ADVBOX

Produtividade no trabalho remoto: garanta um bom desempenho com essas dicas práticas!

Garantir a produtividade no trabalho remoto é fundamental para que as equipes alcancem as metas e o escritório consiga obter bons resultados. 

Com a pandemia, o home office se tornou definitivo para muitos. Logo, é preciso entender como gerenciar as equipes da melhor forma possível para evitar prejuízos nas relações.

Mesmo com toda a equipe em home office, existem formas de garantir a produtividade no trabalho remoto. Acompanhe a leitura, entenda a importância de garantir o alto desempenho dos trabalhadores e veja como fazer isso na prática!

Mitos sobre a produtividade no trabalho remoto

Desde já, é fundamental que os gestores parem de acreditar em algumas mentiras sobre a produtividade no trabalho remoto. Com a pandemia do Covid-19, que se iniciou em 2019 e permaneceu forte até 2021, diversas companhias, dos mais variados setores, tiveram que adotar o home office.

Da mesma forma, os escritórios de advocacia também tiveram que se adaptar a essa nova realidade. Mesmo com a melhora do cenário, muitos permaneceram em home office. E mais: perceberam que esse modelo de trabalho pode ser muito mais vantajoso e deixar os profissionais ainda mais produtivos. 

Entretanto, ainda é comum encontrar líderes de equipes tendo crenças equivocadas sobre o teletrabalho. Veja abaixo algumas delas!

O trabalhador fica preguiçoso e não trabalha bem

A primeira crença que muitos chefes reforçaram, principalmente durante a pandemia, é a de que, no home office ou no trabalho remoto, o trabalhador fica preguiçoso e não trabalha bem.

Existe a crença de que, por estar em sua residência ou viajando, a pessoa começa a se distrair e não consegue focar no trabalho. 

Entretanto, é exatamente o oposto. O fato de não precisar enfrentar trânsito e poder trabalhar de casa melhorou a qualidade de vida e a satisfação de muitos trabalhadores. Assim, puderam trabalhar melhor, visto que estavam mais descansados. 

Conforme uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Grant Thornton e a Lyon Business School, a produtividade aumenta entre os profissionais que atuam em home office. Embora isso seja positivo, a carga de trabalho também cresceu, o que pode prejudicar o bem estar dessas pessoas, ponto que todo líder de equipe deve se atentar. 

No home office, a pessoa produz menos

Embora a produtividade no trabalho remoto tende a ser maior, muitas empresas insistem na volta ao presencial. Em muitos casos, os gestores não sabem lidar com as equipes de forma remota

Além disso, é muito comum haver a crença de que controlar as horas trabalhadas é a maneira mais eficaz de medir a produtividade. Outro problema que existe é a falta de confiança nas equipes. 

Conforme a pesquisa da PwC Brasil, em parceria com a PageGroup, quase 70% dos trabalhadores preferem o modelo híbrido ou o home office. As pessoas perceberam os benefícios desse modelo e se sentem melhor nele. Essa preferência impacta na forma em que elas trabalham e principalmente, no desempenho delas.

Ao contrário do que muitos pensam, no home office as pessoas trabalham muito mais do que no presencial. Isso porque não há interrupções e tempo perdido com deslocamento, por exemplo. 

Basta pesquisar na internet para verificar diversos estudos que demonstram que a carga horária aumentou. Entretanto, em muitos casos, o número de horas que se trabalha é maior, mas a produtividade é menor. Esses erros acontecem justamente por imperícia do gestor em lidar com esse modelo de trabalho.

Em escritórios que possuem uma gestão eficiente, os colaboradores podem trabalhar de forma remota no horário deles e produzir consideravelmente mais. 

Como melhorar a produtividade no trabalho remoto?

Em primeiro lugar, é preciso entender que garantir a produtividade no trabalho remoto é indispensável para o escritório alcançar os seus objetivos e as equipes conseguirem atingir as suas metas. 

Existem diversas maneiras de garantir e melhorar o desempenho dos funcionários nesse modelo. Abaixo, veja algumas possibilidades para aplicar!

Esclareça as funções de cada um

Esse é um dever de todo gestor. Esclarecer as funções de cada membro é fundamental, tanto no presencial quanto no remoto. Ao migrar para o remoto, o profissional pode se sentir “perdido” nos primeiros momentos e precisar de um tempo para se adaptar. 

