Computador sobre escrivaninha com xícara transparente de chá ao lado e mini estante de plantas sobre a mesa. Ao fundo, janela aberta com árvores desfocadas. A imagem ilustra o texto
Tecnologia e Advocacia digital

Como garantir a qualidade do trabalho em equipe no home office?

Todo escritório que atua de forma digital precisa garantir a qualidade do trabalho em equipe no home office. Isso é fundamental para que todos trabalhem em harmonia e consigam trazer os resultados esperados.

É possível manter todos produtivos e focados mesmo trabalhando de forma 100% online. No entanto, existem ainda muitos gestores que encontram desafios ao manter a boa performance nessas equipes remotas. 

Nesse artigo, você aprenderá a importância de garantir um bom trabalho em equipe no home office, verá as vantagens e os desafios e principalmente, como gerenciar o seu time remotamente. Acompanhe e boa leitura!

Por que é importante garantir um bom trabalho em equipe no home office?

Primeiramente, é crucial deixar claro a importância de se atentar para a qualidade do trabalho que a equipe desenvolve atuando remotamente. 

O avanço da tecnologia e das novas formas de trabalho possibilitou que diversos profissionais pudessem realizar as suas atribuições de forma 100% remota. Na advocacia, isso também é perceptível.

Um advogado, por exemplo, pode fazer praticamente todo o seu trabalho apenas de um computador com acesso à internet. Da mesma forma, equipes de escritórios de advocacia também podem realizar as suas atividades de forma remota, sejam elas relacionadas ao marketing, atendimento ao cliente, financeiro, gestão, dentre outras.

Contudo, o trabalho em home office exige organização, alinhamento e um bom gerenciamento para poder funcionar e fazer todos alcançarem as metas e objetivos.

Garantir um bom trabalho em equipe no home office é fundamental para que o escritório atinja os índices esperados e permaneça forte e competitivo no mercado. 

Ademais, é importante também para manter todos os integrantes da equipe em perfeita sintonia no trabalho, fazendo com que todos laborem em conjunto para alcançar as metas coletivas e não prejudiquem o andamento das tarefas. 

Em suma, o escritório de advocacia precisa buscar meios de realizar um gerenciamento eficaz do trabalho em equipe no home office para garantir eficiência, a entrega de tarefas e a organização do trabalho em conjunto.

Quais são os desafios do trabalho em equipe no home office?

O trabalho em equipe no home office pode apresentar desafios que, se não superados, podem causar problemas. Consequentemente, o escritório pode apresentar, por exemplo, baixa produtividade, descontentamento e principalmente, evasão de talentos, dentre outros prejuízos.

Veja abaixo alguns aspectos que o escritório precisa superar para garantir um bom trabalho em equipe no home office.

Distrações

Trabalhar em casa pode ser um enorme desafio para muitos profissionais, principalmente aqueles que nunca vivenciaram essa nova realidade. O espaço residencial pode apresentar diversas distrações, como: televisão, barulho de vizinhos, familiares, dentre outros.

A melhor maneira de evitar que isso prejudique o desempenho desses colaboradores é auxiliando-os a encontrar um espaço em casa que possibilite a concentração e impeça interrupções.

Contudo, não é apenas o ambiente doméstico que pode causar distrações. Em muitos casos, a culpa é do próprio escritório de não ser organizado em relação aos seus procedimentos. 

Por exemplo, é comum encontrar companhias em que os funcionários precisam utilizar diversas ferramentas para realizar o seu trabalho. Outrossim, acabam se comunicando por vários aplicativos, como WhatsApp e Telegram, e não utilizam uma plataforma para centralizar a comunicação.

Aspectos como esses prejudicam o foco dos colaboradores, afetando também a sua produtividade.  

Desorganização

Outro obstáculo para um excelente trabalho em equipe no home office é a desorganização, tanto pessoal quanto coletiva. Para que os resultados sejam positivos, é primordial que todos estejam com a agenda organizada, entregando as suas obrigações no prazo correto. 

Desse modo, é preciso manter todos em ordem com suas tarefas. Isso porque, o atraso de um pode comprometer o serviço de outro colega, afetando todo o trabalho da equipe. 

Em suma, a equipe precisa manter a ordem dos seus prazos e obrigações, bem como cada um dos colaboradores individualmente.  Uma maneira de garantir essa organização é utilizando os métodos de produtividade, como Matriz de Eisenhower ou KanBan, por exemplo. 

Sobre isso, veja o artigo abaixo:

Má gestão

Dentre os diversos desafios do trabalho em equipe no home office, realizar um gerenciamento eficiente é um dos mais preocupantes.

Uma gestão ineficaz não contribui para trazer um resultado satisfatório. Consequentemente, não faz com que os colaboradores sejam produtivos.

O gestor precisa saber gerenciar equipes remotas com eficácia. Para isso, é possível contar com a ajuda de um software jurídico de qualidade, como o ADVBOX e utilizar soluções eficientes, como a gestão por tarefas

Para saber mais sobre a melhor maneira de gerenciar equipes remotas e garantir a produtividade delas, confira o artigo abaixo:

Problemas de comunicação

Por fim, um grande obstáculo do bom trabalho em equipe no home office é a falta de comunicação. Inclusive, esse é um dos problemas mais graves, que pode resultar em descontentamento, evasão de talentos, falta de produtividade e desentendimentos. 

O trabalho em equipe só funciona se a comunicação entre todos os membros e o gestor for clara. Diante disso, é preciso garantir que todos entendam os direcionamentos e as mensagens que recebem.

Acabar com a falta de comunicação deve ser uma das prioridades dos escritórios de advocacia. Aproveite e veja abaixo um vídeo que ajuda a eliminá-la!

Quais são as habilidades essenciais que um gestor de equipes remotas deve ter?

Nem todo gestor está preparado para gerenciar equipes remotas. Isso porque o trabalho em home office exige habilidades específicas e principalmente, uma postura diferente, visto que fazer a gestão de equipes remotas é totalmente diferente de gerenciar um time presencial.

Veja abaixo as habilidades que o gestor precisa ter para gerenciar o trabalho em equipe no home office!

Boa comunicação

Conforme mencionado, a falta de comunicação é um grave problema em companhias. O gestor de equipes remotas precisa saber se comunicar com clareza e se certificar de que todos tenham entendido os seus direcionamentos.

Ainda, o gestor não pode deixar de falar tudo o que precisa e presumir que os colaboradores tenham clareza do que precisam fazer. Nesse caso, é preciso eliminar o óbvio e se comunicar de todas as formas possíveis, passando e relembrando até as regras mais simples para o trabalho deles.

Confiança

O gestor de equipes em home office precisa passar confiança. Isso porque, quando um líder não é de confiança, o time dificilmente trabalha de maneira fluída.

Da mesma forma, ele precisa confiar nos seus colaboradores. Ou seja, acreditar no potencial das pessoas e saber que elas estão produzindo mesmo sem supervisão é fundamental para ter um bom relacionamento com elas. 

Bom senso

Durante a pandemia provocada pelo Coronavírus, não foi difícil encontrar gestores “sem noção” enquanto trabalhavam com os seus colaboradores em home office.

Na prática, isso resultou em atitudes absurdas como: controle de horas efetivamente trabalhadas, exigência para trabalhar com a câmera do computador ligada, vigilância excessiva, excesso de trabalho, dentre outros exemplos.

É fundamental ter bom senso e entender que mesmo estando em sua residência, a pessoa está trabalhando. Ademais, entenda que controlar as horas efetivamente trabalhadas não é uma maneira inteligente de medir a produtividade, ainda mais no home office. 

Por fim, compreenda que os colaboradores não podem trabalhar em excesso. Não é porque estão em domicílio que podem passar longas horas realizando as suas tarefas.

Saber ouvir 

Além de saber se comunicar de forma clara, o gestor de equipes remotas precisa também ser um bom ouvinte. 

Mesmo estando fisicamente distante de seus colegas, é fundamental dar oportunidades para que todos possam se expressar e dizer o que sentem, bem como externalizar as suas expectativas e principalmente, contribuir com ideias para melhorar o trabalho. 

Capacidade para motivar

As pessoas precisam de motivação para continuar trazendo bons resultados para o negócio. Logo, o gestor precisa entender que é dever dele motivar a equipe para que todos se mantenham focados em atingir as metas individuais e coletivas.

Saber ensinar 

Da mesma forma que o gestor precisa saber se comunicar e ser um bom ouvinte, ele também precisa aprender a ensinar. Isso significa que deve buscar maneiras de fazer com que os colaboradores cresçam e aprimorem cada vez mais os seus trabalhos. 

Logo, é preciso passar feedbacks, incentivá-los a buscar conhecimento, dentre outros aspectos.  

Organização

Por fim, o gestor precisa ser organizado em relação ao seu trabalho e ao que realmente deseja. Somente assim ele passará os direcionamentos necessários com eficiência e transmitirá segurança para os colaboradores.

Quando um gestor é desorganizado, dificilmente consegue se comunicar com clareza e demonstra insegurança, o que pode deixar todos os membros da equipe sem certeza do que fazer. 

Quer saber como manter as equipes do escritório produtivas? Baixe o ebook e veja como

produtividade na advocacia

Como gerenciar o trabalho em equipe no home office?

Após entender a importância de garantir um bom trabalho em equipe no home office, verificar alguns dos principais desafios de equipes que atuam nessa modalidade e ver algumas das principais habilidades que gestores de times remotos precisam ter, você já está apto a entender como gerenciar o trabalho em equipe no home office com eficiência. 

Veja abaixo algumas dicas para realizar uma gestão eficiente do trabalho em equipe no home office! 

Mantenha a comunicação com os colaboradores

Um dos primeiros requisitos para o gerenciamento do trabalho em equipe no home office funcionar é garantir que a comunicação com a equipe seja eficiente.

A dica aqui é centralizar toda a comunicação em um único espaço. Assim, evita-se que os colaboradores deixem de ver alguma mensagem importante.

Outrossim, é possível utilizar ferramentas como o Google Meet ou o Zoom para realizar reuniões online, por exemplo. 

Incentive o crescimento dos trabalhadores

Para que o trabalho em equipe no home office seja promissor e traga sempre bons resultados, o gestor precisa investir nos feedbacks. Eles são primordiais para que os trabalhadores entendam como está o trabalho deles, o que está dando certo e o que precisa melhorar. 

Além disso, incentivá-los a melhorar habilidades de autogestão e organização também trará benefícios tanto para o trabalho individual de cada um quanto para o trabalho em conjunto.

Aposte em boas tecnologias

O escritório de advocacia precisa investir em boas tecnologias para garantir que o trabalho de todos seja feito com qualidade. Um software jurídico completo é essencial para que o negócio cresça e prospere.

Diante disso, invista em um que permita realizar a gestão das equipes remotas, bem como avaliar a produtividade de cada um, principalmente por métodos inteligentes, como a gestão por tarefas.

O software da ADVBOX possibilita isso e muito mais. Para realizar a gestão de todo o escritório com excelência, converse com a nossa equipe e saiba mais sobre as vantagens dele para o seu negócio!

Dê autonomia

A capacidade de se autogerenciar, ou seja, a autogestão, é crucial para que o trabalho em equipe seja realizado com maestria e cada um dos colaboradores entregue o esperado.

Incentive essa habilidade nos colaboradores e dê autonomia para que trabalhem da maneira que acharem melhor. Tenha em mente que o que importa é o resultado final. Logo, não é papel do gestor de equipes remotas ficar controlando a maneira ou os horários em que cada um realiza as suas tarefas, por exemplo. 

Preze pela saúde de todos

Com o agravamento da pandemia provocada pelo Covid-19, o trabalho em casa se tornou uma exigência para praticamente todas as companhias, independente do setor do mercado em que atuam. 

Se, por um lado, o home office trouxe benefícios como: liberdade, harmonia entre vida profissional e vida pessoal, bem-estar e maior produtividade, por outro, diversos trabalhadores tiveram problemas com o excesso de trabalho.

O gestor deve prezar pela saúde dos seus colaboradores. Logo, é preciso buscar maneiras para garantir o bem-estar de todos e evitar práticas que podem levá-los a exaustão, burnout, dentre outros problemas. 

Realize reuniões estratégicas

As reuniões podem contribuir muito para elevar a produtividade dos trabalhadores e melhorar o trabalho em equipe. Contudo, não adianta realizar reuniões sem motivos. É essencial que elas sejam estratégicas e feitas com algum objetivo.

Diante disso, realize reuniões para alinhar expectativas, definir metas e objetivos e passar direcionamentos para o trabalho de todos. 

Em conclusão, o trabalho em equipe no home office exige muita atenção por parte dos gestores. Embora haja desafios, é possível driblá-los para garantir um bom desempenho individual e coletivo. 

Se você tinha dificuldades de fazer uma boa gestão e manter os seus trabalhadores focados, comece a implementar na prática algumas dicas desse artigo! 

Continue aprimorando as suas habilidades de gestão e veja 13 dicas para um bom gerenciamento de escritórios de advocacia remoto!

trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas