Business Intelligence

O que é biai, sô? Entenda tudo sobre business intelligence!

Entender o que é biai e qual a importância desse trem para as empresas é essencial para sobreviver no mercado nos dias de hoje.

Todo mundo vive falando disso, mas ainda há quem não conheça esse conceito. Inclusive, o desconhecimento pode ser grande entre os profissionais do Direito, mesmo trazendo diversos benefícios. 

Uai, cê não usa biai no seu escritório até hoje? Por isso tá só o pó da rabiola, né? Não se preocupe, antes tarde do que nunca conhecer o biai. Ele não é difícil e você precisa conhecê-lo para parar de perder chances verdadeiras de crescer e melhorar o seu negócio!

Felizmente, é muito simples e fácil de entender. Tanto que, depois de ler esse artigo, você vai sair daqui sabendo tudo sobre esse assunto.

Então, sem enrolação, continue a leitura do artigo para saber o que é biai e qual é a importância dele para os escritórios de advocacia!

O que é o sistema biai?

Por mais que a pronúncia seja “biai”, o nome correto é Business Intelligence (BI). Em bom português, também pode ser chamado de Inteligência de Negócios. 

Trata-se de um processo que envolve a coleta, o armazenamento, o tratamento e a análise de dados. Essa estratégia é aplicada com o auxílio de ferramentas, aplicações e práticas que permitem a análise de dados para melhorar o desempenho de uma empresa, auxiliando na tomada de boas decisões. 

O biai possui extrema relevância em empresas dos mais diversos segmentos. Ele é utilizado para implementar melhorias e mudanças e pode ser aplicado em qualquer negócio, independente do tamanho e do segmento. 

Em outras palavras, o BI é um conceito, não uma ferramenta específica, como muitos podem imaginar. No entanto, você deve utilizar a tecnologia para conseguir aplicar o biai. 

Qual o foco do Business Intelligence?

Agora você já sabe o que é biai. Mas, para que serve esse negócio? O business intelligence é importante porque proporciona respostas sobre qualquer situação para uma empresa. 

Com as técnicas e o conhecimento adequado, o BI pode auxiliar na tomada de decisões, no estudo da persona, na análise do mercado, na otimização de processos, em estratégias para atrair clientes, dentre diversas outras coisas. 

Além de ajudar nesses aspectos, ele facilita a gestão da empresa. Isso porque o biai pode ressignificar e manter organizados o imenso volume de dados que um negócio possui. 

Os escritórios de advocacia, assim como qualquer outra companhia, possuem uma imensidão de dados valiosos sobre o negócio. Tais dados podem ser de clientes, colaboradores, dentre diversas outras origens. Imagine o quanto eles podem trazer de informações relevantes sobre o escritório. 

Business Intelligence

Ao organizar e analisar os dados, você vai poder entender melhor a situação do seu negócio, observar o passado dele e tomar boas decisões sobre o futuro dele. Interessante, não acha? 

Onde aplicar o Business Intelligence?

Por todos esses motivos que o biai é tão importante também para os escritórios de advocacia. Com uma análise atenta deles, você vai conseguir encontrar respostas para o que a sua companhia precisa. 

Isso porque o biai consegue transformar os dados em informações possíveis de serem interpretadas. Assim, o que foi obtido pode ser aplicado na organização sempre que precisar, inclusive nos momentos estratégicos e de mudanças. 

Sendo assim, o BI é importante e serve para:

  • Tomar boas decisões sobre o negócio;
  • Organizar os dados importantes do escritório;
  • Otimizar e melhorar aspectos da empresa;
  • Pensar e elaborar estratégias para a companhia;
  • Realizar a gestão da organização, etc.

Ou seja, se você ainda não aplica esse trem no seu negócio, está perdendo oportunidades de crescer. Por isso, não perca seu tempo e leve o seu negócio a sério.

Assim como grandes empresários (e escritórios de advocacia), comece a utilizar os dados para tomar decisões e fazer tudo o que envolve o seu negócio! 

Quais são os benefícios do Business Intelligence?

Você deve estar se perguntando: “ok, já entendi o que é biai e para que ele serve. Porém, se é um conceito, como ele funciona e quais são seus benefícios?”

Meu amigo, o biai é facinho facinho de usar. Se você achava que era complicado e que precisava de muito tempo de estudo, vai perceber que é bem simples. 

Lembre que o BI é um conceito, um conjunto de processos utilizado para encontrar as informações certas sobre um determinado assunto ou aspecto da empresa e entregá-las a quem necessita. 

Mesmo sendo um conceito, é essencial utilizar alguma ferramenta tecnológica para isso. Em pleno século XXI, você não vai querer analisar dados de forma manual, certo? Então, comece a pensar em um software inteligente para isso.

O biai é feito em 4 etapas. São elas: coleta, organização, aplicação e mensuração. Veja sobre cada uma delas abaixo!

1. Coleta dos dados

O primeiro passo é a coleta de dados. Diariamente, o seu escritório de advocacia pode gerar uma vasta imensidão de dados, os quais podem ser de diversas origens e tipos, como sensíveis e não-sensíveis, por exemplo. Acredite, muita informação valiosa pode ser extraída deles. 

Para coletar os dados, você pode utilizar ferramentas de diversos tipos. O mais comum é usar um software de CRM, que permite que essa coleta seja muito mais rápida, eficiente e reduz as chances de erros. 

2. Organização

A segunda etapa é a de organizar e analisar os dados coletados no passo anterior. Para isso, você precisa separar o que é importante, descartar o que não interessa e separar aqueles que são relevantes para o que você deseja analisar. 

Por exemplo, se você quer verificar a produtividade dos seus colaboradores, talvez os dados que remetem às áreas mais promissoras do mercado ou do seu escritório não sejam importantes para isso.

Por outro lado, os dados referentes ao tempo utilizado para entregar tarefas e quantidade de processos judiciais abertos, por exemplo, podem ser importantes. 

Logo, os dados selecionados precisam ter a ver com o objeto que será analisado. Não adianta juntar tudo o que você encontrou se não tiver relação, pois assim não será possível avaliar a situação desejada. 

3. Aplicação

A etapa três é a de aplicar os dados, agora transformados em informações coerentes. Essa fase consiste em utilizá-las na tomada de decisão, aplicando as mudanças necessárias e adequadas conforme o que foi verificado.

Ou seja, depois de organizá-los, analisá-los e transformá-los em informações, essa fase é a de colocar em prática as decisões que você tomou até o momento.

4. Mensuração

No final, é preciso verificar e mensurar os resultados obtidos ao aplicar as melhorias. Mensurar é essencial, pois o que não é medido não pode ser avaliado! 

Sendo assim, verifique se as atitudes tomadas realmente melhoraram o que era para ser melhorado e se os objetivos definidos foram atingidos. 

Quais são as funções do Big Data e BI?

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Não pode confundir o biai com o big data. Você entendeu o que é biai. Agora, você precisa compreender o conceito de big data e saber diferenciá-los. 

O BI e o big data podem se relacionar. Ambos lidam com dados, mas são completamente diferentes. 

O big data trabalha com quantidades enormes de dados. Ele lida com qualquer tipo de dado, inclusive os não estruturados e semiestruturados. Nem toda ferramenta permite aplicar o conceito de big data. Existem tecnologias próprias para isso. 

O biai, por outro lado, lida com uma quantidade muito menor de dados, focando suas análises apenas nos estruturados. 

Ou seja, o BI acaba sendo mais restrito, tendo um trabalho mais específico. Isso porque os dados estruturados são apenas uma pequena parcela de todos os que uma empresa costuma gerar e armazenar. 

Biai é o mesmo que small data?

Outro conceito muito conhecido é o small data. Ele é considerado o oposto do big data. Enquanto este último é utilizado para realizar uma análise quantitativa, o primeiro se concentra em uma análise qualitativa dos dados. 

O small data se utiliza de uma pequena quantidade de dados para analisar e auxiliar na tomada de decisão de líderes e gestores. 

Ele se concentra na verificação dos dados essenciais relacionados a uma situação específica. Por exemplo, os dados obtidos em uma pesquisa de satisfação feita com os clientes do escritório para analisar o contentamento deles.

Ao ler o conceito de small data, você provavelmente pensou: “uai, isso não é o mesmo que o biai?”.

De certo modo, sim e não. O small data se refere à coleta e análise de poucos dados, os essenciais para verificar uma determinada situação, que pode ser: satisfação de clientes, número de processos finalizados, quantidade de clientes que abandonam o escritório, dentre diversas outras questões.

O BI, que também lida com uma pequena quantidade de dados, se refere mais ao conceito específico de coletar e analisar esses dados. Nem sempre a análise de dados precisa ser feita pelo conceito de BI. No entanto, eles possuem relação sim.

Quais empresas utilizam o Business Intelligence?

Empresas dos mais variados setores utilizam o Business Intelligence no seu dia a dia, inclusive os escritórios de advocacia.

Os escritórios de advocacia possuem dados que podem ser muito relevantes para tomar decisões essenciais e que trazem resultados para o negócio.

Muitos já fazem análises e pesquisas para tomar decisões. Contudo, realizar essas verificações de forma manual é demorado e pode se tornar inviável. 

Sinceramente, cê vai ficar toda vida matutando essa montoeira de dados? Já imaginou a quantidade de tempo que você perde ao não implementar o conceito de biai e utilizar uma boa ferramenta para isso?!

O BI pode ser peça-chave para a sua banca conseguir obter os resultados almejados, se diferenciar no mercado e planejar estratégias para se fortalecer perante a concorrência.

A tomada de decisões precisa ser feita com base nos dados obtidos, jamais em cima de suposições e sentimentos! O “achismo” não pode ser utilizado, não é isso que faz a diferença. 

Seja esperto! Ter capacidade analítica e se basear nas informações concretas é o segredo para encontrar as melhores soluções. Mas, lembre-se que a tecnologia está aí para ajudar! Além de implementar o conceito de inteligência de negócios, aposte em um bom software para isso!

Precisa tomar decisões eficientes? Usa o biai que é rapidin, sô! Não perca o seu tempo e o de sua equipe matutando um tempão no que fazer. O BI existe justamente para tornar esse processo mais facilitado!

Para saber mais dos benefícios e da importância da análise de dados na advocacia, aproveite para ver a live do #FomeDeSaber sobre Data Driven na Advocacia!

Como iniciar no Business Intelligence?

Depois de entender o que é o biai, hora de ver como você pode implementá-lo! Veja abaixo alguns passos simples que você pode seguir para utilizar o BI!

1. Definição de objetivos

O primeiro passo é entender o que você deseja saber. O que você quer analisar? Estabelecer um objetivo claro é importante para que todo o processo seja eficiente. 

Você pode utilizar o biai para diversas questões, como: entender o público-alvo, verificar a satisfação do cliente com o escritório, implementar um setor novo, definir novos serviços, etc.

Defina o seu objetivo e tenha-o em mente durante todo o processo para não perder o foco. Isso auxilia a entender quais dados são importantes ou não. 

2. Dados de qualidade

O seu escritório de advocacia deve ser um oceano de dados. É importante saber que não são todos eles que podem ser analisados para implementar as melhorias que você almeja. 

Para uma estratégia de biai ser bem sucedida, você precisa apostar em dados confiáveis, de qualidade e que tenham a ver com o objeto a ser melhorado. 

A qualidade das informações faz enorme diferença para a tomada de decisões. Logo, selecione as que realmente importam.

3. Ferramenta de qualidade

Atualmente, muitas das coisas que a gente faz no escritório de forma manual podem ser delegadas para a máquina. A tecnologia faz muitos trabalhos com muito mais rapidez e eficiência que nós, meros mortais. 

A análise de dados é uma delas. Não se pode fazer esse processo sem a ajuda da tecnologia. Por isso, busque utilizar boas ferramentas tecnológicas para implementar o biai.

O software jurídico da ADVBOX é um exemplo de ferramenta poderosa para isso. Criado exclusivamente para escritórios de advocacia, ele pode auxiliar o seu negócio como um todo.

Ele é a ferramenta mais completa do mercado e pode contribuir de diversas maneiras para o seu escritório. Com o ADVBOX, você pode:

Para conhecer mais sobre o ADVBOX, veja abaixo alguns conteúdos!

Sendo assim, não perca tempo e aposte em uma ferramenta eficiente para controlar o seu escritório e mantê-lo sempre organizado e produtivo.

4. Implementação das mudanças 

Entender o que é biai é a parte mais simples. No entanto, é preciso aplicar as decisões na prática. Utilizá-lo no planejamento estratégico do negócio pode melhorar a saúde do escritório, tornando-o mais forte. 

Por fim, tudo o que é aplicado precisa ser mensurado para saber se trouxe os resultados esperados ou se precisa de melhorias.

Gostou de saber o que é biai? Muitos escritórios de advocacia ainda não o utilizam, mas os que já apostam nele conseguem se diferenciar no mercado, principalmente pelos resultados que conseguem por ter tomado boas decisões. Ao implementar o BI, você também vai perceber melhoras na sua banca.

Por isso, comece o quanto antes a ter uma advocacia baseada em dados e tenha um negócio rentável, forte, promissor e consolidado no mercado! Trem bão que é usar biai, viu! 

E para aprender mais, veja esse outro artigo e melhore os seus conhecimentos sobre o assunto: Jurimetria small data – business intelligence – os dados do seu escritório.

trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas