Conteúdo visual na advocacia: entenda a importância!
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Conteúdo visual na advocacia: entenda a importância dele!

O conteúdo visual na advocacia é tão importante quanto o escrito. Na prática, muitos advogados se preocupam com as informações que passam, seja nos artigos do blog ou nas postagens das redes sociais, mas esquecem da parte visual.

Embora seja essencial prezar pela qualidade das informações que passa ao público, pensar em aspectos que atraiam o leitor é crucial para conseguir a atenção dele. Assim, é possível conquistá-lo e se destacar diante da infinidade de conteúdos que uma pessoa geralmente consome.

Nesse artigo, você aprenderá sobre a importância do conteúdo visual na advocacia e entenderá do que se trata. Acompanhe a leitura e tenha um ótimo aprendizado!

O que é conteúdo visual?

Primeiramente, é fundamental entender o que é conteúdo visual. De forma simples, trata-se de conteúdos em formato de fotografia, ilustração, infográfico, GIF’s, memes, dentre outros imagéticos que são facilmente encontrados na internet.

Se você é um usuário de redes sociais e blogs, provavelmente já se deparou com inúmeros deles. Inclusive, é fácil perceber a grande quantidade de conteúdos visuais que circulam na internet. 

O intuito é atrair e chamar a atenção do leitor. Isso porque as imagens chamam mais atenção do que os textos. Outrossim, as pessoas têm mais facilidade em processar, assimilar e memorizá-las se comparar ao conteúdo escrito. 

Devido a isso, o conteúdo visual é visto com grande importância dentro da estratégia de marketing de empresas dos mais diversos segmentos. Dessa forma, é possível conseguir atrair os usuários, fazê-los prestar atenção no conteúdo e principalmente, ser reconhecido por meio de uma identidade.

Por que utilizar o conteúdo visual na advocacia?

Há diversos argumentos que comprovam que utilizar o conteúdo visual na advocacia pode fortalecer ainda mais a sua estratégia de marketing de conteúdo

O primeiro deles é em relação ao forte apelo visual presente nos usuários. Atualmente, as pessoas estão na internet com objetivos diversos: entretenimento, estudo, pesquisas, dentre outros.

Independente do motivo, é inegável que, os conteúdos que contêm imagens são mais facilmente consumidos. Isso porque as pessoas, de modo geral, são visuais. Fotografias, infográficos, vídeos e memes chamam mais atenção do que um conteúdo que apenas apresenta texto.

Então, artigos com imagens costumam ter mais curtidas e engajamento. Ademais, postagens em redes sociais visualmente atraentes geralmente são mais consumidas do que artigos e vídeos longos. 

Por fim, é importante ter em mente que, na maioria das vezes, as pessoas não costumam ler todo o seu conteúdo, principalmente no blog. 

Devido ao excesso de informação, a atenção delas está mais dispersa. Diante disso, os internautas costumam escaneá-los para encontrar a informação que desejam.  

Dessa maneira, introduzir tópicos importantes por meio de imagens pode tornar a experiência de leitura mais agradável, manter o leitor interessado no assunto e torná-lo um seguidor dos seus conteúdos.

Em suma, o conteúdo visual é fundamental para fortalecer a sua estratégia de marketing, tornando-a mais eficiente e deixando a experiência do usuário melhor.

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Quais são os tipos de conteúdo visual que o seu escritório pode criar?

Existe uma infinidade de tipos de conteúdo visual que o seu escritório pode criar para utilizar nas plataformas digitais. Veja abaixo alguns dos mais conhecidos e que mais costumam agradar o público!

1. Conteúdo de texto e imagem

Os pequenos conteúdos que mesclam textos e imagens, como os criados para o Instagram, costumam funcionar bem. Contudo, devem ser atraentes, bem feitos e terem cores interessantes para poder despertar a atenção do usuário e fazê-lo ficar mais tempo vendo o post. 

2. Infográficos

Outro conteúdo que costuma funcionar muito bem são os infográficos. Diversas empresas utilizam esse formato para fazer um resumo dos artigos ou de algum tópico importante, sintetizar ideias, dentre outros. Costumam agradar o público e são muito consumidos. 

3. Gráficos

Os gráficos são excelentes para explicar dados ou demonstrar de forma visual algum resultado, por exemplo. Os escritórios de advocacia cujo público-alvo são empresas ou empreendedores, por exemplo, podem utilizar esse tipo de conteúdo visual para explicar ideias ou comprovar estatísticas, dentre outras possibilidades.

4. Mapas

Da mesma forma que os gráficos, os mapas, inclusive os mapas mentais, são outro tipo de conteúdo visual que pode ser eficiente para passar ideias, dados ou sintetizar um assunto mais complexo.

5. Memes

Os memes são amplamente consumidos pelos brasileiros. Dessa forma, utilizá-los em conteúdos pode gerar engajamento e criar conexão. Além disso, podem contribuir para fazer o seu conteúdo ser compartilhado.

Muitos advogados já utilizam os memes em suas redes sociais para conseguir engajar com o público.

6. Vídeos

Alguns especialistas em marketing dizem que o conteúdo em vídeo é uma das maiores tendências. O conteúdo audiovisual de fato é bastante consumido, tanto no YouTube quanto em outras redes, como Facebook, Instagram e TikTok. 

Inclusive, os vídeos curtos com efeitos visuais, principalmente os do TikTok, têm ganhado relevância no marketing, pois são fáceis de consumir e engajam. 

7. GIF’s

GIF é a sigla para Graphics Interchange Format. São pequenas imagens ou vídeos curtos animados. Assim como os memes, costumam agradar muito o público na internet. 

O seu escritório de advocacia pode utilizá-los nos artigos do blog e nas redes sociais para adicionar personalização e humor nas postagens. Além de entreter, deixam o consumo dos conteúdos mais descontraído.

8. Quizzes 

Os quizzes, enquetes ou questionários, também atraem e retém a atenção do internauta. As pessoas gostam de responder e participar de pesquisas, mesmo que elas sejam apenas para engajar e não tenham um interesse de estudo ou pesquisa.

São excelentes para criar engajamento com o público e deixá-lo mais próximo do seu negócio. Por isso, invista nessa estratégia, inclusive nas redes sociais.

9. Fotografia

Por fim, a fotografia é uma arte que pode ser usada como conteúdo visual para atrair a atenção do usuário. Inclusive, é o formato mais utilizado, principalmente em artigos de blog. 

Ademais, é o mais consumido, tendo até uma rede social que surgiu com o intuito de ser focada em fotos: o Instagram. 

Dessa forma, usar fotografias atraentes e que tenham a ver com o assunto do post pode ajudar a despertar o interesse pela parte escrita e reter a atenção. 

Está gostando da leitura do artigo? Confira abaixo outros posts que acrescentam os conhecimentos que você adquirir aqui:

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Quais são as vantagens de investir em conteúdo visual na advocacia?

Utilizar o conteúdo visual na advocacia pode trazer diversos benefícios para o negócio. Você mesmo, ao ler o artigo até esse momento já pôde deduzir alguns deles. Veja abaixo as vantagens desse tipo de conteúdo para o seu escritório!

1. Retém a atenção do leitor

Atualmente, as empresas estão na internet para disputar o bem mais valioso das pessoas: o tempo delas. O conteúdo visual, então, surge como uma estratégia para tentar atrair e principalmente, reter a atenção delas na mensagem que o negócio deseja passar.

Ao investir em conteúdos visualmente interessantes, é possível aumentar o tempo em que as pessoas permanecem em uma página ou artigo e a taxa de retorno dos visitantes do site. 

Falando especificamente das redes sociais, é importante lembrar que as pessoas costumam utilizá-las para o entretenimento. Quando se tem postagens atraentes, maiores as chances de fazer o usuário parar para ver o seu post e ler o que você tem a dizer e ensinar. 

2. Passam emoções

Imagens passam emoções e despertam o interesse das pessoas. Você mesmo já deve ter ficado horas olhando obras de artes em um museu ou fotos em álbuns ou redes sociais simplesmente por causa disso.

Ao colocar imagens nos seus artigos, por exemplo, pode torná-los mais impactantes e interessantes, aumentando o tempo de leitura do post e o engajamento.

3. Identifica o negócio

Se você analisar postagens, principalmente nas redes sociais, de profissionais e empresas que usam o conteúdo visual para atrair clientes, perceberá algo em comum: eles provavelmente possuem uma identidade visual. 

Logo, provavelmente utilizam as mesmas cores, tipografia e imagens semelhantes ou do mesmo estilo em todos os posts. Isso contribui para que o usuário, ao verificar o post, já identifique, logo de início, a companhia que criou a publicação.

Isso é bastante poderoso na internet. Dessa forma, os seus seguidores e leitores podem identificar as suas publicações de imediato. 

Em um momento em que existem diversos escritórios de advocacia e negócios disputando a atenção do usuário, fazê-lo consumir os seus conteúdos sem que ele precise verificar de quem é a postagem demonstra que a estratégia de marketing está sendo eficiente. 

