Como conquistar clientes na advocacia online - foto de uma mulher olhando um blog
Marketing Jurídico Digital

Veja 10 dicas para conquistar clientes na advocacia!

Saber como conquistar clientes na advocacia é talvez um dos maiores desejos de todo advogado. Afinal de contas, são eles que trazem o sustento desses profissionais. Sem clientes, nenhum negócio prospera.

A captação não é uma tarefa fácil. Exige-se preparo, conhecimento e uma boa estratégia para conseguir atrair pessoas para um escritório de advocacia. Felizmente, existem maneiras de conseguir aumentar sua exposição, principalmente na internet. E o melhor: sem ferir o Código de Ética.

Acompanhe a leitura, descubra como conquistar clientes na advocacia e veja 10 dicas para colocar em prática ainda hoje!

A importância do marketing jurídico

O número de advogados no Brasil é assustador. Diante de tantos profissionais, é fundamental se destacar. O marketing jurídico se tornou uma ferramenta essencial para a sobrevivência de qualquer escritório de advocacia na atualidade. 

O destaque está principalmente no digital. Isso porque as pessoas utilizam a internet para praticamente tudo, desde procurar um conteúdo para se entreter até respostas para dúvidas complexas.

Ou seja, as pessoas a utilizam também para buscar serviços e profissionais que resolvam seus problemas. Por esse motivo, é fundamental elaborar uma boa estratégia de marketing digital para poder aumentar a sua exposição, se destacar e fazer a sua advocacia chegar até os clientes ideais.

Como conquistar clientes na advocacia

Isso significa que você deve abandonar as práticas de marketing tradicional? Claro que não. Ter cartões de visita, fazer networking e participar de eventos na área continuam sendo boas soluções. Contudo, é fato que o digital consegue ter um alcance maior. 

Muitos profissionais ainda resistem às mudanças ocasionadas pelo digital. Contudo, é possível prospectar mesmo com as vedações do Código de Ética. No próximo tópico, você verá como captar clientes pela internet.

Como conquistar clientes na advocacia online? Veja 10 dicas

A internet é democrática e dá espaço para bancas menores também se destacarem. Existem diversas práticas que os advogados podem utilizar para aumentar sua visibilidade. Veja abaixo como conquistar clientes na advocacia com 10 dicas! 

1.Construa um site eficiente

O site é a porta de entrada do cliente para o seu escritório, seja ele físico ou apenas digital. Por isso, é fundamental ter um site de qualidade, responsivo, ágil e profissional.

Ele precisa ser fácil de usar. As informações mais importantes, como os meios de contato e as áreas de atuação, devem ser facilmente acessadas. 

2.Tenha um blog

O blog é fundamental para fazer seu escritório ser encontrado na internet. Tenha em mente que as pessoas procuram por conteúdos que respondam suas dúvidas. Somente quando estão na última etapa do funil que procuram por um produto ou serviço para resolver seus problemas.

Nesse sentido, o blog serve para atrair pessoas ao seu site e tornar a sua marca conhecida. Para isso, é fundamental apostar no marketing de conteúdo, estratégia essencial para sobreviver em um mercado competitivo. 

Basicamente, consiste em entregar conteúdos de qualidade sobre sua área de atuação para o público. Isso aumenta sua exposição e gera o gatilho da reciprocidade. Ou seja, se o texto for bom e resolver o problema do usuário, ele com certeza lembrará do seu escritório e poderá retornar em outro momento para ler os demais artigos publicados.

3. Elabore uma estratégia de conteúdo

Marketing de conteúdo não é sobre se autopromover ou falar de seus serviços. Os artigos devem ser elaborados pensando nas dúvidas do seu público-alvo. 

Por exemplo, se você é um advogado familista, deverá escrever artigos educativos sobre divórcio, casamento, dentre outras dúvidas que existem sobre o seu nicho.

Para elaborar uma estratégia de conteúdo eficiente, é fundamental realizar pesquisas e selecionar boas palavras-chave. Além disso, é importante escrever os artigos, otimizá-los com o SEO e seguir um calendário editorial, pois essa estratégia demora e exige consistência para funcionar.

4.Conheça seu público

Quem você deseja atender? Sem ter um público definido, não é possível pensar em uma estratégia de marketing. Quem quer atender a todos, no final não consegue atrair ninguém.

Por isso, busque informações sobre o público que deseja atender. Caso já tenha um escritório, elabore o perfil da sua persona com base nos dados que possui sobre seus clientes. 

Se o escritório está no início, é possível conversar com outros profissionais da mesma área de atuação para montar essa persona. Nada impede também de criar um avatar fictício para iniciar.

5. Seja um especialista

O generalista dificilmente consegue espaço na internet. Por isso, apresente-se como um especialista em um ou poucos nichos.

Isso significa que, mesmo que você atue em diversos segmentos, é fundamental escolher um para construir sua imagem de autoridade no mercado. 

O motivo é simples: isso lhe ajuda a elaborar conteúdos mais direcionados e a atingir mais pessoas. Escrever artigos sobre diversos nichos apenas lhe atrapalhará e confundirá a sua audiência.

Se a sua banca é maior e atende em diversos segmentos, busque elaborar uma estratégia de conteúdo diferente para cada um.

6.Utilize as redes sociais

As redes sociais são fundamentais para aumentar a exposição do escritório. Elas devem ser utilizadas para entregar conteúdos mais dinâmicos e levar o usuário até o seu site. 

Não é preciso estar presente em todas. Busque elaborar uma estratégia de conteúdo naquelas em que seu público está mais presente. Seja ativo e tenha consistência na entrega dos posts.

7.Seja acessível

Atualmente, muitos clientes não desejam mais telefonar. Sendo assim, busque oferecer canais diferenciados de contato, como WhatsApp, e-mail e chatbots.

A falta de meios de comunicação mais acessíveis pode fazer muitas pessoas desistirem de entrar em contato com o profissional.

8.Faça anúncios

Apesar de muito eficiente, uma estratégia de marketing de conteúdo com SEO orgânico demora para trazer resultados. Sendo assim, você pode fazer anúncios no Google Ads e Facebook Ads para auxiliar no impulsionamento de conteúdos. 

Você também pode fazer anúncios para trazer clientes diretamente para o seu site. Contudo, lembre-se de não mercantilizar. 

9.Crie um cartão de visitas virtual

Todo mundo considera que os cartões de visita são fundamentais. De fato, podem até ser. Mas, em vez de criar um cartão impresso, que tal criar um virtual? Utilize ferramentas específicas para isso, como o Canva, ou peça a ajuda de um designer para lhe auxiliar.

Um cartão de visitas virtual pode ser encaminhado nos e-mails e disponibilizado em seu site e redes sociais para que mais pessoas possam vê-lo, salvá-lo e, principalmente, encaminhá-lo para conhecidos.

10. Utilize um software jurídico

Um software jurídico pode auxiliar muito em uma estratégia de marketing. O escritório que possui essa ferramenta pode obter informações importantes sobre a carteira de clientes e o perfil da persona do escritório. Tais dados podem ser essenciais para pensar em boas práticas que realmente funcionam e atraiam as pessoas ideais para o seu negócio.

Com o software da ADVBOX, por exemplo, é possível elaborar conteúdos que realmente trazem resultados. Confira alguns benefícios dele para o marketing do seu escritório no artigo a seguir:

Saber como conquistar clientes na advocacia é fundamental. Porém, mais que isso, é preciso ter força de vontade e curiosidade para procurar as melhores estratégias e, principalmente, aplicá-las. Entenda que se você não agir, nenhum cliente cairá do céu.

Aproveite e confira algumas verdades sobre como funciona o mercado jurídico!

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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