Jurimetria small data - foto de uma pessoa analisando dados
Business Intelligence

Jurimetria small data – Business Intelligence – os dados do seu escritório

O advogado atualizado com as novas tecnologias e tendências no mundo jurídico precisa conhecer a jurimetria small data. Utilizá-la no dia a dia na profissão pode ser muito vantajoso e melhorar muito o trabalho do profissional.

Já não é novidade para muitos que a jurimetria contribui para o sucesso na atuação da advocacia. Contudo, ainda há quem não saiba exatamente do que se trata esse termo.

Sendo assim, no artigo de hoje, você entenderá um pouco sobre a jurimetria small data e como ela pode melhorar a sua atuação na advocacia.

Acompanhe a leitura para aprender sobre esse importante tema para os advogados!

O que é jurimetria?

Antes de abordar sobre a jurimetria small data, é importante entender o conceito de jurimetria. 

Dessa forma, todo advogado precisa saber da importância das métricas para a advocacia. Afinal, somente analisando-as é que você consegue obter uma visão aprofundada sobre os resultados obtidos. Ademais, elas também são importantes na tomada de decisões mais concretas, evitando ações com base em suposições.

Sendo assim, a jurimetria é exatamente isso: a junção do jurídico com as métricas. Em outras palavras, trata-se da aplicação de métodos analíticos e estatísticos na esfera jurídica. 

Essa ferramenta tem o objetivo de entregar estatísticas, projeções e dados sobre informações que podem ser essenciais para a tomada de decisões em relação às estratégias e casos judiciais, por exemplo. 

Dessa forma, ao analisar dados de jurisprudências ou decisões de um determinado tribunal, torna-se possível prever tendências e calcular as chances de boas decisões judiciais para o escritório de advocacia

decisões baseadas em dados

Por exemplo: ao analisar as decisões de uma determinada comarca, pode ser possível prever se uma sentença pode ser favorável ou não ao seu processo judicial. Ademais, é possível até calcular tendências de julgamento para diferentes tipos de casos em cada uma das varas. 

Como a jurimetria funciona?

Os dados relacionados aos tribunais, varas ou sobre as decisões de um determinado juiz podem ser coletados de diferentes maneiras, como por uma conexão direta com os tribunais ou aplicando técnicas de data mining e data scraping, por exemplo.

Sendo assim, esses dados coletados podem ser agregados de forma estruturada (jurimetria small data) ou não-estruturada (jurimetria big data). Após isso, eles devem ser analisados em ferramentas de business intelligence (BI) ou data mining

Jurimetria small data

Ademais, vale mencionar que bons softwares jurídicos já permitem uma análise eficiente dos dados do seu escritório, como é o caso do ADVBOX. 

Para dar continuidade no aprendizado, é interessante entender o que é small data.

Veja também: Data driven na advocacia!

O que é small data?

Falar de jurimetria small data sem explicar o que significa cada um dos termos pode tornar o entendimento menos claro.

Small data diz respeito a uma maneira de armazenamento de dados estruturados de forma convencional. Normalmente isso se dá a partir de um banco de dados, assemelhando-se com tabelas. 

Assim, nessa forma de armazenamento, os dados são colocados de forma relacional, permitindo o cruzamento de informações entre diversas tabelas. 

Para diferenciá-lo do big data, pense no seguinte: enquanto este analisa um filme inteiro e se baseia na análise quantitativa, o small data verifica apenas uma cena dele e baseia-se em uma análise qualitativa. 

O small data organiza os dados estruturados antigos e atuais e, através de técnicas de analytics, busca dados qualitativos para usar em uma estratégia que visa compreender os detalhes das informações, focando na tomada de decisões. Entendido isso, é hora de aprender sobre a jurimetria small data!

O que é a jurimetria small data?

A jurimetria small data, então, é a aplicação de métodos analíticos e estatísticos no judiciário. O objetivo é analisar dados estruturados e, consequentemente, entregar informações completas sobre um determinado assunto em análise. 

Por exemplo, imagine que você deseja verificar as possibilidades de êxito em ações de um determinado nicho do seu escritório. Para isso, você pode verificar os dados sobre as decisões de casos semelhantes nas varas da comarca onde seu escritório atua. 

Dessa forma, você pode utilizar a jurimetria small data para verificar se o posicionamento dos julgadores dessas varas pode ser favorável ou não para as suas ações. 

Quais são as vantagens da jurimetria small data?

A jurimetria small data traz diversas vantagens para um escritório, permitindo uma maior clareza nas atitudes e no pensamento estratégico da empresa.

Veja abaixo alguns benefícios de utilizar essa ferramenta na sua advocacia!

Melhora na tomada de decisões 

Obviamente, um dos maiores benefícios é justamente a melhora na tomada de decisões, tanto em relação ao negócio quanto em relação aos processos, serviços prestados, dentre outros. 

Isso porque tomar decisões com base nos dados é muito mais seguro e evita agir por impulso. Para ter bons resultados, é fundamental agir baseando-se nas informações concretas que o seu escritório possui. 

Sendo assim, a jurimetria small data é uma forte ferramenta para que os gestores e líderes de escritórios consigam tomar decisões realmente relevantes para o negócio. 

Ajuda a fazer previsões

Conseguir fazer boas previsões para o negócio ou sobre as chances de decisões favoráveis para os seus processos judiciais é ótimo, não acha? A jurimetria small data contribui exatamente para isso. 

Saber o posicionamento dos tribunais, como um determinado juiz decide e o número de decisões favoráveis em casos semelhantes aos seus, por exemplo, pode auxiliar muito no trabalho do seu escritório, que pode buscar estratégias para melhorar os resultados em seus processos.

Ademais, isso pode contribuir para uma melhor atuação dos seus colaboradores. Isso porque eles podem focar no que realmente é significante e dar menos atenção para o que não traz tantos resultados para as ações. Sendo assim, eles passam a priorizar e trabalhar no que realmente importa, melhorando a produtividade

Mantém o escritório organizado

Um escritório que trabalha com dados e faz a análise deles consegue manter a ordem. Com a  jurimetria small data, essas informações ficam todas organizadas, fazendo com que a sua análise seja eficaz e em tempo hábil. 

Tendo organização nesse aspecto, o próprio ambiente empresarial se torna organizado, evitando-se, assim, a desordem. 

Auxilia no trabalho da controladoria jurídica

A jurimetria small data contribui para o trabalho da controladoria jurídica. Lembre-se que esse setor lida com dados, organização do escritório e contribui muito para a gestão de toda a companhia. 

Sendo assim, utilizar a jurimetria e analisar dados estruturados de maneira qualitativa pode auxiliar a controladoria jurídica a manter o escritório produtivo e eficiente.

Para entender melhor o trabalho da controladoria jurídica, veja os artigos abaixo:

Melhora na gestão do escritório

Conforme a leitura do artigo, pode ter ficado óbvio para alguns que a jurimetria small data também contribui para um melhor gerenciamento do negócio. 

Uma gestão baseada em dados é muito mais eficiente, visto que as informações obtidas são valiosas para tomar decisões concretas e inteligentes. 

Como aplicar a jurimetria small data na prática?,

Fica evidente que as vantagens da utilização da jurimetria small data são inúmeras e que qualquer escritório de advocacia só tem a ganhar com sua aplicação.

Entretanto, ainda podem surgir dúvidas quanto à sua utilização no dia a dia do escritório.

Para sanar qualquer dúvida que ainda possa ter restado sobre as vantagens de usar a jurimetria small data em um escritório, traremos a seguir alguns exemplos práticos para demonstrar sua utilidade.

Desde o início é preciso ficar claro que a jurimetria small data pode ser utilizada por qualquer escritório, independente de seu tamanho ou área, e que os exemplos que serão apresentados são formas gerais que podem ser adaptadas à realidade de cada negócio.

Acompanhar métricas de novos casos

Um dos pontos em que as métricas trazidas pela Jurimetria small data atuam de forma positiva é o ROI, sigla em inglês para return over investment, ou retorno sobre investimentos em português. 

Digamos que um escritório fecha 8 contratos de honorários por mês que tenham média de 5 mil reais, em 30 meses ele vai ter uma receita média mensal de 40 mil reais. Todavia, se esse mesmo fechar 14 contratos por mês com a mesma média de honorários, sua receita será de 70 mil.

Acompanhando as taxas de conversão e desempenho do Setor Comercial, os gestores são capazes de tomar decisões que elevam a receita mensal do escritório em até 30 mil reais mensais por advogado fechador.

Para isso, os gestores devem investir em novos fechadores de contratos. Ainda que a princípio pareça um investimento muito alto, com a utilização das métricas conseguidas através da Jurimetria small data, é possível perceber que o lucro vindo desse investimento o justifica.

Se os custos extras para fechar 14 contratos forem de 10 mil reais mensais, a lucratividade ainda será de 20 mil reais por mês para os sócios.

Escolha das melhores ações para investir

O tempo é o principal fator para geração de receita, seguido pelos maiores honorários. E isso pode ser constatado através da utilização da Jurimetria small data.

Se um determinado tipo de ação gera em média 10 mil reais de honorários e leva 20 meses para ser concluída, ela será menos lucrativa do que um serviço que gera 2,5 mil reais em 4 meses. A segunda opção resultará em 12,5 mil reais de receita.

Nesse caso estamos falando de apenas um caso isolado, mas a Jurimetria small data pode ser utilizada para calcular o montante de receita com o passar do tempo.

Se cada caso de 10 mil reais for substituído pela opção mais rápida de 2,5 mil reais, irá gerar 2,5 mil reais a mais de lucro bruto a cada 20 meses. Considerando que sejam 5 novos casos por mês, seriam 100 novos casos em 20 meses, o que resultaria em um impacto de 2500 x 100 = 250 mil reais.

Planejar os investimentos em Marketing Digital

A Jurimetria small data também pode ser utilizada para calcular qual investimento em Marketing digital compensa mais para cada escritório. Esse tipo de investimento aumenta o CAC, Custo de Aquisição de Cliente, e deve ser planejado com base em métricas para que seja um investimentos válido.

Cada escritório tem determinadas ações que geram melhor receita em menos tempo. Por isso, para ter ótimos resultados é preciso pensar campanhas para prospectar as melhores ações para o seu escritório. e é a Jurimetria small data que irá dizer quais as melhores opções.

Um fator importante para considerar no orçamento mensal do Marketing Digital é o retorno do investimento no menor tempo possível. É preciso saber qual o tipo de ação que o fechador de contratos consegue cobrar honorários iniciais mais facilmente.

Como saber em qual tipo de ação investir o orçamento do Marketing?

Se um determinado tipo de ação leva três anos para ser concluída e ao final gera 30 mil reais de honorários, enquanto outro tipo gera 2 mil reais imediatos e 10 mil reais em 3 anos, a segunda opção é melhor. Use a Jurimetria small data para saber que o tipo de ação do seu escritório se assemelha à segunda opção.

Se o escritório fechar 10 ações do primeiro tipo por mês, gastando 500 reais em anúncios para cada ação, são 5 mil reais de investimento mensais em anúncios. Em três anos, o investimento total será de 180 mil reais. Tudo isso sem nenhum retorno.

Já na segunda opção, em três anos seu escritório terá cobrado 20 mil reais por mês, totalizando 720 mil reais em 3 anos.

O primeiro caso representa um gasto de 180 mil reais sem que se receba nada. O segundo caso é um gasto de 180 mil reais com um retorno de 720 mil reais, resultando em uma receita de mais de meio milhão de reais. 

É muito difícil ter acesso a esses dados por conta própria, mas com a Jurimetria small data isso é uma tarefa simples.

Eliminar prospecção de ações abaixo da média de honorários ou que podem gerar prejuízo

Todo escritório tem ações que rendem menos: muita demora, muito custo e média de honorários baixa e com a Jurimetria small data é fácil identificá-las.

Usar a Jurimetria small data para identificar um tipo de ação que gera 200 reais a menos que a média mensal de honorários do escritório pode levar a ter um aumento de 6 mil reais caso ele tenha 30 casos como esse na carteira.

Se uma ação gera 100 reais de prejuízo por mês, o escritório está perdendo o valor da média de honorários e mais 100 reais. Caso a média seja de 300 reais, o escritório está perdendo 400 reais por mês. Com os mesmos 30 casos na carteira são 12 mil reais de prejuízo que a Jurimetria small data evita.

Demissão de profissionais improdutivos

A Jurimetria small data também auxilia na tomada de decisões relacionadas diretamente à gestão da equipe, decisões simples e diretas que muitas vezes precisam ser tomadas em pouco tempo e que tem impacto positivo imediato na receita do escritório.

Se a cultura do seu escritório prioriza a alta produtividade, a Jurimetria small data pode servir como resolução de alguma dúvida que exista em relação à demissão de algum colaborador.

Caso seja identificado que um advogado tem rendimento menor que 1/3 que o dos colegas, ele deve ser considerado improdutivo e sua demissão pode ser considerada. 

Digamos que o salário e os custos adicionais com esse colaborador chegam a 5 mil reais mensais, com sua demissão, seu escritório terá um acréscimo de 60 mil reais anuais em sua receita.

A Jurimetria small data ajuda os gestores a terem certeza de que essa demissão é a atitude certa a ser tomada e pode servir como justificativa para os outros colaboradores.

Implementar a gratificação por produtividade baseada em dados de produtividade

A maioria das pessoas aumenta a sua produtividade de 21 a 70% ao receber incentivo. Isso permite que a cada 4 pessoas a empresa economize 1 ou 2 funcionários ao menos. 

Esse tipo de atitude é capaz de acelerar em 10% da velocidade dos processos judiciais, o que reduz em 10% os custos por processo. Com base nessa informação, a Jurimetria small data irá indicar qual o investimento deve ser feito para a gratificação dos colaboradores.

Como utilizar a Jurimetria small data?

Antes de iniciar, é fundamental saber quais dados devem ser armazenados e analisados, visto que não são todos que importam. Para verificar uma determinada questão, utilize os dados que se relacionam com a situação específica. 

Após entender a importância dos dados e separar os que importam, o passo seguinte consiste em buscar um software jurídico completo, atualizado e que permita utilizar o BI para analisar dados. 

Procure uma ferramenta eficiente, que dê a possibilidade de armazenar e organizar os dados que o seu escritório possui e, assim, transformá-los em informações que você pode utilizar para tomar decisões e implementar melhorias.

Inclusive, vale mencionar que o software jurídico da ADVBOX é o mais completo do mercado, ideal para escritórios de advocacia que desejam ser promissores, produtivos e manter o negócio lucrativo. Com ele, armazenar e analisar dados torna-se muito mais simples e eficaz. Por isso, confira o que o ADVBOX pode fazer por você!

A jurimetria small data é essencial para os escritórios de advocacia se destacarem no mercado. Por isso, além de conhecer seus benefícios, procure aplicá-la no seu negócio para ter bons resultados!

Continue implementando os seus conhecimentos nesse tema e veja agora o que é a jurimetria big data!

trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas