mulher sentada em um avião usando um laptop - trabalho remoto na advocacia
Advocacia

Trabalho remoto na advocacia: quais são os desafios? Entenda!

O trabalho remoto na advocacia já é uma realidade. Inclusive, esse modelo se tornou ainda mais comum após a pandemia provocada pelo Covid-19. 

Embora muitos já trabalhem em home office ou de qualquer lugar do mundo, ainda existem dúvidas, principalmente em relação aos benefícios e a produtividade desses colaboradores. 

A verdade é que adotá-lo pode trazer inúmeras vantagens, tanto para os colaboradores quanto para o escritório. 

Nesse artigo, você entenderá os desafios do trabalho remoto na advocacia e verá como manter um bom desempenho mesmo estando com as equipes fora do ambiente do escritório! Acompanhe!

Como funciona o trabalho remoto na advocacia?

A princípio, ao perceberem que a situação pandêmica se agravou, muitos escritórios simplesmente fecharam por um tempo determinado. Por outro lado, os que já tinham noção da importância do escritório digital, conseguiram continuar trabalhando normalmente pelo home office, caso ainda não tivessem implementado esse modelo antes.

Mesmo com a melhora do cenário pandêmico, muitos escritórios continuaram com o trabalho em home office. Os que conseguiram se organizar, perceberam que esse modelo é ainda mais vantajoso para todos.

Embora muito se fale sobre o trabalho em casa, a verdade é que não existe apenas essa alternativa quando se fala em trabalho remoto. Isso significa que o colaborador de um escritório de advocacia pode também trabalhar virtualmente de qualquer lugar do mundo, como um nômade, ou permanecer em sua residência. 

Vale a pena diferenciar cada um desses tipos de trabalho para não restar dúvidas. Confira abaixo.

Home office

Esse é o modelo que grande parte das empresas ao redor do mundo adotou por causa da pandemia. Como o próprio nome indica, o home office é o modelo no qual a pessoa trabalha em sua residência, geralmente na maior parte do tempo ou totalmente de forma remota. 

Embora tenha ganhado relevância apenas com o avanço do contágio do Covid-19, a verdade é que o home office já era realidade para muitos trabalhadores e companhias.

Conforme uma pesquisa da Robert Half, companhia global de consultoria em recursos humanos, 86% das pessoas desejam continuar trabalhando em casa, mesmo após o fim da pandemia. Diante esse desejo dos trabalhadores, é provável que esse seja o tipo de trabalho mais comum, sendo tendência nos próximos anos. 

Outrossim, o mesmo levantamento demonstra que cerca de 49% das pessoas acreditam que trabalhar em casa trouxe equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Ainda, 67% dos entrevistados perceberam resultados positivos nas tarefas realizadas remotamente e 25% estão mais confortáveis com as tecnologias

Diante desses dados, é provável que muitos indivíduos não queiram trocar o trabalho remoto pelo presencial. 

Anywhere office ou nomadismo digital

O trabalho remoto não precisa obrigatoriamente ser na residência do trabalhador. Com o aumento das tecnologias e a tendência desse modelo de atuação, surgiu o termo “anywhere office”. Inclusive, colaboradores de escritórios de advocacia podem adotá-lo para si. 

O anywhere office, ou “escritório em qualquer lugar”, é o termo que se refere a um modelo de trabalho onde o profissional pode realizar as suas atividades e exercer as suas funções normalmente, não importa onde se esteja.

Diferentemente do home office, em que o trabalhador realiza as suas tarefas em sua residência, no anywhere office ele pode trabalhar em qualquer lugar. 

Esse conceito já era aplicado, por exemplo, por pessoas que se identificam como nômades digitais, que trabalham de qualquer lugar do mundo, ou realizam o seu trabalho em locais como coworkings ou cafés, por exemplo. 

Os colaboradores do seu escritório podem adotar ambos os tipos de trabalho. Contudo, é preciso se atentar que o trabalhador em home office e o que trabalha remotamente como nômade, por exemplo, podem ter dinâmicas diferentes. 

Logo, é importante saber diferenciar esses modelos e conversar com cada membro da equipe para compreender qual eles preferem para que assim, todos se organizem. 

Quais são os principais erros que escritórios e trabalhadores cometem no trabalho remoto?

Existem diversos erros que os escritórios e os próprios trabalhadores cometem no trabalho remoto na advocacia. Muitos deles ocorrem por desconhecimento do que fazer nesse modelo, bem como inexperiência em lidar com pessoas de forma remota. Ademais, muitos colaboradores podem enfrentar problemas por não saber como atuar virtualmente.

Abaixo, confira 4 dos principais erros que comprometem os resultados do escritório e das equipes!

1.Gestão ineficiente

O primeiro erro é em relação a gestão. Ter um gerenciamento de tarefas e equipes remotas que seja ineficiente pode prejudicar o desempenho de todos e impedir que tragam os resultados esperados.

A ausência de alinhamento da equipe em relação às metas e responsabilidades, bem como a falta de regras no fluxo de trabalho, apenas faz com que os profissionais fiquem perdidos em relação às tarefas que precisam executar. 

Dessa forma, a produtividade cai, bem como a sintonia entre os membros piora. Você pode fazer a gestão do seu escritório de forma inteligente e totalmente remota com um software jurídico de qualidade, como o ADVBOX

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2.Falta de confiança na equipe

Outro erro que foi comum de se ver, principalmente durante a pandemia, é a falta de confiança do gestor nas equipes. 

Isso causou abusos dos mais diversos tipos, como pedir para o profissional trabalhar com a câmera do computador ligada, solicitar que comparecessem no escritório sem necessidade, dentre outros.

A falta de confiança apenas deixa os colaboradores ansiosos e descontentes. Outrossim, demonstra imperícia do próprio gestor da equipe. 

3.Falta de autogestão

Esse é um problema que pode afetar a todos no trabalho remoto na advocacia. A falta de autogestão, tanto do gestor quanto dos membros da equipe, impede que todos consigam trabalhar e alcançar as metas coletivas.

Além disso, pode resultar em baixa produtividade e atraso nas entregas. Por isso, é importante que todos aprendam a habilidade de se autogerenciar para que o trabalho em equipe ocorra de maneira eficiente.

4.Demasiado contato e reuniões

Por fim, outro erro muito comum é querer contactar demasiadamente os colaboradores sem necessidade, bem como realizar diversas reuniões sem importância. 

As reuniões podem melhorar muito o desempenho da equipe. Contudo, elas devem ser estratégicas e necessárias. Isso porque, fazê-las em demasia, sem algum objetivo, apenas toma o tempo dos colaboradores. 

O mesmo vale para os contatos durante o dia a dia. Se for passar orientações que não são tão importantes, o ideal é que não as passe durante o horário de trabalho ou enquanto a pessoa estiver ocupada. Interrupções apenas prejudicam o foco da pessoa. 

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produtividade na advocacia

Como implementar o trabalho remoto na advocacia da melhor maneira?

Para implementar o trabalho remoto na advocacia sem ter problemas, é preciso se planejar. Veja abaixo algumas dicas simples para que o escritório atue de forma eficiente com equipes remotas!

Determine os processos internos

O trabalho remoto na advocacia só funciona se existir autonomia. Entretanto, é crucial que haja um fluxo de trabalho claro e bem planejado, permitindo que os trabalhadores executem as suas tarefas de forma independente. 

Sendo assim, documente as etapas de trabalho da equipe, analisando todo o processo desde o início até a entrega das tarefas. Isso ajuda a melhorá-lo e a padronizar as etapas. 

Assim, é possível alinhar com a equipe a melhor maneira de executar os trabalhos e entregá-los. 

Faça a divisão das tarefas entre os membros 

Após delimitar o fluxo de trabalho, é importante definir os responsáveis por cada etapa e tarefas. Isso é importante para evitar desentendimentos, retrabalho e colaboradores sobrecarregados enquanto outros estão sem funções. 

Diante disso, cada membro da equipe precisa ter clareza de suas tarefas, bem como a data de entrega delas. O ideal é que haja também um plano com metas de curto, médio e longo prazo. 

Além de definir metas coletivas, inclua metas individuais para cada membro. Isso é importante para integrar o time e fazê-los trabalhar na mesma sintonia. 

Tenha momentos de conversa

O trabalho remoto na advocacia só é eficiente se houver uma comunicação clara entre gestor e equipe. Como o contato presencial é inexistente, é primordial encontrar maneiras de garantir que todos tenham clareza das mensagens que lhes são passadas.

Felizmente, a tecnologia contribui muito para que isso não seja um problema. Por exemplo, a sua equipe pode conversar por meio de mensagens e videoconferências. Ademais, o gestor pode utilizar esses meios para passar feedbacks

Deixe claro também que cada membro pode se expressar e apresentar as suas observações sobre o trabalho, permitindo que todos opinem e ofereçam propostas de soluções. 

Utilize um único canal para se comunicar

Embora seja possível utilizar aplicativos de mensagens e programas de videochamadas, o ideal é que a comunicação do dia a dia entre todos ocorra em um canal de comunicação. 

Além de contribuir para integrar o time, isso possibilita que todas as informações fiquem reunidas em um único local, possibilitando uma maior organização de todos. 

Em vez de recorrer a meios mais tradicionais, como o email, utilize novas plataformas com recursos de chat online. Algumas possuem até ferramentas de videoconferência. 

Outro aspecto importante é que esse ambiente deve ser usado apenas para discutir assuntos relacionados ao trabalho. Logo, conversas de descontração ou discussões sobre outros assuntos devem ocorrer em outro meio. 

Utilize a tecnologia

Por fim, para implementar o trabalho remoto na advocacia com qualidade, é fundamental contar com a tecnologia para isso. Os escritórios de advocacia precisam contar com um software jurídico completo, que permita a gestão das equipes, o controle das tarefas e possibilite o contato entre todos os integrantes. 

Dentre as diversas opções no mercado, o ADVBOX se mostra como o mais completo do mercado, pois possibilita tudo isso e muito mais. Por isso, vale a pena conhecer todas as vantagens que essa ferramenta possui. Com ela, o seu escritório:

  • Terá uma gestão eficiente das equipes;
  • Saberá utilizar melhor os recursos financeiros;
  • Terá mais organização e eficiência;
  • Poderá analisar dados para tomar melhores decisões com o business intelligence (BI);
  • Poderá melhorar o marketing jurídico do escritório para atrair mais clientes, e muito mais!

São muitas funcionalidades que deixarão o escritório eficiente e inteligente. Converse com a nossa equipe para saber mais!

Quer entender melhor sobre a gestão da advocacia nessa era digital? Confira a live do Fome de Saber, na qual o CEO da ADVBOX, Eduardo Koetz, conversa com especialistas para debater esse assunto!

Como garantir uma alta produtividade no trabalho remoto?

Talvez uma das principais preocupações dos gestores de escritório seja em relação a produtividade da equipe. Afinal, como garantir que todos mantenham um bom desempenho e atinjam as metas individuais e coletivas?

Confira abaixo algumas dicas para isso!

Adote os métodos de produtividade

Os colaboradores podem utilizar alguns métodos de produtividade para organizar a agenda pessoal, entregar as suas tarefas no prazo e principalmente, definir o que é prioridade e o que é urgente.

Os mais conhecidos são: KanBan, Matriz de Eisenhower e Pomodoro, dentre outros. Todas elas podem ajudar a manter o foco no objetivo e evitar que o colaborador perca o seu tempo com questões nada importantes. 

Elimine práticas nocivas

Existem diversas práticas nocivas que podem prejudicar o desempenho dos colaboradores, o que pode trazer efeitos ainda piores para toda a equipe. Tais atitudes são completamente comuns, mas é preciso que o gestor as identifique rapidamente para eliminá-las.

Algumas das mais comuns são: falta de comunicação, procrastinação, interrupções, dentre outras. Verifique se existem esses e outros problemas e elimine-os. 

Cuide da saúde dos colaboradores

O trabalho remoto na advocacia, principalmente quando se fala de home office, trouxe muitos benefícios para os trabalhadores. Contudo, em muitas empresas, houve o efeito reverso. Ou seja, para uma parcela dessas pessoas, houve crescimento na carga horária de trabalho, causando ainda mais estresse e diminuindo a qualidade de vida delas.

Certifique-se de que esses aspectos negativos não estejam ocorrendo na sua equipe! Para a produtividade ser satisfatória, é preciso que todos estejam contentes, focados e trabalhando normalmente.

Lembre-se: carga horária maior não é sinônimo de mais produtividade! 

Em conclusão, o trabalho remoto na advocacia veio para se tornar uma realidade. Isso significa que essa nova maneira de atuar será ainda mais comum com o passar dos anos. Tal alternativa se apresenta muito mais vantajosa que o trabalho presencial em diversos aspectos. 

Contudo, é crucial se organizar, adotar boas práticas para que o bom desempenho de todos ocorra e principalmente, evitar descontentamento. 

E se você gostou desse artigo, certamente gostará de descobrir quais são as causas da improdutividade e como evitá-las! 

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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