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Como aumentar a quantidade de clientes em escritório de advocacia?

Sabemos que aumentar a quantidade de clientes em escritório de advocacia é um desafio constante devido ao dinamismo do Direito.

Por isso, com a crescente evolução das demandas, é essencial adotar estratégias eficientes para impulsionar o crescimento sustentável e alcançar o sucesso. 

Afinal, a advocacia moderna exige dos profissionais uma abordagem proativa tanto para atrair quanto para manter pessoas e empresas usando serviços jurídicos. 

Você sabia que existem diversas abordagens que podem ser implementadas para alcançar esse objetivo? Continue lendo e confira as melhores possibilidades.

O que oferecer para atrair clientes?

Somente habilidades jurídicas não são suficientes para conquistar um aumento significativo no número de clientes.

Sendo assim, é fundamental essencial fazer um plano de ações consistentes e éticas, para atrair e manter clientes. 

Abaixo estão algumas medidas práticas que podem ser implementadas para fortalecer sua base de clientes e expandir a atuação do seu escritório de advocacia:

  • Identificação do público-alvo e áreas de atuação;
  • Estratégias para melhorar a visibilidade do escritório no mercado;
  • Networking profissional e parcerias estratégicas;
  • Excelência no atendimento e serviços personalizados.

1. Identificação do público-alvo e áreas de atuação

Conhecer profundamente o público-alvo é o primeiro passo para aumentar a quantidade de clientes em escritório de advocacia.

Dessa maneira, identificar quem são as pessoas ou empresas que mais precisam dos serviços jurídicos que você oferece pode ajudar a direcionar os esforços de captação

Por exemplo, se o seu escritório atua principalmente em questões de Direito do Consumidor, é interessante focar em pessoas que enfrentam problemas com produtos ou serviços.

Sendo assim, recomendamos a ADVBOX para centralizar todas as informações relevantes sobre clientes e prospects, facilitando o acesso e a gestão das interações.

2. Estratégias para melhorar a visibilidade do escritório no mercado

A visibilidade é fundamental para atrair novos clientes, não é mesmo? Desse modo, investir em marketing, é eficiente para ampliar a presença online do escritório. 

Você também pode criar um site profissional, atrativo e atualizado com conteúdo relevante para demonstrar expertise e confiabilidade. 

Além disso, estar presente nas redes sociais e participar de eventos do setor também contribui para aumentar a quantidade de clientes em escritório de advocacia.

Desse modo, utilize recursos de análise de Business Intelligence para identificar padrões e insights valiosos sobre o público-alvo e as estratégias de captação de clientes.

3. Networking profissional e parcerias estratégicas

Participar de eventos jurídicos, estabelecer parcerias na advocacia e outras áreas complementares pode abrir portas para novas oportunidades de negócio. 

Por exemplo, uma parceria com um contador pode levar a indicações de clientes que precisam de serviços jurídicos relacionados a questões tributárias.

Portanto, construir e fortalecer relacionamentos profissionais é uma poderosa ferramenta para aumentar o número de clientes na advocacia.

4. Excelência no atendimento e serviços personalizados

Oferecer um atendimento excelente é fundamental para conquistar a confiança dos seus clientes. 

Sendo assim, tenha empatia e profissionalismo, mostre interesse em suas necessidades, ouça com atenção e forneça soluções personalizadas para eles.  

Afinal, clientes satisfeitos são a melhor propaganda, pois tendem a indicar o escritório para outras pessoas, o que pode gerar mais negócios no futuro.

Aproveitar os recursos da advocacia digital para fazer o acompanhamento de prazos e tarefas, pode garantir um atendimento ágil e eficiente, permitir que o escritório se destaque e atraia um número crescente de clientes. 

Manual de setor comercial em escritórios de advocacia para advogado online

Como aumentar o alcance de clientes?

  • Desenvolver conteúdo relevante, como artigos jurídicos e vídeos, para atrair e engajar a audiência, incluindo recursos de automação para otimizar o compartilhamento;
  • Investir em anúncios pagos, como Google Ads e Facebook Ads, utilizando funcionalidades de gestão de campanhas para alcançar um público mais amplo;
  • Criar campanhas de e-mail marketing utilizando funcionalidades de automação de e-mails, para se manter presente na mente dos clientes atuais e potenciais;
  • Oferecer webinars e eventos online para compartilhar conhecimento e atrair novos interessados, usando ferramentas de agendamento de eventos e gestão de inscrições;
  • Participar de grupos de discussão online sobre temas jurídicos, proporcionando respostas úteis e demonstrando expertise para conquistar potenciais clientes;
  • Integrar o ADVBOX CRM para gerenciar contatos, leads e oportunidades de negócio de forma mais eficiente;
  • Solicitar avaliações e depoimentos de clientes satisfeitos para exibir em seu site e redes sociais, gerando mais confiança e gestão de feedback para acompanhar a satisfação dos clientes;
  • Aproveitar a integração com outras ferramentas e serviços disponíveis na ADVBOX para otimizar processos e melhorar a eficiência operacional do escritório.

Ao adotar essas estratégias e aproveitar as soluções da ADVBOX, o escritório estará preparado para expandir seu alcance de clientes e conquistar mais oportunidades de negócio, impulsionando seu crescimento de forma eficiente e estratégica.

Como fazer um plano de captação de clientes?

Para aumentar a quantidade de clientes em escritório de advocacia, é essencial criar um plano de captação de clientes bem estruturado.

Porém, lembre-se que há diretrizes específicas para a publicidade na advocacia e é fundamental agir de forma responsável em todas as estratégias adotadas.

Confira os passos para desenvolver um plano estratégico personalizado, mantendo o respeito às normas:

1. Cumprimento das regras éticas

Revise as normas do Provimento 205 da OAB para garantir que todas as ações propostas estejam em total conformidade com os princípios éticos da advocacia.

2. Análise interna e externa

O recurso  Law Business Intelligence da ADVBOX pode realizar uma análise interna do escritório, identificando pontos fortes e áreas que precisam ser aprimoradas. 

3. Definição de metas claras

Que tal utilizar a funcionalidade de Pontuação por Tarefas da ADVBOX para estabelecer metas específicas e mensuráveis para o plano de captação de clientes? 

Afinal, com a hierarquização das tarefas, fica mais fácil priorizar as ações que contribuirão para o alcance das metas definidas. 

Por exemplo, defina um número de novos clientes que deseja conquistar em um determinado período.

4. Identificação do público-alvo

Conheça a fundo o público-alvo do escritório, identificando suas necessidades, preferências e hábitos de consumo. 

Utilize o CRM ADVBOX para isso, pois, com informações detalhadas dos clientes, fica mais fácil direcionar as estratégias de captação de forma efetiva.

5. Escolha das estratégias

Com base nas análises realizadas e nas metas estabelecidas, escolha as estratégias que melhor se alinhem ao perfil do escritório e do público-alvo. 

Isso pode incluir marketing digital, participação em eventos, parcerias estratégicas, entre outras ações já mencionadas.

6. Definição de indicadores de desempenho

Estabeleça indicadores para medir o sucesso das ações do plano de captação de clientes.

Desse modo, acompanhe não apenas o resultado das estratégias, mas também a aderência às normas éticas e o respeito ao Provimento 205 da OAB.

Utilize o ADVBOX software para estabelecer indicadores que medirão o sucesso das ações do para aumentar a quantidade de clientes em escritório.

7. Alocação de recursos

Defina o orçamento disponível para executar as estratégias do plano de captação, portanto, priorize as ações que têm maior potencial de retorno e estejam alinhadas com os recursos disponíveis.

8. Implementação e monitoramento

Coloque o plano de captação de clientes em prática e acompanhe de perto os resultados, fazendo ajustes conforme necessário.

Sendo assim, continue aprimorando as estratégias ao longo do tempo, sempre respeitando as diretrizes éticas do Direito.

Afinal, um escritório que almeja crescimento deve ser capaz de comunicar seus diferenciais e oferecer soluções jurídicas que atendam às necessidades específicas dos clientes.

A efetividade das estratégias adotadas está diretamente relacionada à forma como o escritório gerencia seus processos, recursos e relacionamentos com os clientes. 

É nesse contexto que a escolha de um software jurídico completo e confiável, como a ADVBOX, pode fazer toda a diferença. 

Comece hoje mesmo a colocar em prática essas dicas e perceba como é possível aumentar a quantidade de clientes em escritório de advocacia!

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Autor
Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

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