para demonstrar como a ADVBOX desenvolveu 4 produtos de ativação para simplificar a mudança de software para advogados e garantir a otimização dos seus resultados.

8. O escritório digital e o software para advogados viabilizando o home office na advocacia

As mudanças trazidas pela tecnologia digital foram intensificadas com a pandemia de Covid-19. Uma das principais delas é a banalização do home office no mercado de trabalho mundial.

Nesse post, analisamos como a migração para o escritório digital torna a possibilidade do home office algo simples de ser implementado.

9. Advocacia na Era Digital: Como utilizar ferramentas do software para advogados para potencializar seu escritório

Como falamos até o momento, a advocacia digital traz diversas oportunidades para potencializar os resultados dos escritórios de advocacia. Porém, nem sempre é claro como realizar isso.

Desse modo, produzimos esse artigo que aborda a utilização das ferramentas tecnológicas na advocacia e a melhor forma de usufruir de todas as possibilidades trazidas pela tecnologia para o mercado jurídico.

10. Advocacia Digital permite obter métricas de performance de todos os setores do seu escritório

Dando continuidade ao processo de otimização através da utilização de dados e métricas, preparamos esse post para mostrar as melhores estratégias para obtê-los através da utilização do software para advogados.

Leia para garantir uma gestão jurídica eficaz e obter os resultados almejados para o escritório.

11. Maturidade Digital do Escritório

Entraremos agora na seção recomendação de vídeos.

Você já parou para pensar sobre como anda a maturidade digital do seu escritório? Contar com uma equipe com alta maturidade digital é a chave para ter um escritório escalável, afinal estamos na era da tecnologia digital.

A Maturidade Digital é uma qualidade tanto individual quanto um índice metrificável que pode servir para orientar empresas, escritórios ou organizações, atualmente não é possível gerenciar uma equipe eficiente sem que essa conte com maturidade digital.

Nesse vídeo, o CEO da ADVBOX, Eduardo Koetz, ensina como aumentar a Maturidade Digital do seu escritório, individual e coletivamente. Assista para se surpreender com as possibilidades de otimização para seu escritório.

12. Advogue com robôs na equipe

Falar em trabalhar com robôs pode parecer algo utópico e distante da realidade, mas isso é um engano.

É cada vez mais comum que empresas e escritórios contem com sistemas que utilizam robôs, também conhecidos como bots, para otimizar processos. 

Na advocacia isso não é diferente. A maior parte dos softwares para advogados já contam com esse tipo de otimização e até mesmo o judiciário brasileiro já os utiliza para garantir maior eficiência em seus sistemas.

Assista o vídeo para entender melhor como os robôs funcionam e como ees podem auxiliar seu escritório.

13. Engajamento da Equipe no Escritório Digital – Fase de Engajamento

O engajamento digital é a primeira fase para que um escritório de advocacia comum se torne um Escritório Digital.

Compreender como  esse processo se estabelece é fundamental caso o gestor busque otimizar seu escritório e garantir relevância no mercado jurídico.

Assista o vídeo para saber como preparar sua equipe para iniciar a migração digital da melhor maneira possível.

14. Transição para o Escritório Digital – Fase de Adoção

Nossa última recomendação é uma sequência da anterior.

Aqui já saímos da fase de engajamento e adentramos na fa de adoção, momento em que a transição já se iniciou e a tecnologia já faz parte do dia a dia da equipe, mas ainda há muito a se trabalhar.

Confira no vídeo as vantagens trazidas por essa fase e como se preparar para as próximas.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 16 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Mulher sorrindo com link de teste gratuito software para advogados
Autor
Eduardo Koetz

Especialista em Gestão de Escritórios de Advocacia e CEO da ADVBOX

Postagens Relacionadas