4. Destaca o negócio

Embora muitos escritórios de advocacia utilizem as redes sociais para atrair possíveis clientes e entregar conteúdos educativos, apenas uma pequena parcela se preocupa com a qualidade das postagens que cria.

Ao investir em bons conteúdos visuais, você pode destacar o seu escritório dos concorrentes e fazer o público lembrar dele com mais facilidade.

5. Melhora o engajamento

Por fim, o conteúdo visual na advocacia também ajuda a melhorar o engajamento com o público. Além de conectar, as imagens e vídeos podem fazer as pessoas se relacionarem com o escritório. 

Lembre-se que o relacionamento com o público é fundamental para que ele crie confiança no seu negócio e assim, caminhe no funil de vendas até o fechamento do contrato. 

Quer aprender a criar conteúdos de qualidade para a sua advocacia? Confira abaixo um vídeo com 7 dicas que vão te ajudar nisso!

Como criar conteúdo visual na advocacia com eficiência?

Felizmente, existem diversas ferramentas que estão ao seu alcance para criar conteúdo de qualidade na advocacia e melhorar a sua estratégia de marketing jurídico. Veja abaixo como fazer isso de forma eficiente!

1. Entenda sobre a psicologia das cores

O primeiro passo é criar uma identidade uniforme para as suas postagens. Você pode utilizar as cores que o seu escritório definiu no momento de montar a identidade visual do negócio.

O ideal é que todos os posts tenham a mesma essência. Por exemplo, se você já viu outros artigos da ADVBOX, certamente já percebeu que as nossas imagens, no decorrer dos posts, são semelhantes em tipografia e cores. Isso ajuda a identificar a marca e a empresa. 

2. Busque por referências 

Da mesma forma que é preciso realizar pesquisas para elaborar um artigo, para criar conteúdo visual na advocacia não seria diferente.

Procure referências de outros escritórios de advocacia e até de empresas de outros segmentos. Isso ajudará a ter ideias dos tipos de conteúdo que mais utilizam e que podem funcionar na sua estratégia.

3. Utilize boas ferramentas

Na prática, muitos escritórios começam criando as suas imagens por conta própria. Para isso, existem diversas ferramentas que ajudam as pessoas leigas em design a criar esses conteúdos visuais na advocacia. A mais conhecida é o Canva, mas existem outras, como o Adobe Spark Post.

Se o orçamento não permitir investir em um freelancer para realizar esse trabalho, essas ferramentas podem ser a solução para o momento.

4. Conte com a ajuda profissional

Por outro lado, se o orçamento permitir a contratação de um designer gráfico, mesmo que seja como freelancer, o ideal é que invista nisso. Esse profissional tem os conhecimentos necessários para traduzir ideias e textos em imagens e criar conteúdos visuais nos mais variados formatos. 

5. Pense na persona

Por fim, você pode pesquisar e entender quais são os formatos que mais agradam a sua persona. Dentre as diversas possibilidades, é possível que um tipo agrade mais que outro. 

Um exemplo torna o entendimento mais simples. Se o seu público-alvo são empresários, imagens mais sérias, bem como gráficos, podem atrair mais o interesse deles. Por outro lado, se a sua persona é mais jovem, os memes podem ser muito mais interessantes. 

6. Diversifique nos formatos

Na prática, muitos advogados escrevem artigos para o blog e deixam o conteúdo visual apenas para as postagens nas redes sociais. Além disso, dificilmente variam nos formatos.

Diversificar e criar conteúdos dos mais diversos tipos pode ajudar a impactar um maior número de pessoas. Outrossim, você pode descobrir qual deles gera mais engajamento e conexão. 

7. Divulgue nas redes sociais

Por fim, ao criar conteúdo visual na advocacia, evite deixá-lo apenas em uma única plataforma. Isso significa que, ao criar uma postagem para o Instagram, divulgue-a em outras redes, como o Facebook e o Pinterest, outra rede com forte apelo visual, pois é focada em imagens.

Da mesma forma, ao criar um infográfico para colocar no seu artigo, divulgue nas redes sociais. Isso aumenta as possibilidades do seu conteúdo ser visto por um maior número de pessoas.

Em síntese, o conteúdo visual na advocacia é fundamental para fortalecer a estratégia de marketing, atrair e reter a atenção das pessoas e fortalecer o engajamento. Por isso, atente-se a esse aspecto e jamais deixe de produzir imagens impactantes para o seu público!

Para finalizar, deixamos uma última indicação de leitura: Podcast jurídico: vale a pena investir nessa estratégia?

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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