Tecnologia e produtividade: entenda a relação!
Pontuação por Tarefas - Taskscore

Entenda a relação entre tecnologia e produtividade!

Existe uma grande relação entre tecnologia e produtividade. Tanto que, nos tempos atuais, um só acontece por causa do outro. As empresas, independente do setor em que atuam, tiveram que se atualizar para conseguir alcançar bons resultados e um bom nível de competitividade.

Com os escritórios de advocacia, isso se repete. A tecnologia se tornou fator fundamental para manter o negócio lucrativo e eficiente. 

Por isso, nesse artigo você aprenderá sobre a relação entre tecnologia e produtividade. Boa leitura!

Qual é a relação entre tecnologia e produtividade?

Desde já, é fácil perceber que, com o avançar dos anos, o mercado tornou- se cada vez mais competitivo. Assim, mais companhias foram surgindo, bem como novos produtos e serviços.

Falando especificamente do mercado jurídico, o que se observa é que houve um aumento significativo na quantidade de advogados e consequentemente, de escritórios de advocacia.

Diante dessa realidade, se tornou necessária a busca por maneiras de se diferenciar no mercado. Dentre as principais preocupações, a busca por mais produtividade era uma das mais relevantes. Isso porque, um escritório produtivo consegue obter mais resultados, se destacando e se fortalecendo perante a concorrência.

Logo, a tecnologia surgiu justamente como uma resposta a essa necessidade de aumentar a produtividade. Nesse ínterim, ela foi se aprimorando cada vez mais para atender aos desejos do mundo corporativo.

Ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia não surgiu apenas para facilitar o dia a dia das pessoas, mas sim para garantir que as companhias consigam aumentar a sua produção. Inclusive, ela pode ser utilizada tanto para o bem, garantindo bom desempenho de todos, quanto para o mal, explorando ainda mais os trabalhadores.

Em suma, a relação entre tecnologia e produtividade é nítida. Realmente, a capacidade de fazer mais sem precisar aumentar o tempo cresceu. Contudo, o que se percebe na prática é que muitos negócios ainda pecam, utilizando-a de forma equivocada.

Nos escritórios de advocacia, constata-se que a tecnologia realmente melhorou a produtividade. Entretanto, é preciso ter atenção para não usá-la de forma que prejudique o desempenho e a saúde da equipe. 

Produzir mais - imagem que demonstra 5 passos para manter os advogados produtivos

Como a tecnologia aumenta a produtividade?

A princípio, muitos podem acreditar que tecnologia e produtividade se relacionam pelo fato de que a primeira permite automatizar tarefas, melhorando a segunda. Contudo, não se restringe somente a isso. 

Quando os escritórios utilizam a tecnologia adequadamente, eles percebem uma melhora em diversos aspectos. Veja abaixo algumas considerações. 

Melhora a comunicação

Diante da necessidade de se comunicar de forma eficiente no ambiente corporativo, a tecnologia permitiu que todos pudessem conversar e se relacionar, sem necessariamente exigir que a equipe esteja toda presente em um mesmo ambiente.

Isso significa que o surgimento do e-mail e mais tarde, de softwares e até dos aplicativos de mensagens instantâneas contribuíram para tornar esse fator mais prático e eficiente.

Contribui para a gestão do negócio

Realizar a gestão do escritório ou das equipes, por exemplo, é sempre desafiador. Com o advento da tecnologia, os líderes e tomadores de decisão podem ter as informações e tudo o que precisam para poder gerenciar o negócio.

Inclusive, os escritórios de advocacia podem contar com softwares jurídicos, feitos especialmente para esse tipo de negócio, para realizar a gestão de tudo o que é relevante. 

Veja também:

Ajuda na organização

Depois que os escritórios adotaram tecnologias eficientes para trabalhar, foi possível perceber que em muitos deles, a organização aumentou. Isso significa que as pessoas puderam organizar melhor as atividades do dia, guardar documentos sem perder muito tempo, dentre outros aspectos.

A organização é outro fator que contribui muito para o bom desempenho dos funcionários. Graças às ferramentas disponíveis, foi possível realizar uma boa gestão do tempo e ter mais controle e clareza sobre os afazeres. 

Aprimora a segurança 

Utilizar a tecnologia para guardar documentos e dados importantes é fundamental. Atualmente, existem diversas ferramentas que entregam segurança no momento de armazenar e acessar os documentos, impedindo que algo seja perdido ou visto por quem não tem permissão para acesso. 

Reduz custos 

Do mesmo modo que a tecnologia contribui para uma gestão mais eficaz, ela também permite que o escritório otimize a utilização dos seus recursos financeiros. Ou seja, o gestor poderá entender melhor as necessidades do escritório e onde o dinheiro está sendo mal investido. Assim, poderá realizar cortes, economizar e investir somente no que realmente é necessário.

Aumenta a agilidade

Esse é o principal fator que as pessoas percebem quando se fala na relação entre tecnologia e produtividade. A possibilidade de automatizar tarefas repetitivas e manuais, bem como agilizar a realização de diversas atividades permite que todos os colaboradores ganhem produtividade, melhorem o seu desempenho e consigam entregar tudo o que precisam no prazo correto.

Contribui para o bem-estar

Graças a tecnologia, novas formas de trabalho foram surgindo. Assim, os escritórios de advocacia puderam adotar o home office. Segundo diversas pesquisas, o trabalho remoto é o modelo preferido entre os trabalhadores, que perceberam que a sua produtividade melhorou. Além disso, isso contribuiu para melhorar o bem-estar desses profissionais.

Leia mais sobre isso no artigo abaixo:

Incentiva a inovação e a motivação

Em muitas equipes que sabem utilizar a tecnologia ao favor delas, é possível perceber uma melhora na inovação e até na criatividade dos colaboradores. Inserir ferramentas e soluções eletrônicas no ambiente de trabalho melhora o local e incentiva o colaborador a melhorar o seu desempenho.

Quando os trabalhadores atuam em um ambiente inovador, que estimula o seu desenvolvimento e fornece as ferramentas necessárias para executar o trabalho com qualidade, ele se sente mais motivado.  

Em síntese, pessoas motivadas produzem mais, são mais criativas para encontrar soluções e buscam inovar-se constantemente para trazer ainda mais resultados para o negócio. 

Chega de improdutividade no seu escritório! Aprenda a manter a produtividade da equipe com os ensinamentos do ebook abaixo:

produtividade na advocacia

Como a tecnologia pode prejudicar a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores?

Além de entender a relação entre tecnologia e produtividade e como a primeira melhora a segunda, é preciso também estar alerta de que, se utilizada de forma equivocada, ela pode causar o efeito contrário, que é prejudicar a produtividade e afetar o bem-estar dos trabalhadores.

Primeiramente, é preciso desmistificar a ideia de que a tecnologia foi feita com o propósito de melhorar a vida do trabalhador. Embora ela possa sim ser utilizada para isso, a verdade é que ela foi feita visando os interesses das empresas em produzir mais.

Isso é facilmente percebido no dia a dia, principalmente em companhias que fabricam produtos. Enquanto dizem que a tecnologia permite que o trabalhador trabalhe menos, visto que as máquinas podem realizar diversas de suas funções, o que se percebeu na prática é que as pessoas trabalham mais do que antes. 

Inclusive, o seu horário de trabalho não diminuiu. Se as máquinas podem facilitar o trabalho das pessoas, por que elas continuam trabalhando cada vez mais?

Do mesmo modo, ela contribuiu para precarizar ainda mais o trabalho. Com isso, surgiram novas modalidades de trabalho, como a uberização. Esse é outro ponto que demonstra que, na prática, ela apenas escraviza os trabalhadores. 

Isso prejudica o bem estar de todos. Logo, é fundamental que o seu escritório de advocacia não utilize a tecnologia para precarizar os empregados e prejudicar o bem-estar deles. 

É preciso usá-la sim para conseguir mais produtividade. Porém, ela deve ser uma aliada no trabalho de todos, melhorando o desempenho e mantendo-os satisfeitos e motivados. 

6 exemplos que comprovam a relação entre tecnologia e produtividade

Agora, confira 6 exemplos que comprovam que tecnologia e produtividade possuem uma grande relação!

1. Trabalho remoto otimizado

Atualmente, para exercer a maior parte do trabalho em um escritório de advocacia, tudo o que os colaboradores precisam é de um bom computador, celular, acesso a internet e alguns programas e aplicativos para realizar as suas atividades.

Logo, esses equipamentos permitem que os funcionários possam trabalhar de suas residências ou então, de onde desejarem, visto que precisam de poucos recursos ao seu dispor para conseguir entregar o que precisam.

2. Gestão eficiente

A gestão das equipes, dos recursos financeiros, dos serviços jurídicos e do escritório como um todo pode ser feita por meio de softwares inteligentes e com recursos que possibilitem essas análises. 

Vale mencionar também que um sistema completo, como o ADVBOX, permite analisar dados com eficiência para melhorar o processo de tomada de decisões. 

3. Atendimento ao cliente eficaz

Outro aspecto que comprova a relação entre tecnologia e produtividade é o modo como o escritório pode realizar o atendimento ao cliente. Atualmente, não é mais preciso que as pessoas liguem ou se locomovam presencialmente até o seu estabelecimento.

Elas podem ser atendidas remotamente, por meio de e-mails, formulários de contatos ou por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.

Além disso, com o auxílio de um software jurídico, é possível guardar informações das pessoas que entraram em contato, possibilitando um maior controle da base de clientes. 

4. Compartilhamento de informações 

Do mesmo modo que as ferramentas tecnológicas permitem armazenar documentos e informações com segurança e de maneira organizada, elas permitem o compartilhamento de maneira rápida e segura.

Assim, os colaboradores podem compartilhar o que precisam entre si com agilidade e eficiência. 

5.Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem, bem como softwares que operam dessa forma contribuem para manter os dados e documentos do escritório em ordem. Assim, não é preciso investir em equipamentos para organizá-los de forma presencial ou na memória dos aparelhos. Tais inovações contribuem para a organização dos trabalhadores. 

6. Marketing digital eficiente

Por fim, tecnologia e produtividade se conectam no momento de pensar no marketing digital do escritório. 

Com as ferramentas disponíveis, é possível obter informações rapidamente sobre o público-alvo, resultado de campanhas e palavras-chave mais relevantes. Assim, o escritório pode implementar estratégias mais eficientes para atrair clientes. 

Veja também: 

Bônus: veja como eliminar a improdutividade na equipe

Caso o seu escritório tenha problemas com improdutividade, saiba que existem maneiras de reverter o cenário. E melhor: não é preciso demitir funcionários ou aplicar mudanças drásticas. 

Ou seja, com algumas pequenas alterações já é possível melhorar o desempenho de todos. Veja no vídeo abaixo algumas considerações sobre o tema e veja como agir!

Inclusive, aproveite e conheça o canal da ADVBOX e veja outros vídeos interessantes para melhorar o desempenho do seu escritório de advocacia!

Qual a importância da tecnologia para a produtividade das empresas?

Primeiramente, a tecnologia permite otimizar tarefas, automatizar processos e atividades repetitivas e manuais e principalmente, contribui para a redução de custos. 

Isso ocorre porque, ao automatizar processos, o escritório consegue diminuir gastos com procedimentos complexos e reduzir erros humanos, melhorando o desempenho de todos.

Em suma, a tecnologia é fundamental para as companhias aumentarem a sua capacidade de produção. Isso é fundamental para manter o negócio forte e competitivo no mercado. Além disso, ela contribui para melhorar o desempenho dos colaboradores, permitindo que eles produzam mais e realizem mais tarefas com qualidade e eficiência. 

Qual o efeito da tecnologia na sociedade e produtividade?

O avanço tecnológico possibilitou que as empresas melhorassem os seus processos e aumentassem a capacidade de produção de seus trabalhadores. Na sociedade, ela trouxe facilidades para o dia a dia das pessoas e permitiu que elas conseguissem melhorar a gestão de tempo. 

Ao mesmo tempo em que ela melhora a produtividade, ela também pode piorar. Isso porque as pessoas passaram a ficar cada vez mais desatentas, principalmente pelo excesso de informações que recebem diariamente.   

Como a tecnologia pode melhorar a produtividade de um negócio?

A tecnologia pode contribuir muito para a produtividade de um negócio em diversos aspectos. Por exemplo, ela permite realizar uma gestão ainda mais eficiente, analisar dados com agilidade, automatizar tarefas e aumentar o desempenho dos colaboradores, que podem realizar ainda mais tarefas e entregá-las no prazo sem perder a qualidade. 

Em conclusão, é possível compreender que tecnologia e produtividade estão conectadas. As soluções tecnológicas foram criadas com o intuito de atender os anseios do mundo corporativo em melhorar a sua produtividade, o desempenho dos trabalhadores e consequentemente, aumentar o lucro. 

Embora a tecnologia deva ser utilizada para melhorar o trabalho de todos, ela não pode ser vista, de forma alguma, como uma ferramenta para escravizar os trabalhadores. Logo, é preciso ter bom senso e usá-la de forma eficiente. 

Gostou deste artigo? Aproveite e veja outro post para melhorar o desempenho do escritório. Confira quais são as causas da improdutividade e o que fazer para evitá-las!

trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas