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Nos dias atuais, tempo é dinheiro. E sabe-se que o advogado não possui muito tempo, porém, precisa de dinheiro. Esse problema só será amenizado a partir do momento que você entender como avaliar o seu sucesso. Você sabe medir o crescimento do escritório?

Notebook aberto, onde na tela aparecem diversos gráficos, representando os meios de medir o Crescimento do Escritório

Muitos escritórios de advocacia se perdem no momento de mensurar de onde vem seu lucro. Ou, ainda, em que área tem que investir para ter retorno financeiro.

Essas dificuldades vêm da falta de planejamento estratégico. Sem dados para medir o crescimento do escritório e direcionar seus investimentos, é bem mais difícil atingir o sucesso.

Agora, como saber em que área se deve investir? Como saber de onde vem o lucro do seu escritório? A resposta é simples: planejamento estratégico. Para isso, é preciso ter métricas e controle total sobre o escritório. E a única forma de ter controle seguro sem tomar seu tempo é digitalizando seu escritório para ter registros de tudo.

Com um controle digital de todos os procedimentos, você economiza tempo e dinheiro, pois tem como medir o crescimento de suas demandas, assim como seus prejuízos, sem tomar o tempo dedicado à produção jurídica e seus compromissos.

Você se sente estagnado em sua área de atuação? Não vê possibilidades de crescimento dentro de seu mercado? Percebe que trabalha demais mas o retorno não vem na mesma proporção?

Agora responda para si mesmo com sinceridade: você tem registros de crescimento e evolução de seu escritório ou faz tudo na base do “achômetro”?

Se sua resposta foi “não”, você sabe que é um excelente profissional que tem plena capacidade de trabalho. Busca conhecimento incessantemente e presta um atendimento de excelência aos seus clientes. Porém, não consegue medir seus resultados com clareza.

Ter um escritório de advocacia é um desafio nos dias atuais, pois existem milhares deles no país. Como se destacar?

4 pontos para medir o crescimento do escritório com eficiência

1. Origem de clientes

A primeira delas é a origem de seus clientes. Se não souber com exatidão de onde eles vêm até o escritório, jamais saberá onde investir.

É importante ter registros da origem. Se foi indicação de algum outro cliente, de algum advogado parceiro, de determinada rede social. É aí que terá noção de qual investimento terá que fazer para aumentar sua carteira de clientes.

2. Relatórios de entrada/saída de processos

É importante ter métricas sobre a entrada e saída de processos. Assim, o escritório poderá ter uma análise se estão sendo arquivados mais processos do que tem chegado.

Isso permite fazer previsões da receita futura do escritório. Outro ponto importante é verificar a porcentagem de processos ganhos e perdidos, para que a equipe possa otimizar os procedimentos e buscar um melhor resultado.

3. Controle financeiro

Através de um controle financeiro completo do escritório, com todos os lançamentos de receitas e despesas, passadas e futuras, é possível medir com tranquilidade o crescimento dos lucros e prejuízos do escritório.

Como todos os registros de expectativa de honorários, honorários a receber, e ainda as despesas futuras, será possível ter noção da vida financeira do escritório. Também é bom traçar um plano inteligente para fazer sua tributação.

4. Ter metas de processos e metas de produtividade individual

Ter metas mensais claras sobre os processos que almeja atender no mês lhe auxilia a buscar e trabalhar por eles, e também a medir a entrada de processos.

Outra meta importante é a de produtividade individual sua e de seus colaboradores. Ela permite que todos trabalhem com um norte e saibam o que o escritório espera do colaborador.

Para isso, é necessário ter um fluxo de trabalho bem desenhado e controle total das tarefas realizadas pelos colaboradores através de um sistema automatizado.

Só Mais um ou O Melhor?

Apenas através de métricas se pode medir o crescimento do escritório e direcionar suas ações para que alcance resultados. Para que esse planejamento estratégico não tome o tempo necessário e destinado à atividade técnico-jurídica, é preciso ter registro de todos os lançamentos do escritório.

Apesar da existência de tantos escritórios, apenas uma minoria planeja seus investimentos e tem controle sobre seus resultados. São esses os escritórios que tem alta lucratividade, pois sabem exatamente onde tem que investir para atrair mais clientes.

E o seu escritório? Quer ser apenas mais um ou quer ser um dos melhores?

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Lucas Steinmetz

Formado em jornalismo, especializado em estratégias e técnicas SEO e Professor do Instituto IbiJus. Lucas Steinmetz começou sua jornada como analista SEO dentro de um escritório de advocacia e elevou o número de acessos no blog de 20 mil para 315 mil visitas por mês. Possui mais de 11 anos de experiência em produção de conteúdo para internet. Atualmente, trabalhando em um dos mais completos métodos de marketing jurídico focado em qualidade e resultados sem ferir as normas da OAB.

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