balança e gráfico mostrando a capacidade produtiva
Pontuação por Tarefas - Taskscore

Produtividade para advogados: aprenda a melhorar o seu desempenho!

Muitos escritórios de advocacia já entendem a importância da produtividade para advogados. É fundamental que os gestores invistam em estratégias que melhorem o desempenho de todos.

Entretanto, é comum que muitos não saibam o que fazer na prática para garantir bons índices de produtividade. 

Se esse é o seu caso, está no artigo certo! Acompanhe a leitura e veja 10 dicas práticas de produtividade para advogados!

Qual é a importância da produtividade para advogados?

Antes de tudo, é preciso avaliar o cenário do mercado jurídico e os anseios da sociedade atual. 

Em relação ao mercado, o que vemos é que cada vez mais, surgem novos advogados e escritórios de advocacia. Inclusive, o Brasil é um dos países que mais possuem pessoas dessa profissão para cada habitante. 

Diante disso, se tornou urgente a necessidade de se diferenciar e se destacar. Nesse meio, os advogados produtivos acabam se sobressaindo, conseguindo realizar todo o seu trabalho no tempo que deseja e atraindo ainda mais clientes pelo seu alto desempenho. 

Outro fator que demonstra a importância da produtividade para advogados é em relação a como as pessoas consomem serviços na atualidade. Ao analisar a realidade, vemos que elas procuram cada vez mais serviços com agilidade e qualidade. A fidelização depende de uma boa prestação de serviços e uma experiência do cliente eficiente. 

Os advogados que conseguem entender o que é prioridade para si e seus clientes e trabalhar com foco apenas no que importa têm mais chances de ser bem avaliado pelo público.

Diante o exposto, a produtividade para advogados é fundamental, visto que, dessa forma, esses profissionais conseguem trabalhar mais sem perder a eficiência. Ademais, conseguem se manter motivados e competitivos em um mercado em que está cheio de concorrentes.

Produtividade para advogados: aprenda a melhorar o seu desempenho!
Produtividade para advogados: aprenda a melhorar o seu desempenho!

Quais são os principais obstáculos que impedem advogados de serem produtivos?

Na prática, os advogados lidam diariamente com diversas tarefas. Além de terem que estar atentos aos prazos processuais, precisam atender os clientes, realizar procedimentos administrativos e judiciais, dentre outros aspectos.

Se atuam sozinhos, precisam, além disso, realizar a gestão financeira e de tarefas. Por fim, se possuem uma equipe, acabam tendo que realizar o gerenciamento dela também. 

De fato, perder prazos, demorar para atender clientes e não cuidar do aspecto financeiro são três de alguns dos piores erros que os advogados podem cometer.

Embora pareçam inofensivos no início, a verdade é que podem prejudicar muito a carreira, levando ao excesso de trabalho, insatisfação dos clientes, retrabalho, multitarefa e descontrole financeiro, resultando em endividamento e desperdício de recursos. Assim, até a vida pessoal do profissional acaba sendo afetada. 

Diante disso, veja abaixo os principais obstáculos que prejudicam o desempenho dos advogados!

Má gestão do tempo

A produtividade tem estreita ligação com a gestão do tempo. Ao contrário do que alguns acreditam, ser produtivo não é trabalhar por mais horas, mas sim produzir mais no tempo reservado para o labor.

A falta de gerenciamento de tempo prejudica o trabalhador, que pode passar mais tempo do que o necessário realizando as suas atividades. Isso pode levar ao esgotamento, deixando-o ainda mais desmotivado e estressado.

Falta de prioridades

Da mesma forma que a produtividade não tem a ver com trabalhar por mais horas, ela também não está associada a fazer tudo o que se deseja.

Os colaboradores produtivos entendem que, embora tenham a opção de fazer tudo, escolhem utilizar a energia apenas no que realmente importa e traz resultados. Ser produtivo é ter prioridades e não perder tempo com atividades que não são importantes para atingir as metas e objetivos.

Desorganização

Outro aspecto que prejudica o bom desempenho dos profissionais é a desorganização. Para conseguir realizar tudo o que precisa, é fundamental que a pessoa tenha uma rotina, determinando os momentos de trabalho e descanso. 

Além disso, é fundamental ter uma agenda e anotar os compromissos e afazeres dos dias seguintes para evitar esquecimentos e desordem. 

Por fim, o local de trabalho também influencia no desempenho do colaborador. Isso significa que ele deve trabalhar em um local limpo, bem iluminado, confortável e organizado, sem distrações. 

Falta de planejamento

Não tem como ensinar sobre produtividade para advogados sem falar em planejamento. Da mesma forma que os escritórios de advocacia precisam de um planejamento estratégico para guiar as suas ações, os profissionais também precisam dele para atuar de forma eficiente, mantendo-se alinhado com os seus objetivos. 

Falta de tecnologia

Além dos problemas acima, outro erro bastante comum e que impede os advogados de apresentarem um bom desempenho, inclusive financeiro, é a insistência em continuar em uma advocacia analógica. 

Diante das necessidades e exigências da sociedade, não utilizar a tecnologia para advogar é dar um tiro na própria carreira.

A tecnologia é fundamental para melhorar a organização, seja pessoal ou da equipe, bem como aumentar a capacidade de produção, visto que torna-se possível automatizar tarefas. 

Falta de gestão

Por fim, a falta de gestão, seja financeira, das tarefas, dos processos judiciais, dos processos internos ou da equipe também é outro grande problema que pode levar um negócio à falência.

Sem gestão, não tem como entender se conseguiu atingir as metas, se os processos internos estão bem estruturados e se o profissional ou escritório está atingindo os resultados esperados. 

Sendo assim, é primordial realizar uma gestão eficiente. Atualmente, é importante contar com softwares eficientes para isso, como o ADVBOX.

Chega de equipes improdutivas. Veja o ebook abaixo e confira como utilizar o taskscore!

produtividade na advocacia

Como medir a produtividade de um advogado?

Ao falar de produtividade para advogados, é preciso também entender que ela pode ser metrificada no escritório. 

Existem diversas maneiras de avaliar o desempenho deles. Contudo, a melhor maneira de verificar a produtividade é aplicando a gestão por tarefas

Ao contrário do que muitos imaginam, avaliar o desempenho pela quantidade de horas trabalhadas é ultrapassado e ineficiente. Até porque é muito difícil concluir se uma pessoa foi produtiva em um determinado número de horas e comparar com outros colaboradores.

Por outro lado, a gestão de tarefas permite analisar se o profissional foi produtivo ou não pela quantidade de tarefas que ele concluiu e entregou no prazo. 

Para entender melhor como a gestão por tarefas é a melhor solução para medir a produtividade dos advogados, confira os artigos abaixo:

10 dicas de produtividade para advogados melhorarem o seu desempenho

Após entender a importância da produtividade para advogados e conhecer os principais obstáculos para o bom desempenho e sucesso nessa profissão, agora é hora de verificar algumas dicas que podem contribuir para lhe manter produtivo. Confira-as abaixo!

1. Planeje a sua agenda

A produtividade para advogados depende do planejamento desses profissionais. Por isso, adquira o hábito de planejar os seus dias em uma agenda, seja física ou digital.

Anote todos os compromissos e atividades que você precisa fazer no dia e organize-as por grau de importância. Desse modo, você consegue manter o seu dia organizado. Além disso, evita esquecimentos, acúmulo e excesso de trabalho e principalmente, não corre o risco de ficar mais tempo trabalhando. 

2. Defina prioridades

Além de organizar a sua agenda, é importante saber priorizar as tarefas mais importantes e urgentes. Sem isso, você dificilmente conseguirá ser produtivo e corre o risco de trabalhar em excesso.

Por isso, essa é uma das principais dicas de produtividade para advogados. Tenha sempre em mente de que você deve primeiro executar as atividades mais importantes. Após isso, realize as outras. Outrossim, tente eliminar as tarefas que não são importantes e delegar as que você puder.

3. Não procrastine

A procrastinação é normal e acontece com todo mundo. Embora pareça inofensiva, ela pode ser muito prejudicial para a produtividade. Por isso, crie o hábito de não procrastinar e aja imediatamente para realizar as suas tarefas. 

Dentre os melhores hábitos de produtividade para advogados está a força de vontade de agir. Isso porque, ao procrastinar, você corre o risco de acumular tarefas e ficar com excesso de trabalho, levando à desorganização. 

4. Tenha momentos de foco e de descanso

Para a produtividade acontecer, o descanso é tão importante quanto o foco. Sendo assim, durante o momento de realizar alguma tarefa, tenha foco total nela. Após isso, tenha períodos de descanso para o seu cérebro recuperar o foco e as energias.

Depois de muito tempo trabalhando em algo, é normal se cansar e perder a concentração. Logo, descansar é importante. 

Por fim, evite pensar em trabalho ou executar algo nos seus momentos de lazer. Crie o hábito de ficar 100% presente nos diferentes momentos da vida. Quando é hora de trabalhar, trabalhe. Da mesma forma, quando é hora de descansar, descanse. 