Para evitar que todos fiquem sem produzir e se sintam desnorteados, converse com eles para esclarecer as funções e o trabalho de cada um. Dessa forma, cada um dos membros saberá o que lhe cabe e o que deve fazer, evitando-se, assim, perda de tempo.

Estipule metas

Não tem como manter a produtividade no trabalho remoto (e nem mesmo no presencial), se não houver metas. As metas servem para auxiliar os trabalhadores a alcançar o objetivo final deles. Elas servem também para norteá-los e mantê-los focados no trabalho.

O gestor precisa estipular metas alcançáveis e inteligentes, tanto para a equipe quanto para cada um dos colaboradores. Dessa forma, fica melhor para entender o desempenho de cada um e da equipe. 

Ofereça incentivos

Oferecer incentivos é uma maneira eficiente de manter a equipe produtiva e focada. Esses incentivos podem ser em dinheiro, como um aumento no salário, ou um prêmio, como uma viagem, por exemplo.

Disponibilize boas tecnologias

Atualmente, a produtividade tem relação direta com a tecnologia que o seu escritório utiliza. De nada adianta querer ter colaboradores produtivos se você não oferece ferramentas que possibilitem isso.

Portanto, invista em um bom software jurídico e incentive o uso de aplicativos e programas  que ajudem no desempenho dos trabalhadores. 

Confie na sua equipe

Um gestor que não confia na sua equipe não conseguirá garantir a produtividade no trabalho remoto. A desconfiança, além de causar mal estar e descontentamento, pode prejudicar a performance de todos. 

Por isso, é importante confiar em todos e ter em mente que mesmo em casa, eles estão trabalhando nas tarefas que precisam.

Transmita confiança

Da mesma forma que o gestor precisa confiar na sua equipe, ele deve transmitir confiança a ela. Em outras palavras, um gestor instável, que aparenta não saber o que faz e não transmite o que deseja de forma clara apenas deixa os funcionários confusos. Por isso, cuide de sua postura. 

Saiba se comunicar com eficiência

Tenha a certeza de que a sua comunicação é eficiente, bem como a comunicação entre os membros da equipe. Certifique-se de que todos entendam as suas mensagens e que tenham clareza do que é preciso fazer. 

Saiba como manter as equipes jurídicas do seu escritório produtivas! Baixe o ebook abaixo e descubra como:

produtividade na advocacia

Autogestão: o que é e qual é a importância?

Não tem como garantir a produtividade no trabalho remoto sem adotar a autogestão. Em poucas palavras, entenda a autogestão como a capacidade de se auto governar no trabalho. 

Dessa forma, a hierarquia é eliminada, e a autoridade é pelo contexto e qualificação em cada assunto. 

Trata-se de um modelo mais democrático e que pode ser muito mais eficiente para os escritórios. Ademais, ela possui 3 fases. São elas:

  1. Autogerenciamento do próprio trabalho;
  2. Autogestão do setor onde trabalha, com os seus colegas de equipe;
  3. Autogestão da organização, participando e decidindo sobre temas relevantes para a gerência. 

Na prática, existem escritórios com equipes altamente hierarquizadas. Como resultado, os colaboradores não têm liberdade para gerenciar o seu próprio trabalho. 

A autogestão é fundamental para garantir colaboradores mais produtivos e autônomos, visto que não precisarão de um gestor tendo que supervisionar o trabalho deles de forma frequente.

Portanto, é fundamental adotá-la desde o início do trabalho remoto para garantir que todos trabalhem de forma eficiente e garantam os resultados desejados.

Aproveite e aprenda mais sobre a autogestão:

Erros que gestores cometem na gestão de equipes remotas

Existem alguns erros graves que os gestores não podem cometer no momento de gerenciar a sua equipe. Veja abaixo quais são para não cometê-los.

Dar mais importância para as horas trabalhadas

Um grande erro de muitos gestores de equipes é dar mais importância para o tempo efetivamente trabalhado do que para o trabalho em si. 

Lembre-se sempre disso: mais horas de trabalho não significa aumento da produtividade! Por isso, elimine essa ideia de sua cabeça. 

As análises de produtividade dos membros não devem focar no tempo em que cada um trabalhou, mas sim na quantidade e na qualidade do trabalho deles. Inclusive, o ideal é nem exigir um horário fixo, mas apenas dar prazos e metas para que eles realizem as suas tarefas e as entregue na data correta.

Exigir presença sem necessidade

Alguns escritórios de advocacia trabalham com parte da equipe em home office e parte presencialmente. Em alguns casos, o trabalho híbrido pode ter sido a solução para alguns setores.

Na prática, o que se percebe em algumas companhias é que os líderes exigem a presença de alguns colaboradores sem a menor necessidade. Por isso, evite exigir que eles trabalhem presencialmente no escritório se não existir motivação para isso. 

Além de perder o tempo do colaborador, o escritório perderá recursos financeiros com equipamentos sem necessidade. 

Vigilância em excesso

Outro erro grave que o gestor não pode cometer ao tentar garantir a produtividade no trabalho remoto. A vigilância em excesso é um problema que, em vez de ajudar, apenas piora o desempenho dos colaboradores.

Além de demonstrar a falta de confiança na equipe e a falta de imperícia no momento de gerenciá-la, ao agir assim, você deixará os trabalhadores descontentes, desconfortáveis e impedirá que eles obtenham os resultados esperados. Lembre-se de aplicar a autogestão. 

Como avaliar o desempenho no trabalho remoto?

Se medir a produtividade no trabalho remoto pelas horas efetivamente trabalhadas não é o ideal, como avaliar o desempenho dos colaboradores nesse modelo? 

Existem alguns meios para verificar a performance da equipe e o desempenho individual de todos os colaboradores que podem ser mais eficientes. O melhor deles é realizar a análise por tarefas. 

Para entender como fazer isso, assista ao vídeo abaixo sobre a gestão por tarefas no trabalho remoto:

O que é a gestão por tarefas?

Atualmente, a ideia de gerenciar pessoas controlando o horário delas é ultrapassada e ineficiente. Diante disso, os escritórios de advocacia podem aumentar a produtividade dos colaboradores e ter uma visão melhor sobre o desempenho deles por meio da gestão por tarefas.

Nesse modelo, os trabalhadores podem utilizar as ferramentas digitais para averiguar as suas tarefas e realizá-las de forma remota. Inclusive, esse tipo de gestão é o que mais possibilita o home office e o trabalho remoto. 

Aprenda mais sobre a gestão por tarefas nos artigos abaixo:

Dados sobre a produtividade no trabalho remoto que você precisa conhecer

Com o aumento desse modelo de trabalho, diversas pesquisas sobre produtividade, trabalho e bem estar dos trabalhadores surgiram para demonstrar a realidade sobre o home office. 

Conforme um estudo da Fhinck, plataforma que desenvolve estratégias de gestão em recursos humanos, a jornada de trabalho do colaborador em home office aumentou 6,7%, ultrapassando 60 horas semanais. 

Além disso, o número de reuniões e comunicação via aplicativos de mensagens instantâneas entre colegas de trabalho e gestores aumentaram 20%. 

Esse levantamento demonstra que, embora o trabalho remoto possa aumentar a produtividade, melhorar o engajamento da equipe e aumentar a sensação de bem-estar dos trabalhadores, uma má gestão pode trazer um resultado oposto.

Por isso, é fundamental haver planejamento para evitar que os colaboradores fiquem sobrecarregados, trabalhem mais horas, fiquem menos produtivos, menos motivados e mais estressados.

Por fim, vale mencionar um relatório do Fórum Econômico Mundial que apresenta informações sobre o futuro do trabalho. Segundo a organização, o trabalho remoto é o modelo que será dominante no futuro. 

Isso porque, com o surgimento de novas tecnologias, as pessoas passaram a exigir mais autonomia, tendo também a possibilidade de escolher onde, quando e como gostariam de trabalhar. 

Diante disso, é importante que os escritórios de advocacia se adaptem e aceitem essa nova realidade. Caso contrário, podem perder a oportunidade de recrutar bons talentos, ter bons resultados e funcionários altamente satisfeitos.

Conclusão

Em conclusão, você pode conferir que é possível garantir a produtividade no trabalho remoto e manter todos os trabalhadores com alto desempenho. O home office trouxe diversos benefícios, tanto para os escritórios quanto para os colaboradores. Por isso, é um modelo que veio para se tornar definitivo. 

Contudo, é primordial ter um bom planejamento e uma boa gestão para impedir que o trabalho remoto deixe as pessoas mais sobrecarregadas e estressadas, visto que isso pode piorar o desempenho delas. 

Esse artigo lhe ajudou de alguma forma? Então compartilhe com outras pessoas para ajudá-las também! 

cta-nova-trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas