Business Intelligence

Invista em um planejamento com Business Intelligence para seu escritório digital!

Quer saber como o planejamento com Business Intelligence (BI) influencia na gestão de serviços bem estruturados para o seu escritório? Então, continu a leitura desse artigo e invista na otimização de recursos e melhoria de resultados.

Afinal, o uso de BI no planejamento permite que os escritórios jurídicos tenham uma visão mais ampla e precisa do seu negócio. Dessa forma, impacta diretamente na tomada de decisões assertivas e com soluções altamente eficazes.

Confira!

Qual o objetivo do Business Intelligence?

Assim como qualquer outro ambiente legislativo, os escritórios de advocacia também precisam de um planejamento estratégico para alcançar seus objetivos e se destacar no mercado. 

Então, separamos algumas dicas de como criar um planejamento estratégico focado no digital e visando impulsionar o gerenciamento de tarefas por dados e Business Intelligence. Confira!

1. Definir metas claras

O primeiro passo para criar um planejamento estratégico para escritórios de advocacia é definir metas claras e objetivos específicos.

Assim, a ação ajudará a direcionar o desenvolvimento dos serviços, além de garantir que todas as práticas adotadas estejam alinhadas com os objetivos definidos.

2. Conhecer o mercado

Para criar um planejamento estratégico na advocacia, é necessário conhecer o mercado em que o escritório atua, seus clientes e concorrentes.

Isso pode ser feito por meio de análises de mercado, estudos de caso e pesquisas de opinião levantados a partir do Business Intelligence.

3. Identificar oportunidades de crescimento

Com base no conhecimento do mercado, o escritório de advocacia que atua com planejamento com Business Intelligence tende a identificar oportunidades de crescimento.

Entre elas a criação de novas áreas de atuação ou a expansão de sua carteira de clientes.

4. Desenvolver uma estratégia de marketing

Para conquistar presença no digital e estar alinhado com as tendências do mercado, é importante ter uma estratégia de marketing eficaz.

Então, planeje desde a criação de um site profissional e uso de mídias sociais até a participação em eventos relevantes do setor.

5. Investir em tecnologia

A tecnologia pode ajudar a otimizar processos internos, melhorar a eficiência do escritório e oferecer gerenciamento voltado para atendimento aos clientes.

Portanto, é importante investir em ferramentas de tecnologia relevantes para a área jurídica.

6. Focar na qualidade do atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é essencial para a reputação do escritório de advocacia. Por isso, é importante investir em treinamento para a equipe de atendimento e garantir que os leads sejam atendidos de forma rápida, eficiente e profissional.

7. Avaliar e monitorar resultados

Por último, mas não menos importante, você também deve avaliar e monitorar os resultados do planejamento estratégico, a fim de identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.

Isso ajudará a garantir que o escritório esteja sempre avançando em direção aos seus objetivos previamente definidos.

o que é business intelligence e para que serve

Como fazer marketing digital jurídico?

Com a constante evolução do mercado, apostar no marketing jurídico digital é uma estratégia importante para atrair novos clientes e consolidar a reputação do escritório de advocacia na internet. 

Pensando nisso, separamos dicas importantes para uma gestão de custos e planejamento estratégico eficiente de marketing jurídico digital.

Acompanhe!

1. Defina seu público-alvo com o planejamento

Identifique o perfil dos clientes que você deseja atrair, considerando sua faixa etária, profissão, localização geográfica, entre outros fatores relevantes. 

Para isso, também é possível utilizar ferramentas como o Google Analytics a seu favor. Verifique os dados disponibilizados e identifique o comportamento dos clientes do seu escritório.

2. Crie uma identidade visual com base em dados

O primeiro passo para iniciar a gestão estratégica de escritórios de advocacia com foco em marketing jurídico digital é criar uma identidade visual para o escritório. Nesse caso, inclua um logotipo, paleta de cores e design de materiais gráficos. 

Nessa etapa o ideal é contar com um time de UI/UX para compreender as necessidades de navegabilidade de cada usuário. Dessa forma, eles poderão criar oportunidades de direcionamento de cliques.

3. Crie um site assertivo

Após a análise de oportunidades com base em Business Intelligence, é hora de planejar a criação do perfil na web. Isso, pois, um site profissional é importante para o marketing digital jurídico

Então, certifique-se de que o site seja responsivo, fácil de navegar e contenha informações claras sobre o escritório. Por exemplo, áreas de atuação, serviços oferecidos e formas de contato.

4. Invista em SEO a partir do Business Intelligence

As estratégias de Search Engine Optimization (SEO) são essenciais para que os usuários possam encontrar seus serviços já nas primeiras páginas de resultados do Google.

Assim, invista em técnicas de SEO, utilizando palavras-chave relevantes, otimização de descrições e títulos das páginas e criação de conteúdo de qualidade.

5. Conte com o planejamento em anúncios pagos

Além do SEO, você pode optar por anúncios pagos para acelerar o crescimento do escritório. Atualmente, é investir em anúncios pagos no Google, Facebook, Instagram e outras plataformas relevantes para o seu público-alvo.

6. Aposte no copywriting

O conteúdo é a base do marketing jurídico digital. Portanto, invista na produção de conteúdos relevantes e informativos sobre as áreas de atuação do escritório. Alguns exemplos são dicas jurídicas e novidades do setor. 

Além disso, amplie sua captação de lead e utilize diferentes formatos, como artigos, vídeos, infográficos, e-books e podcasts.

7. Utilize as redes sociais

Bastante presente no dia a dia, as redes sociais são uma forma eficiente de divulgar conteúdo, interagir com o público e gerar novos negócios. Então, crie perfis e escolha as plataformas mais relevantes para interagir com o seu público-alvo.

Ainda, durante a estruturação do planejamento com Business Intelligence cria uma estratégia de conteúdo consistente.

8. Acompanhe as métricas

Para avaliar a efetividade da sua estratégia de marketing jurídico digital, é importante acompanhar as métricas relevantes como: 

  • Tráfego do site;
  • Engajamento nas redes sociais;
  • Número de leads gerados;
  • Taxa de conversão de clientes.

Com essas dicas, é possível criar uma estratégia de marketing jurídico digital eficiente. Além de aumentar a visibilidade e reputação do seu escritório na internet. 

Mas, também é importante lembrar que a publicidade na área jurídica é regulamentada pelo Código de Ética e Disciplina da OAB, sendo, portanto, necessário seguir as normas éticas aplicáveis.

Como conquistar um lead?

Business Intelligence (BI) também é considerada uma potente ferramenta de negócio. Até porque auxilia os escritórios na tomada de decisões mais assertivas, baseadas em dados e informações coletadas de diversas fontes. 

Assim, a criação de um planejamento com Business Intelligence utiliza técnicas e tecnologias para coletar, analisar e apresentar dados de forma estruturada e fácil de compreender. Em suma, permite que os escritórios de advocacia extraiam insights valiosos para suas operações.

As ferramentas de BI possibilitam que os assistentes jurídicos identifiquem tendências, padrões e oportunidades de negócios, bem como riscos e ameaças em potencial. 

Então, com base nesses dados, os escritórios podem tomar decisões mais informadas e estratégicas, otimizar seus processos de negócio e melhorar o desempenho geral.

O Business Intelligence é, portanto, uma ferramenta poderosa essencial para qualquer escritório que queira se manter competitivo no mercado digital. 

Por que investir em planejamento com Business Intelligence?

Um dos principais motivos para investir em Business Intelligence é, sem dúvida, a redução de custos e o aumento da lucratividade no escritório.

Afinal, o BI possibilita a criação de rotinas operacionais mais rentáveis, uma vez que as decisões são tomadas a partir de estratégias assertivas. 

Além disso, o planejamento com Business Intelligence (BI) assegura benefícios importantes para atender aos clientes com mais precisão. Entre eles estão: 

1. Tomada de decisões mais informadas e precisas

Com a aplicação de dados e informações relevantes, o planejamento com BI permite que escritórios tomem decisões mais informadas e precisas, o que pode levar a melhores resultados.

2. Identificação de oportunidades de negócio

A análise de dados também pode revelar oportunidades de negócio antes não identificadas. Então, permite que seu escritório aproveite novas chances para crescer, conquistar leads e se destacar no mercado.

3. Redução de custos

Outra vantagem da análise de dados é a ajuda em identificar áreas onde é possível reduzir custos e otimizar processos. Assim, torna os processos do escritório mais eficientes e de maior rentabilidade.

4. Melhoria na experiência do cliente

A partir de dados coletados com o Business Intelligence, os escritórios conseguem entender melhor as necessidades e preferências dos clientes, permitindo que desenvolvam serviços adequados e personalizados para cada processo.

5. Identificação de tendências e padrões

Um planejamento de serviços criado com base em BI, possibilitam que os escritórios identifiquem tendências e padrões no mercado. Além, é claro, de ajudá-las a antecipar mudanças e se preparar para as inovações em setores que atuam.

6. Aumento da competitividade

Com a utilização de BI, escritórios de advocacia aprendem a se destacar no mercado, oferecendo serviços mais inovadores e de maior qualidade. Dessa forma, aumentam sua competitividade e participação no mercado.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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