ilustração de uma mesa de um Escritório em casa
Advocacia

Guia completo para criar o seu escritório em casa!

Possuir um escritório em casa pode ser o desejo de muitos advogados. Devido à pandemia do Coronavírus, isso se tornou uma realidade possível e muito frequente, visto que diversos profissionais passaram a trabalhar em casa e aderir mais ao digital.

Certamente existem diversas vantagens em ter uma sala em sua casa para adotar a modalidade do home office. No entanto, é preciso preparar um ambiente de trabalho adequado e que facilite a produtividade. Além disso, as tecnologias assumem papel fundamental quando se atende clientes à distância.

Portanto, neste guia, você verá tudo o que é necessário para ter um espaço em sua casa que seja destinado unicamente ao seu trabalho.

Acompanhe a leitura e bons estudos!

O que preciso para montar meu escritório?

A advocacia é uma das tantas profissões que possibilita ao profissional ter um escritório em casa e trabalhar e atender clientes de forma remota. Certamente, isso só se tornou possível graças às transformações que a tecnologia digital proporcionou ao dia a dia do advogado.

Dessa forma, diante dessa nova realidade, o profissional pode atender clientes por vídeo-chamadas ou mensagens de texto, peticionar sem precisar sair de casa, conversar com correspondentes e fazer toda a gestão e controle do escritório de forma remota, contando unicamente comm a tecnologia.

Antes do início da pandemia do Coronavírus grande parte dos escritórios ainda atuavam em um espaço físico. No entanto, as mudanças ocasionadas nos últimos anos permitiram que muitos profissionais passassem a laborar em casa. 

Contudo, ter um espaço em sua casa dedicado ao seu trabalho não é sinônimo de relaxo. Pelo contrário, é fundamental que o advogado planeje o seu espaço, bem como as ferramentas necessárias e o seu horário de trabalho.

Como montar um home office simples?

Focar nas necessidades exigidas por sua atuação profissional é o segredo para montar um espaço adequado ao home office. Sem dúvida que esse esforço é compensado pelas diversas vantagens trazidas por esse modelo de atuação.

Existem diversas vantagens de se ter um escritório em casa. A saber, os advogados que adotaram o home office foram capazes de perceber uma melhora em diversos aspectos de sua vida, como o aumento do seu bem-estar e até mesmo um incremento na satisfação com a própria profissão. 

Veja abaixo quais são os principais benefícios de se ter um espaço de trabalho em sua própria casa e poder trabalhar remotamente!

1. Melhora a qualidade de vida

Não precisar se deslocar e enfrentar trânsito, por si só, já torna o home office mais vantajoso. É comum que muitas pessoas percam diversas horas no trânsito, principalmente as que vivem em grandes cidades ou centros urbanos muito populosos. 

Por outro lado, ter um escritório domiciliar possibilita a economia desse tempo, que pode ser utilizado em diversas outras atividades, como melhorar a qualidade do sono, ler, estudar ou realizar outras atividades que deveriam ser postergadas.

2. Ajuda nas finanças

Ter um escritório em casa e trabalhar de forma remota se torna muito mais econômico do que trabalhar em um escritório físico. Além das despesas com transporte e demais contas relacionadas ao escritório, há a falta de necessidade de aluguel do local, o que aumenta ainda mais o custo.

Ou seja, se seu intuito é ter um espaço dedicado ao trabalho em casa e atender clientes apenas de forma remota, as despesas podem ser ainda menores.

Isso porque você precisa de menos espaço e poucos móveis e equipamentos para poder atuar, não sendo necessário todo o aparato que a advocacia física necessita.

3. Aumenta a autonomia

A liberdade de poder atuar da forma que considerar mais benéfico e a possibilidade de construir autonomia é outro benefício que se conquista ao trabalhar em sua própria casa de forma remota. 

Sem dúvida que isso tem efeito direto na sensação de bem-estar. Muitos profissionais preferem ter essa liberdade para trabalhar e se sentem melhor atuando dessa forma e consideram características mais importantes que os próprios ganhos financeiros.

4. Maior facilidade para o cliente

Em diversas cidades, é comum o advogado montar o seu escritório de advocacia em um cômodo ou parte da casa construída especificamente para isso, montando a estrutura para receber clientes de forma presencial. 

Contudo, muitos advogados estão optando por atender os clientes de forma unicamente virtual ao adotar o home office. Essa alternativa facilita muito a vida do cliente, que não precisa mais se deslocar até o seu escritório. 

Ademais, é muito vantajoso para o profissional ter um escritório em sua própria casa, já que não será preciso planejar um ambiente para atendimento presencial, preocupando-se apenas com o essencial para realizar o seu trabalho.

5. Poder estruturar o escritório do seu jeito

As pessoas são diferentes. E isso reflete na organização do seu espaço de trabalho, enquanto existem advogados que se sentem mais confortáveis em ambientes muito iluminados, há outros que preferem trabalhar apenas com a luz natural, por exemplo. 

Poder adequar o seu espaço de trabalho a sua preferência para torná-lo o mais agradável possível para você e tornar o seu dia a dia muito mais produtivo é uma grande vantagem.

6. Aumento na produtividade

Ter um escritório em casa para poder trabalhar pode aumentar a produtividade, principalmente se o profissional tem a liberdade de fazer o seu horário e atuar nos momentos em que se sente mais produtivo. 

Ademais, não ter interrupções de colegas e outras pessoas também contribui para um aumento na produtividade.

Muitos estudos já são capazes de comprovar que ter um espaço em sua casa dedicado a sua atuação profissional e trabalhar de forma remota aumenta o desempenho profissional e os resultados pessoais.

Quais são os desafios do trabalho remoto?

Se por um lado trabalhar em casa traz inúmeras vantagens, por outro, ter um escritório na seu próprio domicílio exige certos cuidados. Isso porque, se não houver um determinado tipo de controle, o profissional pode sair prejudicado e o home office pode se tornar um verdadeiro pesadelo

Existem 3 aspectos que precisam ser observados para evitar que trabalhar a partir da sua própria residência seja improdutivo ou uma má experiência. Veja-os abaixo.

1. Necessidade de impor limites

Impor limites é essencial, tanto aos colegas de trabalho quanto aos clientes e familiares que convivem com você. No início, muitos podem achar que você está disponível pelo simples fato de estar trabalhando em sua própria casa.

Contudo, é preciso deixar claro que quando você está no seu escritório, significa que está ocupado.

Em relação aos colegas, colaboradores e clientes, esse limite é fundamental. Ficar respondendo-os e atendendo solicitações fora do seu horário de trabalho pode não ser adequado e prejudicar o seu bem-estar.

2. Cuidado com o que desconcentra

O segundo aspecto a ser observado quando se tem um escritório em casa é o cuidado que o profissional precisa ter com o que pode desconcentrá-lo. 

Evite responder mensagens que não são relacionadas ao trabalho no seu horário comercial, bem como navegar em sites ou redes sociais quando isso apenas atrapalha a sua produtividade.

3. Horários definidos

Quem nunca trabalhou em um em sua própria casa pode sentir dificuldade de se concentrar ou produzir sem a supervisão de um superior. Por isso, pode acabar achando que é possível trabalhar no horário que desejar. Isso é um grande equívoco. 

Não é porque você atua no seu escritório em casa que você pode trabalhar na hora em que desejar! É preciso estabelecer horários bem definidos e deixá-los claros para que os clientes saibam quando você está disponível ou não.

Por fim, mas não menos importante, não misture atividades domésticas com as do seu trabalho!

Quanto custa montar um escritório simples?

Os custos irão depender muito das suas necessidade e exigências, portanto fique atento a isso durante seu planejamento.

O seu espaço de trabalho caseiro deve receber a mesma atenção que o escritório físico. Ou seja, a força de vontade que o advogado tinha para trabalhar fora de casa deve ser a mesma, ou até maior, agora que o seu trabalho é realizado em sua residência.

Mas isso não é a única coisa que o advogado precisa ter para trabalhar em sua própria residência Veja abaixo alguns requisitos essenciais para ter um bom desempenho no home office!

1. Autogestão

A autogestão pode ser descrita como a capacidade de se autogovernar no trabalho. Profissionais que se auto gerenciam podem contribuir para um ambiente mais democrático e menos hierarquizado, mesmo à distância

Na autogestão, a autoridade se torna por contexto e pela qualificação dos envolvidos, podendo haver alternância de poder e revezamento na liderança. 

Esse modelo pode ser adotado em escritórios de advocacia que atuam remotamente, permitindo que os trabalhadores façam o próprio controle de seu trabalho. Além de permitir uma boa produtividade, ele pode aumentar a satisfação dos próprios funcionários. 

2. Boas ferramentas 

Contar com o auxílio das ferramentas tecnológicas é um fator determinante para um bom desempenho do escritório de advocacia, principalmente se esse escritório for localizado na própria casa do advogado

Por isso, é essencial buscar bons aplicativos para contatar clientes, programas para facilitar o fluxo de trabalho, um software jurídico eficiente para fazer a gestão do escritório e ferramentas para manter a produtividade de todos.

Ademais, o gestor da equipe do escritório, deve contar com ferramentas para medir a produtividade dos colaboradores, mesmo que todos estejam atuando remotamente.

O software jurídico da ADVBOX, por exemplo, possui o Sistema de Pontuação por Tarefas, que permite gerenciar uma equipe com total controle. Tal ferramenta concede mais autonomia, liberdade e promove o aumento na produtividade de todos. 

O melhor de tudo é que esse sistema não é invasivo, evitando que os colaboradores fiquem preocupados ou estressados com o excesso de supervisão. Achou interessante? Veja mais sobre o Taskscore no vídeo abaixo!

3. Estrutura digital 

Uma estrutura digital é essencial para a sua advocacia, independente se você trabalha em um de forma remota ou não. 

Atualmente, não basta apenas ter um site. É fundamental ter um blog,  entregar conteúdos, aplicativos para contato e ter perfil nas redes sociais em que seu público utiliza.

Para fortalecer a sua estrutura digital, é fundamental também apostar no marketing jurídico digital para atrair clientes, aumentar a sua exposição na internet e fazer o seu escritório em casa ser conhecido pelos internautas.

Quais os principais problemas enfrentados no home office?

É claro que nada é perfeito, portanto profissionais que atuam de forma remota precisam estar atentos aos problemas que podem surgir.

Além da autogestão, citada acima, é fundamental que o profissional que trabalha em um de forma remota tenha certas habilidades para executar suas tarefas de forma eficiente. Veja as características que são fundamentais para sua atuação em home office!

1. Disciplina

Ter um escritório em casa exige muita disciplina. Isso porque você deverá seguir seus horários, saber priorizar e até ter disciplina em relação às suas vestimentas, visto que trabalhar de pijamas também pode ser inadequado.

2. Foco

Ter foco é fundamental. 

Em um espaço de trabalho domiciliar, existem certas coisas que podem tirar o foco e a concentração, como uma televisão ligada, um celular com mensagens de amigos e parentes, uma cama, dentre outras que podem fazer a pessoa perder tempo. 

O ideal é trabalhar longe do quarto, da cama ou da televisão, evitando que tirem a sua concentração.

3. Organização

Manter a organização do ambiente de trabalho é fundamental para evitar retrabalho, desconcentração e perda de tempo procurando algo que poderia ser encontrado com facilidade. 

O escritório em casa não pode ser desorganizado. Logo, procure sempre mantê-lo em ordem, colocando tudo em seu devido lugar e eliminando o que não é essencial.

Para manter a organização do seu escritório caseiro, evite ter muita decoração, móveis,  objetos desnecessários e excesso de papéis. Em relação aos documentos, digitalize-os e organize-os em seu computador.

4. Autonomia 

A autonomia é fundamental. 

Quem sempre trabalhou com um superior lhe dizendo o que fazer, pode ter um pouco de dificuldade no início. 

Contudo, essa independência pode ser aprendida como tempo. Por isso, o profissional deve estar aberto a aprender essas habilidades para se tornar o mais autônomo possível. 

5. Adepto às tecnologias

O profissional que possui um espaço em sua casa para atuar precisa utilizar a tecnologia para advogar, seja ele um autônomo ou trabalhando em equipe. Além de ter vontade de aprender sobre as inovações, é preciso ter coragem para testar as ferramentas e utilizá-las no dia a dia.

Como começar um escritório do zero?

Há várias dúvidas que podem surgir no momento de montar o escritório em casa. O ideal é fazer um planejamento e listar o que é importante antes de começar a comprar móveis e ferramentas. 

O ambiente ideal para trabalhar é aquele que proporciona conforto, mas que também contribui para a sua produtividade e bem-estar. Afinal, muitas horas do seu dia podem ser passadas nesse local. Por isso, é fundamental pensar em todos esses aspectos. 

Veja abaixo o que deve ter no seu espaço de trabalho domiciliar!

1. Móveis úteis

Invista em uma mesa de qualidade e em uma cadeira de escritório confortável para evitar dores no corpo. Um apoio para os pés também pode ser importante para você sentar em uma boa posição para trabalhar. 

Busque móveis e aparelhos que sejam adequados para o tamanho do cômodo ou espaço que será utilizado como escritório. Evite móveis muito grandes se o espaço for limitado

Ademais, pense no posicionamento deles para garantir conforto e organização. Além da mesa e da cadeira, uma estante ou armário para guardar livros, documentos e materiais de escritórios, como papéis, canetas e agenda, por exemplo, também podem ser boas escolhas.

2. Decoração

A decoração do escritório não precisa ser espalhafatosa ou chique. Pense em algo que torne o seu escritório em casa mais confortável e atraente para você mesmo. 

Lembre-se do ditado: menos é mais. 

O excesso pode tirar a sua atenção. Logo, invista apenas o suficiente. Se for pintar o cômodo ou colocar algum papel de parede, invista nas cores claras e que melhorem a iluminação natural do espaço.

3. Eletrônicos

Ter um computador ou laptop de qualidade é obrigatório, visto que praticamente todo o trabalho do advogado na atualidade é feito pelo computador. Invista também em um bom fone de ouvido, principalmente para reuniões com colegas ou atendimentos de clientes pela internet. 

lista com vantagens do Escritório em casa

Alguns advogados também utilizam impressoras. Embora ela possa ser útil, não é essencial. Isso porque é possível receber e enviar documentos de forma totalmente digital, sem que seja necessário imprimi-los.

4. Tecnologia

O advogado que trabalha em um em sua casa de forma remota precisa conhecer as tecnologias em que precisa investir. 

O primeiro ponto a se pensar é a internet. Busque um plano eficiente e que seja adequado para o seu escritório. Evite redes fracas e ruins. 

Além de aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp Business, para conversar com clientes e com a equipe, aconselha-se buscar ferramentas que facilitem o trabalho no dia a dia, como Trello, Evernote, Google Docs, Google Meet, Google Drive/Dropbox, dispositivo de assinatura digital e programa para escanear documentos.

Ademais, é essencial contar com um software jurídico completo e que permite fazer a gestão do escritório e de suas atividades, cuidar da carteira de clientes, controlar os prazos dos processos judiciais, dentre diversas outras atividades. 

A ADVBOX é o software jurídico mais completo do mercado. Veja abaixo os benefícios dele para o seu escritório!

O que não fazer no escritório?

Diversas coisas devem ser evitadas no seu escritório caseiro, visto que o excesso e a desorganização podem prejudicar a sua produtividade e concentração. Veja abaixo o que evitar no seu ambiente de trabalho!

1. Objetos desnecessários

Colocar objetos e móveis apenas por achar bonito pode deixar o ambiente desorganizado e ocupar espaço. Por isso, evite qualquer coisa que apenas deixe o local cheio de inutilidades.

2. Objetos domésticos

Evite misturar objetos pessoais e de outros cômodos da casa com utensílios de trabalho. Nesse sentido, não deixe roupas jogadas, livros que não sejam de trabalho e aparelhos eletrônicos que não são do escritório no local.

3. Excesso de papel

O excesso de papel contribui para a desorganização. Por isso, deve ser evitado ao máximo. Elimine o que é desnecessário, digitalize o que é importante e organize-os em pastas no seu computador ou programa de armazenamento em nuvem.

4. Desorganização

Mantenha tudo em ordem! Evite deixar cabos de carregador e internet misturados, móveis que prejudiquem a sua locomoção, dentre outros aspectos.

Como faço para trabalhar em home office?

O seu interesse é ter um espaço de trabalho em sua própria casa e atuar de forma 100% remota? Isso é perfeitamente possível. 

No decorrer do artigo, já foi abordado o que é preciso para atuar à distância. Vamos recapitular e juntar todas as informações aqui.

Para atuar de forma totalmente online, você precisa:

  • Apostar em um bom site, que seja profissional, rápido, responsivo e fácil de localizar informações importantes;
  • Ter um blog para entregar conteúdos ao seu público é extremamente importante para fazer as pessoas encontrarem o seu escritório na internet;
  • Ter perfil nas redes sociais mais utilizadas e também entregar conteúdo nelas. D preferência^às mídias que o seu público utiliza;
  • Disponibilizar diversos meios de contato, como e-mail, WhatsApp e telefone;
  • Buscar ferramentas que facilitem o trabalho no dia a dia;
  • Utilizar um software jurídico para fazer a gestão do escritório e controle financeiro, além de outras tantas atribuições.

Pensar em tudo isso é essencial para ter um escritório em casa e digital que seja eficiente. Lembre-se que essas são apenas as ferramentas essenciais. 

Além disso, é preciso pensar em uma boa gestão e administração, encontrar bons colaboradores, planejar estratégias de marketing para atrair o público, estudar o mercado e definir seu posicionamento no mercado.

Perguntas frequentes

Veja abaixo algumas perguntas frequentes sobre ter um escritório em sua residência!

1. O que ter no escritório home office?

O escritório home office deve ter uma mesa, uma cadeira de qualidade e uma boa iluminação, se for pensar apenas no básico da estrutura. Além disso, é essencial contar com uma boa conexão de internet, um bom computador e ferramentas digitais, como um software jurídico. 

2. Como abrir um escritório de advocacia home office?

O escritório em casa, de preferência, deve ser feito em um cômodo autônomo da residência. Se isso não for possível, reserve um espaço para montá-lo. O local deve ser bem iluminado, limpo e não ter distrações, como televisão.

3. O que colocar em um escritório de advocacia?

A parte física do espaço de trabalho em casa deve conter apenas móveis essenciais, como mesa, cadeira e uma estante, o que já pode ser o bastante, a depender da realidade do advogado.

4. Como abrir um escritório de advocacia sem dinheiro?

A melhor maneira de ter um escritório de advocacia sem dinheiro é montando-o em casa e apostando em uma boa estrutura digital para atender os clientes de forma remota.

Você pode começar com um site, um blog e redes sociais e ir aprimorando-os, bem como a estrutura do seu escritório, conforme for garantindo sua condição financeira. 

Ter um escritório em casa já é realidade para muitos advogados e a expectativa é que essa tendência aumente ainda mais. Ele pode ser muito benéfico para os profissionais por permitir uma atuação com mais conforto, autonomia e produtividade!

E se você gostou desse artigo, veja agora os 18 passos para contratar uma agência de marketing jurídico!

Escritório Virtual: Mulher sorrindo e apontando para letriero de teste gratuito
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas