Nicho na advocacia
ADVBOX

Como o advogado pode trabalhar de qualquer lugar?

O advogado pode trabalhar de qualquer lugar sem ter maiores dificuldades? Essa pergunta causa dúvidas em diversos profissionais da área, por não ser tão simples de ser respondida. Isso porque, vai depender do advogado e também de suas necessidades.

Porém, de maneira geral, a resposta para essa questão e outras ligadas a essa área é simples. Apesar disso, alguns pontos precisam ser esclarecidos sobre modelos disponíveis e o que é necessário para se adaptar a essa nova rotina.

No texto a seguir, falamos um pouco mais sobre isso e outros pontos importantes sobre trabalhar de qualquer lugar. Confira!

O advogado pode trabalhar de qualquer lugar?

De maneira direta, podemos dizer que o advogado pode trabalhar de qualquer lugar, não existindo impeditivo para isso. Contudo, para que isso aconteça, é necessário que o próprio profissional consiga se adaptar a esse tipo de rotina, relativamente nova.

Antes da pandemia, eram raros os casos de pessoas que trabalhavam longe de suas empresas ou escritórios. Porém, isso se tornou comum, e, pelo que parece, acabou se tornando uma tendência que veio para ficar em nossa realidade.

Segundo matéria publicada pela Folha, diversas empresas mantiveram seus funcionários em regime home office. Caixa, Banco do Brasil e Correios são alguns bons exemplos de órgãos públicos que não voltaram 100% presencialmente com seus funcionários.

E para o advogado, isso também pode acontecer, já que não é necessária a sua presença física em boa parte dos casos. Dessa forma, o profissional pode ter mais tempo para organizar sua rotina, conciliar com outras áreas e ter maior qualidade de vida.

Quais são as formas de trabalho remoto no mercado jurídico?

Entre as formas de trabalho remoto, existem algumas alternativas interessantes para os advogados. Abaixo, vamos apresentar das opções mais comuns adotadas atualmente, e você, de acordo com suas necessidades, pode escolher a melhor para o seu caso. Confira!

  • Home office;
  • Híbrido;
  • Coworking;
  • Nômade digital.

1. Home office

O home office é a maneira de trabalhar de qualquer lugar mais famosa, desde que a pandemia teve início. De toda forma, ela consiste em o advogado utilizar o espaço de sua casa para realizar o seu serviço, por meio de aparelhos eletrônicos.

Ela conta com diversos benefícios, possibilitando uma maior conciliação do trabalho com outras áreas, por exemplo. Por esse motivo, é um dos modelos de serviço favoritos do público em geral, não ficando restrito apenas aos advogados.

Em todo caso, apesar de ser positivo, é preciso estar atento a alguns pontos quando falamos sobre home office, sendo eles:

  • Crie um espaço silencioso e com boa iluminação para aumentar o foco na realização de tarefas;
  • Se possível, trabalhe em um espaço que tenha a mínima interferência externa possível;
  • Use equipamentos ergonômicos, como cadeiras e mesas que não vão causar dores a longo prazo;
  • Certifique-se de ter um provedor de internet confiável para a realização do serviço;
  • Comunique aos outros moradores sobre o seu horário de trabalho, para que não tenha problemas com interrupções e ruídos.

2. Híbrido

O trabalho híbrido é outra modalidade comum de serviço, e é um meio termo entre o home office e o presencial. Aqui, o advogado precisa comparecer à empresa, ou ao local do seu cliente, com alguma frequência, que deve ser combinado entre as duas partes.

Por mais que o serviço do advogado possa ser feito de maneira remota, ainda assim, as relações pessoais são importantes. Manter um vínculo mais próximo, inclusive, pode te ajudar a fidelizar mais clientes, ajudando as finanças do seu escritório.

De toda forma, os escritórios híbridos estão ganhando cada vez mais espaço por conta de toda a sua praticidade. É possível trabalhar de qualquer lugar, porém, nesse modelo, você também precisa, às vezes, comparecer à sede apenas para fortalecer laços.

3. Coworking

O coworking é uma modalidade de home office diferenciada, pois você não trabalha de sua casa. Aqui, o seu escritório divide espaço com outros tipos de empresas, que alugam um espaço, de acordo com a sua necessidade, para realizar diversas atividades.

Aqui, você pode escolher uma sala própria, apenas uma mesa, seja para trabalhos longos ou apenas uma reunião. Dessa maneira, você não precisa manter os gastos de alugar um espaço físico fixo, e sim, apenas de acordo com a sua demanda.

Além disso, o modelo de trabalho em coworking pode ser importante para ajudar a conquistar clientes. Isso porque, outros modelos de negócios dividem o espaço com seu escritório, logo, pode ser que uma aproximação direta aconteça ali mesmo.

Sendo assim, além do ponto de vista econômico, o modelo em coworking também pode ajudar a aumentar os ganhos. Tudo isso é essencial para quem está precisando aumentar a sua cartela de clientes sem precisar investir muito nisso.

4. Nômade digital

Essa alternativa é para quem, realmente, está pretendendo trabalhar de qualquer lugar do Brasil ou do mundo. O nômade digital é aquele profissional, que pode ser um advogado, que não conta nem mesmo com um endereço fixo.

Se o seu desejo é trabalhar enquanto viaja, essa pode ser a alternativa perfeita, e saiba que isso é possível. Se isso não vai comprometer a realização do seu serviço, não existe motivo para não conseguir trabalhar em diversos locais do mundo.

Tudo vai depender das suas necessidades e dos seus clientes, e, se não for um problema, e for da sua vontade, é totalmente possível. Essa é uma boa alternativa para pessoas que querem continuar ativas no mercado, mas que, também, querem viajar.

GERENCIAMENTO DE EQUIPES JURÍDICAS DE RESULTADOS

O que é preciso para o advogado trabalhar de qualquer lugar?

Para trabalhar de qualquer lugar, o advogado precisa estar atento a alguns pontos básicos. Abaixo, vamos falar sobre três aspectos que não podem ser ignorados por quem pretende se manter produtivo independente do lugar. Confira! 

  • Organização;
  • Ferramentas poderosas;
  • Software jurídico.

1. Organização

Ter organização no escritório, além da rotina, é algo essencial para não enfrentar dificuldades em trabalhar de qualquer lugar. É preciso ter um espaço totalmente voltado para o serviço, para garantir que vai manter a produtividade em alta.

Além disso, é preciso organizar a sua rotina para que outras áreas não sejam prejudicadas pelo home office. Realizar tarefas domésticas, não interromper seus estudos, entre outros pontos, precisam ser analisados com bastante cuidado.

De toda forma, é interessante fazer testes para checar como você consegue produzir melhor estando em qualquer lugar. Veja o que te distrai, o que prejudica o seu foco, entre outros aspectos, para que consiga se manter produtivo mesmo em locais diferentes.

2. Ferramentas poderosas

É muito importante que, para trabalhar de qualquer lugar, você tenha, pelo menos, alguma familiaridade com algumas ferramentas digitais. Leve em consideração que será por meio delas que você irá realizar o seu serviço e se comunicar com equipe e clientes.

Dessa maneira, é preciso conhecer ferramentas de videochamada, produtividade, gestão, entre outras. Todas elas são fáceis de serem encontradas, contudo, você precisa fazer a sua parte e buscar ter um maior conhecimento sobre o seu funcionamento.

Essa é uma tarefa básica para quem pretende trabalhar como advogado digital, por isso, não deixe de se qualificar. Não precisa se tornar um especialista no uso de todas elas, mas, pelo menos as funcionalidades básicas, precisam ser assimiladas.

3. Software jurídico

Um dos pontos para garantir que você consiga trabalhar de qualquer lugar é contando com um software jurídico de qualidade. Dessa maneira, você deve conseguir realizar todas as suas atividades sem maiores problemas, mantendo a sua produtividade em alta.

Caso trabalhe com uma equipe, isso se torna ainda mais necessário, pois facilita o compartilhamento de dados. Além disso, torna possível verificar se toda a sua equipe está sendo produtiva e batendo as metas que foram estabelecidas em conjunto.

O Taskscore ADVBOX, por exemplo, determina uma pontuação para a realização de determinadas tarefas. Esses pontos são calculados de acordo com o tamanho do que deve ser feito, além da complexidade do serviço a ser prestado.

A ferramenta atualiza automaticamente, e torna possível verificar o progresso de toda a equipe do escritório. Além disso, serve como motivador e aumenta o engajamento dos advogados, por notarem todo o seu progresso de acordo com as metas.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Mulher sorrindo com link de teste gratuito software de gestão de escritórios
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas