Tipos de liderança
Gestão de Equipes e Liderança

Habilidades, tipos e funções da liderança no escritório

A liderança não é algo simples, já que gerenciar pessoas envolve poder de decisão, negociação, e muito, mas muito, equilíbrio emocional. Principalmente porque a forma como você se comporta como líder refletirá também no comportamento dos colaboradores 

Se você for um líder realista, justo, mas, ao mesmo tempo, empático, se tornará fonte de inspiração para seus liderados que terão sua total confiança e trabalharão em sintonia com a sua gestão. Do contrário, você terá pouco apoio para desenvolver sua liderança.

Por isso, neste artigo vamos te explicar melhor:

  • Qual é o conceito de liderança?
  • O que um líder deve ter?
  • Qual é a função de um líder?

Foque na leitura deste post e veja como ser um líder em seu escritório jurídico.

Qual é o conceito de liderança?

O cargo é complexo, mas o conceito é fácil. A liderança nada mais é do que a gestão de pessoas, liderando-as e motivando-as, de forma positiva e em prol dos objetivos do escritório.

Para isso, o líder deve saber como inspirar, influenciar e motivar os colaboradores, o que acontece por meio de suas próprias atitudes. Só assim, conseguirá alcançar os resultados satisfatórios para o sucesso do negócio.

O que um líder deve ter?

Mas como inspirar, influenciar e motivar os colaboradores? Para isso é preciso habilidades. Um líder de sucesso conta com um conjunto de princípios que moldam sua forma de agir e de ser visto pelos seus liderados.

Por isso, ser decidido, objetivo, mas ao mesmo tempo empático, faz parte das características de um bom líder. Ademais, ser coerente entre discurso e atitudes reflete confiança entre os colaboradores. 

Outras habilidades importantes envolvem ter uma relação de troca com seus liderados. Ou seja, dar feedbacks construtivos, tanto positivos quanto negativos, sobre o trabalho desempenhado e abrir espaço para sugestões de colaboradores.

Porém, um dos princípios que se destacam entre os líderes é a humildade. Em outras palavras, admitir seus erros, os aproximam ainda mais dos colaboradores do escritório que entendem que um líder também é falível, um ser humano normal como todos.

Resumindo, um líder não é um cargo impositivo ou apenas um título e sim um conjunto de características complexas com o objetivo de engajar e inspirar liderados.

Até aqui pode-se conferir o conjunto de características básicas de como deve ser um líder. Mas, a partir daí, na prática, há vários tipos de liderança, de acordo com personalidades e demandas dos líderes.

Vejamos quais são elas?

  • Autocrática;
  • Democrática;
  • Liberal;
  • Técnica;
  • Motivadora;
  • Coaching;
  • Situacional;
  • Paternalista;
  • Carismática.

1. Autocrática

A liderança autocrática é um dos tipos mais populares de liderança. Apesar disso, vem perdendo espaço nos escritórios jurídicos modernos.

Isso porque ela é um modelo de liderança vertical, onde existe um chefe que toma decisões sozinho, sem envolver sua equipe.

Esse tipo de exercício de liderança não tem popularidade entre os colaboradores que sentem-se aprisionados em um trabalho engessado e com medo de serem punidos ou demitidos caso questionem o processo. 

2. Democrática

A liderança democrática também está entre os tipos mais comuns e é muito aceito pelo mercado atual. Ela é um modelo oposto à autocrática, ou seja, é mais inclusiva. Nela, os colaboradores têm mais voz, podendo dar ideias sobre processos de trabalho e decisões. 

Como resultado, as equipes se tornam mais engajadas e motivadas.

No entanto, é importante lembrar que apesar da participação e liberdade dos colaboradores  eles não têm o total controle nos processos decisórios.

3. Liberal

Na liderança liberal a presença do líder é de mero coadjuvante, pois ele se exime das decisões deixando-as para as equipes.  

Desta forma, a equipe pode, muitas vezes, sentir-se desamparada e perdida em suas tarefas, gerando ainda um certo desrespeito pelo líder. Ademais, isso pode prejudicar o desempenho e os resultados do escritório. 

4. Técnica

Por sua vez, a liderança técnica é totalmente atuante, oferecendo soluções para todos os processos do escritório jurídico. Com isso, o líder é considerado uma referência e é admirado por colaboradores e superiores. 

5. Motivadora

O líder motivador, como o próprio nome esclarece, é aquele que estimula os seus liderados para alcançarem resultados positivos, mesmo diante de eventuais crises. Assim, otimismo é sua palavra de ordem.

5. Coaching

A liderança coaching incentiva os colaboradores a desenvolverem habilidades que nem eles mesmos sabem que têm. Sendo assim, é um descobrir de potenciais na sua equipe.

6. Situacional

Na liderança situacional o líder se adapta às situações que se apresentam no escritório e entre colaboradores, pois nem sempre o mesmo estilo de gestão comporta todos os cenários.

7. Paternalista

A liderança paternalista oferece uma relação de pai e filho entre gestor e colaboradores, o que pode resultar em uma falta de equilíbrio nesse relacionamento. Em outras palavras, o gestor pode ser extremamente permissivo ou autoritário.

8. Carismática

O líder carismático é aquele que conquista os colaboradores, pois consegue gerenciá-los de forma positiva, leve e com igualdade.

Desta forma, emprestam entusiasmo aos liderados que acatam todas as suas decisões sem questionar ou boicotar.

São vários os tipos de liderança, por isso não existe uma melhor que a outra. Todas elas têm seus pontos positivos ou negativos.

O importante é saber qual é a ideal para seu escritório, que pode ser tanto as mais tradicionais quanto as mais atuais como, por exemplo, aquelas que fornecem mais autonomia para os colaboradores.

No vídeo Você sabe qual é o seu modelo de gestão? a ADVBOX aborda alguns estilos de liderança. Confira.

GERENCIAMENTO DE EQUIPES JURÍDICAS DE RESULTADOS

Qual é a função de um líder?

Agora que você já sabe o que é um líder, quais suas principais características e os tipos de liderança que ele pode aplicar, veja quais são suas obrigações como gestor.

  • Conhecimento;
  • Atualização;
  • Ensino;
  • Confiança;
  • Foco;
  • Escuta;
  • Comunicação;
  • Criatividade;
  • Positividade;
  • Responsabilidade;
  • Indicadores e feedback;
  • Mudança.

1. Conhecimento

Não existe liderança sem aprendizado contínuo. O líder deve ter como obrigação  buscar o conhecimento necessário para liderar da melhor forma possível, sempre acreditando na sua capacidade de aprender sempre.

2. Atualização

Além do aprendizado regular, o líder precisa estar atento às atualizações tecnológicas que facilitam o trabalho no escritório jurídico, como os softwares de gestão, por exemplo.

3. Ensino

O líder é um mentor, aquele que ensina aos colaboradores tudo o que precisa ser feito para que o resultado seja o melhor possível para o escritório.

4. Confiança

É obrigação do líder inspirar confiança, pois sem ela o poder de convencimento dos colabores será prejudicado,

5. Foco

Todo o líder deve ter em mente onde quer chegar e como quer chegar. Diante disso, ter um propósito que esteja claro para ele e para sua equipe é fundamental para que os projetos não se percam no meio do caminho.

6. Escuta

Um bom líder é aquele que pratica a escuta ativa dos seus liderados, ajudando-os nos desafios diários. Certamente essa atitude demonstra empatia e reflete em uma equipe engajada no trabalho e coesa.

7. Comunicação

Também consta entre as obrigações da liderança uma boa comunicação, de forma a evitar mal entendidos. Ou seja, é preciso clareza, objetividade e cordialidade na comunicação entre líderes e liderados, por exemplo.

8. Criatividade

Uma liderança criativa gera colaboradores igualmente criativos, que buscarão soluções inovadoras para melhoria dos processos de trabalho.

9. Positividade

Manter a positividade é uma das principais funções do líder, ainda que diante de notícias nada animadoras. Por isso, seja realista diante de situações ruins, mas busque junto aos seus colaboradores as lições positivas de todos os obstáculos.

10. Responsabilidade

O líder necessita ter o senso de responsabilidade sobre o cargo que lhe é dado, cumprindo com todos os seus deveres.

Não esqueça, você é um espelho para os trabalhadores do escritório.

11. Indicadores e feedback

Toda a liderança deve usar indicadores de desempenho para medir o tempo aplicado para as tarefas, quantas pessoas estavam envolvidas e quais os resultados alcançados.

Com isso, o líder consegue dar os feedbacks necessários sobre o trabalho desenvolvido e onde a equipe está acertando e onde pode melhorar. 

Além disso, os feedbacks podem também ser usados para que o líder ouça os colaboradores, seus desafios e angústias. 

Mas, atenção, os retornos devem ser dados com cordialidade e respeito, sempre!

12. Mudança

Nada é perene. Portanto, a liderança deve incentivar as mudanças que levem à evolução do escritório. Sendo assim, sua função é manter a mente dos colaboradores aberta à transformação e ao novo.

Ser líder é ter múltiplas habilidades, formas de liderar e funções. No entanto, o objetivo é básico: garantir um ambiente de trabalho saudável e resultados positivos para o escritório.

Pronto para a liderança?

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Comunicação & Conteúdos

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