5.Utilize os métodos de produtividade

Os métodos de produtividade foram criados para auxiliar as pessoas a gerenciar melhor o seu tempo e executar as atividades que precisam. Além disso, alguns deles ajudam a definir prioridades e a organizar os afazeres.

Dentre os diversos que existem, os mais conhecidos são: Pomodoro, Matriz Eisenhower, Don’t break the chain, dentre outros. Confira no artigo abaixo quais podem ser mais eficientes para os advogados:

6. Aprenda a gerenciar o seu tempo

A princípio, definir um horário de trabalho para executar todas as atividades parece ser o bastante. Esse é um grande erro. Gerenciar o seu tempo, inclusive para executar cada uma das tarefas, é fundamental para evitar descontrole e perdê-lo com processos ou etapas inúteis.

7. Utilize a tecnologia 

Falar de produtividade para advogados sem mencionar a tecnologia é impossível. Conforme você verificou em um momento anterior nesse post, a falta de tecnologia é um dos grandes obstáculos para o bom desempenho.

Por isso, além de investir em tecnologias eficientes para automatizar tarefas e realizar a gestão, como um software jurídico, os seus colaboradores podem utilizar aplicativos que podem auxiliá-los a organizar o dia a dia deles.

8. Organize o ambiente de trabalho

Organizar o ambiente de trabalho é um dos primeiros passos da melhora da produtividade para advogados. Isso porque, trabalhar em um local bagunçado ou com muita informação, seja de decoração ou excesso de objetos na mesa, por exemplo, apenas prejudica a atenção no momento de realizar as suas funções.

Por isso, aposte em um local limpo, de preferência minimalista, para trabalhar. Se o colaborador não trabalha em home office, mas sim de forma remota de qualquer lugar que deseja, é importante que ele busque um local calmo, organizado e que o deixe confortável e focado para trabalhar.

9. Faça uma coisa de cada vez

Ser multitarefas é um erro que prejudica muito a produtividade dos advogados. Por isso, evite realizar mais de uma função no mesmo momento. O segredo para ter bons resultados é realizar uma coisa de cada vez. 

10. Adquira hábitos saudáveis

Por fim, adotar hábitos positivos contribuem para você manter o seu corpo e sua mente saudáveis. Desse modo, busque ter uma boa noite de sono, se alimentar bem, fazer exercícios físicos e ter um hobby para manter o seu bem-estar, visto que isso reflete no seu desempenho no escritório. 

Quer saber mais dicas de como se tornar um advogado de sucesso? Veja o vídeo abaixo e descubra como!

Quais ferramentas podem ajudar na produtividade para advogados?

Existem diversas ferramentas que podem contribuir para aumentar a produtividade de toda a equipe. Veja algumas abaixo!

Google Agenda

A agenda do Google é uma ferramenta muito útil que pode ajudar os advogados a anotar compromissos e organizar os seus afazeres do dia. Você pode usá-lo no computador e no celular, visto que tudo o que for colocado lá é sincronizado e pode ser visualizado em diversos aparelhos.

Evernote

Outro aplicativo muito útil que possui versão para celular, tablet e desktop. Os advogados podem utilizar o Evernote para realizar anotações, guardar documentos, salvar links, dentre outras possibilidades. 

Trello

O Trello é um aplicativo gratuito que permite que os advogados organizem as suas tarefas e separe-as em quadros. Além de criar quadros pessoais, é possível criar quadros compartilhados, onde todos têm acesso às informações e tarefas que precisam fazer. 

Google Keep

A todo instante, seja no trabalho ou nos momentos de descanso, é normal que as pessoas comecem a divagar e perder a atenção por causa de pensamentos. Uma maneira de evitar que esses pensamentos prejudiquem a concentração é anotá-los em um bloco de notas. Assim, você para de pensar neles e consegue manter o foco no que estava fazendo. Para isso, o Google Keep pode ser a solução. 

ADVBOX

Por fim, falar de produtividade para advogados tem estreita ligação com a utilização de softwares jurídicos. Dentre as opções no mercado, o ADVBOX oferece diversas ferramentas para realizar a gestão, automatizar tarefas e analisar dados do escritório para a tomada de decisões, por exemplo. 

Por isso, confira as vantagens do ADVBOX e veja o que o torna o melhor software jurídico do mercado! 

Em conclusão, você viu diversas dicas de produtividade para advogados e conferiu os maiores problemas que impedem esses profissionais de conseguirem bons resultados. Portanto, não deixe de aplicar o que aprendeu nesse post e comece a ter um melhor desempenho!

TRIAL
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas