Tipos de liderança
Gestão de Equipes e Liderança

Tipos de liderança: veja 9 deles e defina qual é o melhor para o seu escritório!

O que é liderança?

Antes de aprender sobre os tipos de liderança, é essencial compreender o conceito de liderança. Trata-se da capacidade de inspirar e motivar indivíduos positivamente. Essa motivação ocorre pelas atitudes do líder, e não pelo que ele diz.

Ela é exercida pelo líder, que deve fazer com que seus liderados caminhem em conjunto pela mesma direção, chegando aos mesmos objetivos e prezando pela participação igualitária de todos.

Uma liderança eficiente deve saber guiar com sabedoria e inspirar todos os membros de sua equipe. Além disso, deve caminhar ao lado do time e trabalhar em conjunto com ele para alcançar os resultados pretendidos. 

Um líder deve ser capaz de desenvolver as habilidades de seus liderados para que todos evoluam na empresa e tenham destaque em suas funções. Ao mesmo tempo, deve saber instruir e dar ordens quando for preciso.

Nesse sentido, mesmo que ele tenha a palavra final, a responsabilidade é dividida, permitindo que todos possam ser ouvidos e participar dos processos de decisão.

Qual é a importância de uma boa liderança?

Uma boa liderança é essencial para qualquer negócio, independente do tamanho dele. Ela faz toda a diferença na performance da equipe e, consequentemente, de toda a empresa. Sendo assim, um líder ruim faz com que a companhia tenha resultados ruins. 

Embora existam diversos tipos de liderança, em todas elas é preciso saber liderar. Por isso, veja abaixo alguns benefícios de uma boa liderança!

Melhora a produtividade

Um bom líder consegue inspirar e motivar os seus colaboradores em suas funções, o que contribui para a produtividade deles. Pessoas felizes são mais produtivas, pois se entregam e procuram dar o melhor de si durante o labor. 

Valoriza o trabalhador

É papel do líder demonstrar a importância de cada indivíduo da equipe, deixando claro que cada um é essencial para que a empresa tenha o desempenho esperado. Quando as pessoas sabem seu propósito e percebem que são essenciais, elas se sentem mais valorizadas. 

Ao se sentirem valorizadas, elas se tornam fiéis à empresa, trabalham melhor e buscam formas de melhorar o seu desempenho e a qualidade de seus serviços.

Aumenta o bem-estar

O bem-estar é essencial para evitar a fuga de bons colaboradores da empresa. O líder pode contribuir muito para essa questão, tanto para o bem quanto para o mal. Lideranças positivas conseguem manter os trabalhadores felizes e contentes de estarem na companhia. 

Veja também: Como melhorar o clima organizacional no escritório?

Contribui para a organização

Não importa qual dos tipos de liderança a sua companhia adotou. O líder precisa sempre passar confiança para os seus liderados. Se demonstrar imperícia nisso, dificilmente os trabalhadores acreditarão nele. 

Por isso, ele precisa ter autoconfiança e demonstrar conhecimento nesse aspecto. Ao apresentar-se como um líder experiente, a equipe se mantém organizada, pois respeitará os direcionamentos dele.

Teorias da liderança: conheça algumas!

Antes de aprender sobre os tipos de liderança que uma empresa pode adotar, é interessante entender um pouco sobre as teorias da liderança. Veja abaixo algumas delas!

Teoria Situacional

Nessa teoria, o líder precisa saber se adaptar às mais diversas situações em uma empresa. Sendo assim, ele deve estar preparado para atender as demandas dos colaboradores e da companhia quando for necessário.

Nesse sentido, o líder ideal seria aquele que consegue se adequar a cada situação de forma assertiva, seja ao orçamento, ao nível de conhecimento da equipe, dentre outras. 

Teoria dos Traços

Defende que certas pessoas já nascem com características determinadas que demonstram que elas têm a competência nata para liderar. Ou seja, a Teoria dos Traços acredita que indivíduos nascem ou não com o “dom” da liderança. 

Nesse sentido, essas pessoas seriam mais propensas a aceitar cargos de gestão do que as que não possuem essas mesmas características. 

Com base nessa teoria, o líder deveria ser aquele escolhido após a verificação de traços como: personalidade, aspectos físicos e inteligência. 

Para alguns, essa ideia pode ser bastante ultrapassada, visto que as habilidades para liderar podem ser aprendidas.

Teoria do comportamento

Difere-se da anterior, pois argumenta que ninguém nasce líder, mas torna-se por meio de treinamentos, desenvolvimento pessoal, aprendizado, comportamentos pessoais e experiência. Aqui, a liderança pode ser orientada tanto para os resultados quanto para a convivência, com foco na construção de bons relacionamentos. 

Teoria dos Estilos de decisão

Ela reconhece três tipos de liderança distintos: autocrático, democrático e liberal. O primeiro é aquele que centraliza as decisões em uma única pessoa. O segundo busca incluir parte dos colaboradores no processo decisório. Por fim, o terceiro defende que todos os envolvidos, por si só, devem decidir as melhores soluções para a companhia. 

Teoria da Atribuição

Essa teoria defende que a liderança não é escolhida pela companhia, mas pelo grupo que será liderado. É considerada uma maneira democrática de gestão e liderança, pois permite que todos se manifestem e digam suas opiniões. 

Teoria do Carisma

A Teoria do Carisma defende que não importa se o líder possui habilidades natas ou aprendeu a ser líder, mas sim se ele tem o carisma necessário para cativar e influenciar as pessoas.

O líder é aquele que gera empatia, cria conexão e faz com que as pessoas tenham motivação para caminhar ao seu lado.

9 tipos de liderança que você precisa conhecer

Existem 9 tipos de liderança que uma companhia pode adotar. Veja abaixo cada uma delas e defina qual é a mais indicada para o tipo de gestão que o seu escritório de advocacia possui!

1.Autocrática

Esse é um dos tipos de liderança mais conhecidos. Mesmo sendo um modelo antigo, ainda há diversas empresas que o adotam.

A liderança autocrática é aquela centrada na figura de um chefe. Esse indivíduo é quem toma todas as decisões para a sua equipe, que apenas segue as suas ordens.

As empresas que utilizam esse estilo de liderança tendem a concentrar muito poder em uma pessoa e ignorar as opiniões dos colaboradores. 

As vantagens da liderança autocrática são que a tomada de decisões pode ser mais ágil e o controle de processos internos fica a cargo do gestor. Por outro lado, há desvantagens, como: menor autonomia dos liderados, falta de criatividade e contribuição de ideias e sobrecarga de trabalho para o gestor

2.Democrática

Na liderança democrática, os colaboradores são incentivados a participar dos processos de tomada de decisão. Esse é um dos tipos de liderança mais conhecidos. 

Ela contribui para manter os trabalhadores motivados, visto que permite que eles tenham presença nas decisões e no ambiente organizacional. 

Nesse modelo, há equilíbrio. O funcionário não se sente pressionado e sabe que pode exercer o seu direito de fala, ao mesmo tempo em que sabe que pode contar com o apoio e liderança do seu líder.

O líder democrático é aberto e participativo. Ele deve ouvir as sugestões e opiniões dos colaboradores e dialogar com todos. Ademais, deve ter um papel de orientador, oferecendo feedbacks e direcionamentos a todos os membros de sua equipe. 

3.Liberal

Esse modelo é um dos tipos de liderança mais criticados. Contudo, existem empresas que o adotam. 

Na liderança liberal, o líder precisa confiar totalmente na sua equipe. Isso porque, em sua gestão, os colaboradores possuem total liberdade para tomar decisões importantes, fazendo com que a sua participação seja apenas complementar ou quase nula.

Para muitos, esse estilo de liderar pode trazer desordem e baixa produtividade. Delegar todas as funções e responsabilidades para a equipe, sem qualquer orientação e supervisão pode causar diversos problemas, como desentendimentos e falta de diálogo.  

Em certos casos, os trabalhadores podem se sentir perdidos em suas prioridades, tarefas e podem não gerenciar corretamente seu tempo e sua produtividade. Assim, dificilmente se desenvolvem, bem como perdem o senso de autoridade pelo líder.

4.Coach

Esse é um dos tipos de liderança que se preocupa mais com as pessoas do que com o trabalho. O líder coach procura desenvolver o potencial de sua equipe, identificando talentos, habilidades e competências de cada um e instigando-os a melhorarem seu desempenho. 

As vantagens desse estilo de liderar são: feedbacks constantes, aprimoramento de todos os envolvidos e foco na performance. 

Por outro lado, há desvantagens, como: maior dedicação à evolução da equipe do que nos resultados e pouca efetividade quando as pessoas envolvidas não desejam progredir.  

5.Técnica

A liderança técnica tem como foco a performance da empresa devido ao alto grau de capacidade analítica dos líderes que atuam por esse modelo. 

Esse é um dos tipos de liderança que focam nos resultados, pois o que importa é o alto rendimento de todos. Nesse estilo, os colaboradores sabem que contam com um líder essencial para a execução dos processos de maneira bem-sucedida. 

As vantagens dessa espécie são: liderança com muito conhecimento e que serve de referência para a equipe e que pode passar mais confiança para os liderados.

Por outro lado, os pontos negativos são: acomodação de alguns profissionais, possibilidade do líder ser autoritário, pouca atenção para empatia e habilidades comportamentais.

6.Motivadora

A liderança motivadora procura estimular a equipe, levando otimismo e ânimo a todos. Nesse modelo, os líderes buscam manter-se positivos e não se abater diante de situações adversas. 

Para isso, a pessoa precisa saber animar seus liderados e contornar o que não deu certo. Esse é um dos tipos de liderança que busca manter o ambiente de trabalho saudável, dando espaço para todos exporem suas ideias, sentimentos e decisões.

Uma das vantagens desse estilo é que a equipe acaba desenvolvendo autoconfiança, sendo motivada por um gestor que acredita e reconhece o trabalho de cada um. 

Por outro lado, a desvantagem é que o otimismo, quando exercido 100% do tempo, pode cansar a equipe. Ademais, o líder pode acabar dando mais atenção às pessoas e esquecer das tarefas e projetos. 

Esse é um dos tipos de liderança em que o líder pode enfrentar dificuldades de dar ordens quando for necessário. 

7.Carismática

Outra dos tipos de liderança com foco no bem-estar dos indivíduos. O líder carismático é aquele que engaja a equipe, buscando construir um ambiente de trabalho harmônico e colaborativo.

Para isso, é preciso desenvolver habilidades de persuasão e apelo emocional, bem como, ao mesmo tempo, saber cativar. 

As vantagens desse estilo é que o líder consegue a fidelidade de sua equipe e consegue resolver problemas com eficiência. Além disso, por apresentar muita influência sobre os liderados, pode conseguir fazê-los ter um bom desempenho sem precisar ser autoritário. 

Por outro lado, podem ser citadas como desvantagens: líder reconhecido mais pelo carisma do que por suas competências e os liderados podem vê-lo mais como um colega do que como um chefe. 

Ademais, esse tipo de líder pode sentir dificuldade de dar feedbacks negativos e julgar as ações com imparcialidade.  

8.Situacional

A situacional é um dos tipos de liderança mais diferentes. Ela tem foco nas situações que ocorrem na empresa. Ou seja, se refere à mudança de estratégia para lidar com as situações que aparecem e com os diversos perfis de colaboradores da melhor maneira possível.

Nesse sentido, é exercida conforme o grau de maturidade dos colaboradores. O líder situacional precisa se adaptar e atuar conforme o cenário apresentado e o colaborador com quem está lidando. Logo, ele acaba precisando agir de forma diferenciada em diversos momentos.

As vantagens desse modelo são: equipes mais produtivas e engajadas, líderes com inteligência emocional, manutenção de um clima organizacional agradável, alta capacidade para atingir metas, alta capacidade de adaptação e melhora nos resultados.

Por outro lado, o líder situacional pode ter dificuldade de encontrar o melhor estilo de trabalho para a equipe, adotar uma comunicação mais generalista e priorizar o custo prazo. 

9.Paternalista 

A liderança paternalista é aquela em que o líder acaba assumindo o papel de pai dos liderados. Isso porque a relação com os membros da equipe costuma ser forte. 

Embora possa parecer eficiente em um primeiro momento, ela pode ser perigosa para a companhia. O líder paternal pode acabar sendo muito permissivo, como na liderança liberal, ou muito rigoroso, como na autocrática. 

É preciso ter equilíbrio para não ser injusto com os colaboradores e ter uma relação de confiança e respeito com todos. 

Qual é o tipo de liderança ideal?

Não existe tipo de liderança ideal ou ruim. Cada empresa adota aquela que mais estiver em consonância com o negócio, o perfil dos membros da equipe e que atenda aos seus objetivos.

Escritórios de advocacia, assim como empresas de outros segmentos, precisam ter uma liderança que seja visível e conhecida por todos. Embora muitas bancas continuem com modelos tradicionais, já é possível um tipo de liderança mais arrojado, bem como um modelo de gestão que fornece autonomia e liberdade aos colaboradores.

Veja abaixo um vídeo para saber qual é o modelo de gestão do seu escritório e se ele é adequado para a sua equipe!

Ademais, com o aumento dos escritórios digitais e o advento do home office, é possível determinar um modelo que permita que essa liderança seja exercida de forma remota

Como desenvolver a liderança?

A liderança não precisa ser exercida seguindo os princípios de Nicolau Maquiavel, acreditando que um líder deve ser temido para ser respeitado. Existem diversas maneiras de exercê-la, como você verificou. Algum dos tipos de liderança demonstrados com certeza se adequará bem ao seu escritório.

O ideal é conversar com a equipe para entender como eles trabalham. Se eles não estão preparados para trabalhar de forma mais autônoma e independente, é possível treiná-los para isso. 

Por fim, lembre-se que as capacidades e habilidades para liderar, inclusive de forma remota, podem ser aprendidas.

O que é liderança e seus estilos?

Liderança pode ser entendida como a capacidade de inspirar e motivar os indivíduos, de modo que todos sejam produtivos e trabalhem da melhor forma possível. Os estilos de liderança representam a maneira como ela é exercida dentro de uma companhia ou equipe. 

Aprender sobre os tipos de liderança pode ajudar você a encontrar o melhor estilo para o seu escritório. Não existe um melhor que outro, mas o ideal para o seu negócio, que traz os resultados pretendidos e deixa a sua equipe produtiva e contente. Por isso, avalie os estilos e defina qual é o indicado para a sua banca!

Que tal aprender mais sobre gestão e liderança? Leia: Gestão de escritório de advocacia: veja tudo sobre o assunto!

Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

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